Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mg2goao4zyk
Inflação em Tóquio acelera mais de 2% em novembro.
Tóquio - A inflação de novembro na capital japonesa teve um aumento pela primeira vez em três meses. Os maiores vilões desse aumento foram as contas de eletricidade, gás de cozinha e os custos com alimentos.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A inflação de Tóquio teve um aumento após três meses de queda, registrando 2,2% em novembro. Foto: NHK News. |
O ministério de assuntos internos informou que o IPC - Índice de Preços ao Consumidor (Preliminar), para os 23 bairros de Tóquio, chegou a 2,2% em novembro. Isso corresponde a 0,4% a mais do que em outubro.
Os custos de eletricidade e gás aumnetaram a medida que o governo japonês reduziu os subsídios de serviços públicos. Os subsídios estavam em vigor desde o verão, compensando o aumento de consumo de eletricidade quando as temperaturas subiram.
Os alimentos não perecíveis tiveram um aumento de 4% durante o ano. Os preços do saco de arroz foram os que mais surpreederam, aumentando cerca de 62,8% durante o período. O aumento dos preços do arroz foi o maior já registrado no país, desde que a coleta de dados comparáveis começou em 1971.
Outros aumentos que surpreenderam foram os preços do chocolate, alta de 28,5%, seguidos pelos preços dos grãos de café, alta de 23,3%. O IPC exclui alimentos frescos no cálculo da inflação do país.
Os preços dos itens de consumo em Tóquio são considerados indicadores importantes para o cálculo da inflação do país. Os dados oficiais da inflação do Japão serão divulgados em 20 de dezembro.
Fonte: NHK News.