Equipe da JICA visita a Moldávia e faz uma avaliação sobre a situação dos refugiados no país.
Quixinau - Desde o início da invasão russa na Ucrânia, a Agência de Refugiados da Organização das Nações Unidas estima que pelo menos 4,3 milhões de ucranianos fugiram do seu próprio país. Na Moldávia, um pequeno país vizinho da Ucrânia, estima-se que essa nação tem o maior número de refugiados ucranianos per capita da Europa.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Membros da JICA conversam, durante uma videoconferência, para discutir a situação dos refugiados ucranianos na Moldávia. Foto: NHK News. |
Em 20 de março, uma equipe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) foi até a Moldávia para avaliar a situação, tentando ajudar da melhor maneira possível os refugiados e o governo desse país. A equipe de japoneses visitaram centros de refugiados, hospitais e outras instalações moldávicas.
Na última sexta-feira, 8 de abril, os membros da JICA realizaram uma coletiva de imprensa online com o governo do Japão para discutir o que foi visto na Moldávia.
Tatsuhiko Kubo, líder da missão, informou que a capacidade médica na Moldávia é bastante limitada. "Alguns hospitais do país têm equipamentos médicos com décadas de uso. O país também enfrenta problemas de escassez de mão de obra em instalações médicas", disse Kubo.
Outros membros da equipe japonesa observaram que os medicamentos nos hospitais da Moldávia devem acabar logo. Muitos dos remédios eram importados da Ucrânia e o estoque das instalações médicas foi feito antes da guerra começar.
Muitos moldávicos estão preocupados com a chegada de mais refugiados ucranianos no país. Se a Rússia continuar atacando as regiões da Ucrânia com o seu poder bélico, a Moldávia não conseguirá dar suporte necessário para outros milhares de ucranianos que poderão atravessar a fronteira.
"Espero que todos nós continuemos mantendo o foco da situação, trabalhando em equipe com o povo da Moldávia, da Ucrânia e de outros países vizinhos", informou Kubo.
À medida que os japoneses da JICA faziam suas observações na Moldávia, eles também compartilhavam os seus conhecimentos aos moldávicos na área de apoio às vítimas em caso de desastres naturais.
A JICA informou que usará os relatórios da equipe na Moldávia para melhorar a assistência do país aos refugiados ucranianos.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário