sexta-feira, 21 de maio de 2021

Fortes chuvas atingem Kyushu.

Temporal no sudoeste do Japão gera alerta para quatro municípios de Kumamoto.


Fukuoka - Nesta manhã, 20 de maio, chuvas intensas foram registradas ao sul de Kyushu, havendo a possibilidade de chover fortemente durante o dia inteiro na região. Alertas de evacuação foram emitidas para quatro municípios da província de Kumamoto.

Temporal no sudoeste do Japão gera alerta para quatro municípios de Kumamoto.
Fontes chuvas provocaram uma grande correnteza no rio Amatsuki em Ashikita, província de Kumamoto. Foto: Mainichi.

Para simplificar os alertas de evacuação emitidos pelos municípios em momentos de desastres naturais, foi inaugurado um novo sistema chamado "diretrizes de evacuação", sendo usado hoje (20 de maio) pela primeira vez. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu avisos sobre deslizamentos de terra, transbordamento de rios e outros alertas, havendo risco de chuvas fortes em áreas extensas de oeste a leste do Japão até o dia 21 de maio.

A JMA emitiu avisos de deslizamentos de terra nas áreas de Amakusa e Ashikita, província de Kumamoto, e na área de Satsuma, província de Kagoshima. Diretrizes de evacuação foram emitidas para os municípios de Minamata, Amakusa, Ashikita e Tsunagi, todas em Kumamoto.

O nível pluviométrico máximo esperado, até a manhã do dia 21, é de 250 milímetros de chuva para as regiões sul e norte de Kyushu, região de Shikoku e a região de Kinki também. Na região de Tokai, parte central do Japão, está previsto 200 milímetros de chuva. Na região de Kanto, é esperado 120 milímetros de chuva. Já nas regiões de Chugoku e Hokuriku, pode chegar a 100 milímetros de chuva. A JMA prevê chuvas no período subsequente de 24 horas, variando de 200 a 300 milímetros na região de Tokai e 100 a 200 milímetros nas regiões de Kinki e Kanto.

De acordo com a sede regional da JMA em Fukuoka, existe uma grande possibilidade de que a região de Kyushu seja atingida por fortes chuvas a partir da noite do dia 20 de maio e manter-se chovendo até a madrugada do dia 21.  Alertas de deslizamentos de terra foram notificadas antecipadamente para as províncias de Kagoshima e Kumamoto, devido às precipitações dos dias anteriores que deixaram o solo encharcado nessas regiões.


Fonte: The Mainichi.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário