quinta-feira, 14 de abril de 2022

Enfraquecimento da moeda japonesa.

Nos últimos dias, o iene tem desvalorizado muito em relação ao dólar americano. Quais são os motivos?


Tóquio - Nesta quarta-feira, 13 de abril, o iene japonês sofreu a maior desvalorização em relação ao dólar americano no mercado de câmbio. Fazia quase 20 anos que não se via a moeda japonesa tão enfraquecida frente ao dólar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nos últimos dias, o iene tem desvalorizado muito em relação ao dólar americano. Quais são os motivos?
A moeda japonesa, o iene, sofreu a maior desvalorização em relação ao dólar americano nesta quarta-feira, dia 13 de abril. Foto: Kyodo News.

Durante as negociações no mercado de câmbio no Japão, o dólar americano chegou a ser cotado entre 125 e 126 ienes (cotação de 13 de abril). É o nível mais fraco da moeda japonesa desde maio de 2002.

O iene acelerou sua desvalorização em relação ao dólar no período da tarde, depois que o presidente do Banco do Japão (BOJ), Haruhiko Kuroda, afirmou a sua intenção de manter a política de flexibilização monetária no Japão.

"O forte compromisso de Kuroda com a flexibilização monetária, num momento que o dólar já estava sendo cotado a 125 ienes, levou muitos investidores a vender seus ienes e comprar mais dólares", disse Yuji Saito, chefe do departamento de câmbio do Credit Agricole Corporate & Investment Bank em Tóquio.

A rápida desvalorização do iene, nas últimas semanas, se deve a abordagens contrastantes entre os bancos centrais do Japão e dos Estados Unidos.

O Federal Reserve (o Banco Central Norte-Americano) decidiu, no mês passado, aumentar a sua taxa básica de juros da economia, sendo uma ação feita pela primeira vez desde 2018. A intenção do comitê de política monetária do Fed, em aumentar a taxa de juros, é combater a inflação crescente na economia dos Estados Unidos. Isso também atrai mais investidores estrangeiros para o país. 

Por outro lado, o Banco do Japão (o Banco Central Japonês) manteve sua poderosa flexibilização monetária e realizou uma operação de compra de títulos de emergência, no mês passado. O motivo da compra dos papéis foi criado para impedir que os rendimentos dos títulos do governo japonês (de 10 anos) subam acima do seu limite superior implícito. 

O enfraquecimento acelerado da moeda japonesa levantou preocupações sobre o impacto negativo que isso trará na recuperação econômica do Japão. O iene desvalorizado aumenta os custos de importação para o Japão (como combustíveis e outras commodities). Em contrapartida, o dólar, mais forte do que o iene, aumenta os lucros dos exportadores, convertendo o dinheiro das vendas no exterior e enviando as remessas para as matrizes no Japão.

Altos funcionários do governo japonês expressaram preocupação com a rápida desvalorização do iene. Questionado sobre a situação da moeda japonesa, o Ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, disse aos repórteres o seguinte: "Os movimentos cambiais acentuados estão muito problemáticos atualmente. Vamos ficar bem atentos no mercado de câmbio".

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, informou também que os movimentos acentuados nas taxas de câmbio são "indesejáveis". Segundo ele, o governo continuará monitorando o impacto da depreciação do iene na economia japonesa com atenção.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário