Metade das principais montadoras japonesas registrou queda na produção mundial de veículos em 2021.
Tóquio - No ano fiscal de 2021, quatro das oito principais montadoras do Japão registraram redução na produção global de veículos. A principal causa da queda produtiva foi a escassez mundial dos semicondutores.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Metade das principais montadoras automobilísticas do Japão registrou queda em sua produção mundial de veículos. Foto: NHK News. |
As fabricantes Mazda, Nissan e Subaru Motors sofreram um declínio de produção mundial de dois dígitos no ano passado (em comparação à produção do ano 2020): 12,6%, 10,7% e 10,3% respectivamente. No caso da montadora Honda, a queda de produção foi de 8,6% no mercado mundial. Sendo duramente atingidos pela pandemia do coronavírus, os principais fornecedores de peças dessas quatro empresas japonesas, localizados no sudeste asiático, tiveram longas paralisações de produção em 2021. Vários dias de isolamento obrigatório foram necessários para evitar o surto de infecções entre os empregados.
No lado dos que se deram bem em 2021, a outra metade das montadoras japonesas registrou aumento na produção de veículos. A Mitsubishi Motors teve um aumento expressivo de quase 26% em sua produção global. As fabricantes Daihatsu e Suzuki Motors também tiveram aumento produtivo no ano passado, registrando 8,8% e 6,4% respectivamente. As três montadoras japonesas se recuperaram das quedas acentuadas no ano fiscal de 2020.
Em relação à Toyota Motors, a montadora teve um aumento de quase 5% em sua produção mundial. A empresa foi ajudada pelo crescimento na produção de veículos na América do Norte e na Ásia. Entretanto, com a escassez de peças, a produção de automóveis da Toyota no Japão teve uma queda acentuada no ano passado, quase igualando com o que foi produzido nacionalmente a 45 anos atrás pela fabricante.
Um ar de incertezas continua a pairar entre as montadoras japonesas. Algumas fábricas no Japão tiveram que suspender sua operações este mês (abril de 2022), depois que o transporte de peças, vindas de fornecedores de Xangai, foi interrompido. A cidade de Xangai tem enfrentado lockdown obrigatório nos últimos tempos, devido ao ressurgimento da pandemia da COVID-19 em várias partes da China.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário