Submarinos russos testam mísseis no Mar do Japão.
Tóquio - O governo do Japão informou na quinta-feira que anda vigilante com os testes militares da Rússia, feitos próximos da costa marítima japonesa. Nos últimos dias, submarinos russos fizeram exercícios com seus mísseis balísticos no Mar do Japão, aumentando as tensões no nordeste da Ásia.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Submarinos russos fizeram exercícios militares no Mar do Japão no último dia 14 de abril. Foto: NHK News. |
O Ministério de Defesa da Rússia comunicou que dois de seus submarinos, chamados Petropavlovsk-Kamchatskiy e Volkhov, testaram com sucesso seus mísseis no Mar do Japão. Os testes militares com mísseis de cruzeiro Kalibr, realizados no dia 14 de abril, atingiram uma estrutura naval que simulava uma embarcação inimiga no oceano. Segundo a agência de notícias russas ITAR-Tass, o exercício militar envolveu mais de 15 navios de guerra, de sua frota do Pacífico, e alguns aviões russos de guerra.
O míssil de cruzeiro Kalibr foi projetado para voar em velocidade subsônica e pode atingir alvos a uma distância de até 2.000 quilômetros (1.200 milhas), informou a ITAR-Tass. Esse tipo de míssil tem sido utilizado na guerra contra a Ucrânia.
Um dia antes do lançamento dos mísseis russos, no dia 13 de abril, a 7ª frota da Marinha dos Estados Unidos e a Força de Autodefesa Marítima do Japão realizaram exercícios navais em equipe no Mar do Japão. Pelo que parece, a Rússia procurou demonstrar com seus mísseis que está vigilante com a movimentação militar entre os EUA e Japão, próxima de suas fronteiras.
Na mesma quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Japão entrou em contato por telefone com a Embaixada da Rússia em Tóquio. Autoridades do ministério informaram para a embaixada russa sua preocupação com o lançamento dos mísseis no Mar do Japão.
No final de março, a Rússia também realizou grandes exercícios militares nas ilhas Curilas, com mais de 3.000 soldados e centenas de equipamentos militares. As ilhas são reivindicadas pelo Japão desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando a antiga União Soviética (atual Rússia) anexou os arquipélagos disputados como parte de seu território.
Fontes: NHK News / Japan Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário