terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Sobre o terremoto de Kyushu.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Forte terremoto que atingiu Kyushu pode ter alguma relação com Nankai Trough, mas ainda é incerto.


Tóquio - Um forte terremoto de magnitude 6,6 atingiu a província de Miyazaki, em Kyushu, na noite de segunda-feira, 13 de janeiro. Um pequeno tsunami atingiu partes das províncias de Miyazaki e Kochi. Duas horas após o terremoto, o alerta de tsunami foi suspenso para as duas províncias, sendo que nenhum dano grave foi registrado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Forte terremoto que atingiu Kyushu pode ter alguma relação com Nankai Trough, mas ainda é incerto.
O forte terremoto de segunda-feira teve pouco impacto de um possível mega-terremoto de Nankai Trough. Entretanto, especialistas em terremoto pedem que as pessoas tenham cautela contra tremores de escala semelhante. Foto: NHK News.

O tremor ocorreu no Mar de Hyuganada, na costa marítima da província de Miyazaki, às 21h19. Nas áreas onde o terremoto foi mais forte, a intensidade registrada foi de -5, na escala japonesa de 0 a 7. O foco do tremor foi estimado a 36 quilômetros de profundidade.

Pequenos danos foram registrados na cidade de Miyazaki. Na estação ferroviária da cidade, uma grande vidraça se despedaçou por inteiro. Em uma loja de bebidas, algumas garrafas caíram das prateleiras.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami, logo após o terremoto. Em Miyazaki, tsunamis de até 20 centímetro de altura foram vistos no litoral de algumas áreas. Em Kochi, os tsunamis chegaram a atingir 10 centímetros de altura. A agência retirou o alerta de tsunami às 23h50 no mesmo dia. Entretanto, as autoridades japonesas pediram que as pessoas tivessem cautela ao aproximar-se do mar.

A direção da usina nuclear de Sendai, na província de Kagoshima, informou que não houve relatos de anormalidades nas instalações. Os níveis de radiação, ao redor da usina, permaneceram inalterados depois do tremor.

No final da noite de segunda-feira, alguns trens locais da província de Miyazaki foram suspensos de suas operações. No entanto, o trem-bala Kyushu Shinkansen operou em velocidade reduzida entre as estações de Kumamoto e Shin-Yatsushiro.

O professor assistente do Instituto de Pesquisa de Prevenção de Desastres da Universidade de Kyoto, Yusuke Yamashita, informou para a mídia que o tremor de segunda-feira ocorreu na borda da mesma área do terremoto do ano passado. Em agosto de 2024, um forte terremoto de magnitude 7.1 também atingiu o Mar Hyuganada, perto da província de Miyazaki.

Yamashita é um estudioso dos mecanismos do Nankai Trough, um canal submarino onde a placa tectônica do Pacífico mergulha sob a placa tectônica da Eurásia, provocando grandes abalos sísmicos. 

O professor explicou que o terremoto de segunda-feira teve pouco impacto de um possível mega-terremoto de Nankai Trough. Ele observou que a energia sísmica liberada pelo tremor de ontem é cerca da metade da energia do terremoto de agosto de 2024. 

Porém, Yamashita pede que as pessoas tenham cautela contra tremores de escala semelhante, já que a magnitude do terremoto de segunda-feira foi próxima de 7.


Fontes: NHK News / Wikipedia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário