Great deals! 👉 https://app.temu.com/m/mgisouvrs31
Inflação do Japão, no atacado, chega a 3,8% em dezembro de 2024.
Tóquio - O Banco do Japão (BOJ) divulgou hoje, 16 de janeiro, o índice de inflação de dezembro e o acumulado de 2024. O índice de produtos comercializados entre empresas no Japão encerrou o mês acumulando alta de 3,8%.
www.nikkeyon.blogspot.com
Em dezembro, houve um aumento significativo das contas de eletricidade e gás encanado. O BOJ afirma que os dois itens foram alguns dos maiores responsáveis para o aumento no Índice de Preços ao Produtor em 2024.
Um outro item que deixou muita gente incomodada: o encarecimento do quilo do arroz. No mês passado, os produtores e distribuidores de arroz tiveram que repassar os custos mais altos de fertilizantes e transporte para seus parceiros comerciais.
O índice de inflação para bens importados, em termos de ienes, subiu 1% em dezembro de 2024. Segundo os oficiais do BOJ, o enfraquecimento da moeda japonesa em relação ao dólar americano tornou-se uma constante de mês a mês no Japão.
Já o Índice de Preços ao Produtor, acumulado de 2024, encerrou o ano com um aumento de 2,3% no Japão. O índice de 2024 ficou abaixo dos 4,4% registrado no ano de 2023. Segundo autoridades do BOJ, houve um crescimento mais lento nos preços de alimentos e bebidas. Já os preços dos combustíveis (gasolina e diesel), eles se mantiveram controlados durante o ano passado, devido aos subsídios do governo que frearam os aumentos.
O BOJ informou na imprensa japonesa que ficará de olho em 2025 nas empresas que atuam no Japão. Autoridades do banco querem observar se os empresários irão continuar repassando seus crescentes custos trabalhistas para os produtores/consumidores, deixando ainda mais caros seus produtos e serviços.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário