sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Desculpas após "saidinhas" de políticos.

Primeiro-ministro do Japão pede desculpas após legisladores darem "saidinhas noturnas" em Tóquio.


Tóquio - Na última quarta-feira (27 de janeiro), o primeiro-ministro Yoshihide Suga fez um pedido público de desculpas depois que dois legisladores de sua coalizão saíram para jantar e se divertir até altas horas da noite. O pedido de desculpas de Suga foi feito durante uma sessão da Câmara Alta do Parlamento do Japão.


Desculpas após "saidinhas" de políticos.
P.M. Yoshihide Suga durante a sessão da Câmara Alta. Fonte: The Japan Times.


Desde que a região metropolitana de Tóquio decretou estado de emergência para conter a disseminação da COVID-19 em 8 de janeiro, restaurantes e bares estão sendo solicitados a terminar o expediente as 20 horas da noite. Mas, alguns estabelecimentos não estão atendendo ao pedido do governo porque não há penalidades no caso de descumprimento da medida.

A notícia é uma dor de cabeça para Suga, cujo o índice de aprovação do governo caiu por causa da insatisfação pública como ele vem lidando com o problema da pandemia no país. Os críticos do governo consideram o seu desempenho como lento e inconsistente diante da crise.

"Lamento muito que isso tenha acontecido enquanto pedimos às pessoas que não comam fora depois das 20h. e que evitem passeios não essenciais" , disse Suga ao parlamento. 

Durante a sessão, um parlamentar da oposição criticou os legisladores da coalizão por não acatarem o pedido que visa prevenir a propagação do coronavírus.

Eri Tokugawa, do Partido Democrático Constitucional, observou que o governo está propondo revisar a lei para permitir punições para aqueles que não atenderem aos pedidos do estado de emergência e de outras medidas contra a pandemia. 

O primeiro-ministro disse que lamenta profundamente que os 2 casos, da noitada dos legisladores Jun Matsumoto e Kiyohiko Toyama, ocorreram num momento em que o governo pede a cooperação do público.

Suga também disse que todos os legisladores devem tomar medidas que possam ser apoiadas pelo povo. Ele acrescentou que o Partido Liberal Democrata tratará a questão com firmeza.

Tabloides do Japão relataram que altos funcionários do Partido Liberal Democrata e da Coalizão Komeito jantaram e foram em casas noturnas de Tóquio, separadamente,  na semana passada. Os dois políticos se desculparam no Parlamento por suas ações. 


Fonte: Reuters / NHK.


Nikkey ON!


Nenhum comentário:

Postar um comentário