segunda-feira, 11 de abril de 2022

O futuro presidente da França.

Os franceses vão às urnas, numa disputa presidencial acirrada.


Paris - Neste domingo, 10 de abril, ocorre o primeiro turno das eleições presidenciais na França. Dois candidatos a presidência, Le Pen e Mélenchon, têm grandes chances de chegar ao segundo turno. No entanto, o atual presidente francês está lutando para conseguir se reeleger, tendo também grandes chances de ir para a segunda fase das eleições. As pesquisas de intenções de voto desta matéria foram feitas na noite de sexta-feira, 8 de abril, na França.

www.nikkeyon.blogspot.com
Os franceses vão às urnas, numa disputa presidencial acirrada.
Os três candidatos a presidência mais bem colocados nas pesquisas de opinião. Quem será o futuro presidente da França? Foto: NHK News.

O presidente Emmanuel Macron tem registrado 26% das intenções de voto. Em sua campanha presidencial, ele desfrutou de um grande apoio dos eleitores, quando tentou encontrar uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia, no início deste ano. Ele também teve bastante destaque com as negociações sobre as  sanções econômicas contra a Rússia, garantindo um grande apoio dos franceses.

Com 23% das intenções de voto, a candidata de extrema direita Marine Le Pen tem um grande apoio dos eleitores de baixa renda do país. Com promessas de melhorar a economia e a vida dos franceses, depois que os preços dos combustíveis e de bens dispararam na França, ela conseguiu garantir a confiança do eleitorado, ameaçando as aspirações de Macron por um segundo mandato.

Com 17% das intenções de voto, o candidato de extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon aparece em terceiro lugar nas pesquisas de opinião. Tendo um bom percentual nestas eleições, ele afirma ser o único candidato de esquerda da França com mais chances de alcançar um segundo turno, junto com Macron ou Le Pen.

Algumas pesquisas de opinião mostravam que cerca de 30% dos eleitores ainda permaneciam indecisos nestas eleições presidenciais. Um percentual muito acima do primeiro colocado nas pesquisas. Muita coisa pode mudar quando os votos começarem a ser contados.

Doze candidatos à presidência estão disputando o primeiro turno na França. Durante os debates, eles discutiram, principalmente, sobre o que fazer com a situação da Ucrânia/Rússia e como trazer a economia francesa de volta aos trilhos, após o impacto da pandemia do coronavírus.

Um resultado preliminar será conhecido na segunda-feira, 11 de abril. Se nenhum candidato obtiver a maioria dos votos, os dois candidatos mais votados neste domingo se qualificarão para um segundo turno, marcado para o dia 24 de abril.


Fontes: NHK News / Wikipédia.

  
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário