Refeições silenciosas estão sendo difundidas nos restaurantes japoneses.
Tóquio - Seguindo as regras do "novo normal", o uso de máscaras ao falar durante as refeições tem desempenhado um papel importante no combate ao coronavírus no Japão. Agora, os restaurantes estão incentivando refeições silenciosas e alguns lugares até oferecem porções gratuitas aos clientes que fazem as suas refeições em silêncio.
A hamburgueria Harakara, de Tóquio, começou a colocar cartazes no local encorajando refeições silenciosas. A ideia dos cartazes surgiu depois que o gerente Hirotsugu Hagiwara descobriu uma publicação no Twitter postado pelo restaurante Masala Kitchen de Fukuoka. A postagem do restaurante de Fukuoka dizia: "Não queremos que os restaurantes sejam considerados vilões."
No tweet, o restaurante Masala colocava uma foto de um pôster encorajando refeições silenciosas: "Conversas durante as refeições trazem riscos de infecção por dispersão de gotículas de saliva." Esse novo comportamento durante as refeições também já é aplicado em escolas e locais de trabalho no Japão.
Analisando o assunto, Hagiwara percebeu que pedir às pessoas para evitar conversas sem máscaras seria muito constrangedor tanto para a equipe do restaurante como para os clientes. Portanto, ele também decidiu usar a mesma tática do pôster do restaurante de Fukuoka em seu estabelecimento.
Reproduzindo o seu próprio cartaz, Hagiwara pede aos clientes que se abstenham ao falar durante as refeições, mas que usem máscaras ao conversar antes e depois de comer. Até agora, não houve reclamações dos clientes que estão seguindo direito as regras, disse o gerente.
"Devemos garantir aos nossos clientes que apreciem suas refeições como nossa principal prioridade. Estamos vivendo num momento em que o autocontrole é importante", disse Hagiwara.
Em outro restaurante de culinária japonesa, a Ginza Kuki na região de Ginza (Tóquio), a redução do tempo de refeição é uma tentativa de combater o contágio de coronavírus entre as pessoas. O restaurante começou a servir cerca de 10 de seus pratos regulares de uma só vez, permitindo que os clientes terminassem as suas refeições em cerca de uma hora.
A refeição normal do restaurante consiste em cerca de 12 pratos servidos em sequência e leva pelo menos duas horas para terminar. O atendimento dos pratos de uma só vez começou no dia 8 de janeiro, quando o restaurante alterou o horário de fechamento das 22h30 para as 20h. Diferente de sua refeição normal, o novo cardápio foi pensado para incluir itens que permanecem deliciosos no frio.
Já um outro restaurante de carne grelhada, a Horumon Nakamura na região de Fuchu (Tóquio), está oferecendo um prato gratuito de entranhas de boi ou de porco se os clientes fizerem as suas refeições em silêncio. Essa foi a ideia do gerente do restaurante, Tomokazu Nakamura.
"Se falar enquanto as pessoas comem é um risco, fazer com que os nossos clientes apreciem suas refeições em silêncio é muito melhor", disse Nakamura.
Na segunda-feira do dia 25 de janeiro, 11 mesas do restaurante Horumon participaram de um desafio em que os clientes poderiam usar dispositivos de smartphones, como o aplicativo de mensagens Line, para se comunicarem teclando em silêncio com as pessoas sentadas em volta da mesa. Quase todos os desafiantes convidados, menos uma pessoa, tiveram sucesso.
Durante o início da pandemia, o restaurante Horumon tomou medidas sanitárias como instalar divisórias no balcão e desinfetar as cadeiras sempre que os clientes saíam. Embora o restaurante esteja com baixo movimento, já que o número de clientes atendidos é menos da metade do que antes da pandemia, o estabelecimento tem toda a intenção de atender ao pedido do governo de manter o horário de funcionamento até as 20 horas.
Segundo Nakamura: "Quero que os clientes venham e comam com segurança". Este serviço especial de atendimento do restaurante Horumon está programado para até 7 de fevereiro.
Fonte: The Japan News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário