sexta-feira, 7 de maio de 2021

A equipe Japan Pom Pom.

As animadoras de torcida da terceira idade no Japão: um depoimento da líder do time.


Tóquio - Os pompons farfalham e os sapatos prateados brilham enquanto a equipe Japan Pom Pom pratica ao som de uma agitada dança de animadoras de torcida. Com membros de 60 a 89 anos, as senhoras não são um time qualquer. E não se atreva em chamá-las de vovós!

As animadoras de torcida da terceira idade no Japão: um depoimento da líder do time.
Membros do Japan Pom Pom durante uma sessão de fotos. Foto: Reuters.

"Logo no início, não ficamos muito felizes em sermos chamadas de "vovós líderes de torcida", comenta Fumie Takino, a alegre e energética senhora de 89 anos que fundou o Japan Pom Pom, a mais de 25 anos atrás.

No ensaio semanal, retomado recentemente após um ano de folga devido à pandemia da COVID-19, as dançarinas usavam máscaras e checavam as suas temperaturas antes do alongamento. E claro, elas mantinham a distância uma das outras durante os treinos de dança, adequando o time ao novo normal.

Embora nos ensaios as senhoras estavam vestindo calças de moletom e camisetas, nas apresentações elas se transformam com as fantasias de torcida: minissaias de lantejoulas, perucas e pompons cintilantes.

"É a dança! Mover o corpo é bom. E os trajes são incrivelmente vistosos. Alguns membros entram na equipe apenas para vesti-los", disse Takino.

Há 26 anos atrás, a equipe começou com apenas cinco pessoas. Takino teve a ideia de formar o Japan Pom Pom após assistir a um time de animadoras de torcida sênior do exterior pela televisão. Agora, a equipe tem 17 membros ativos. Todas elas passaram por testes para serem aceitas no time.

Agora o Japan Pom Pom é destaque em panfletos do governo sobre idosos ativos na terceira idade. Elas também aparecem periodicamente em reportagens de TV e se apresentam em programas populares de caridade.

O Japão é conhecido pela longevidade de seus idosos, uma das nações que envelhecem mais rapidamente no mundo. Quase 30% da população japonesa é composta por pessoas com mais de 65 anos. Sendo uma nação com ideias fixas sobre a vida sênior, o time de senhoras animadoras de torcida tem que lidar com um certo preconceito na hora de ser compreendidas pelo público.

"Fomos nos apresentam num clube de idosos e as pessoas de lá não gostaram de nós. Não sorriram nem uma vez. Talvez eles pensaram: mulheres japonesas, na idade delas, vestindo coisas assim! Agora que somos mais conhecidas, acho que metade das pessoas já nos aceita melhor e a outra metade nos ignora ainda",  desabafa Takino.

Um dos membros da equipe comentou sobre o impulso de ensaiar todas juntas e a visão positiva de Takino.

"Como diz a nossa líder: tente qualquer coisa! Se você está interessado em algo, esqueça a sua idade. Esqueça as pessoas que dizem o que não é bom para você por tal motivo. Se você seguir os seus interesses, você terá um motivo para viver melhor", disse Tami Shimada, 69 anos.

Fumie Takino, que tem três netos e três bisnetos (e um outro bisneto a caminho), faz o que ela acredita ser o melhor para sua vida.

Ela já praticou mergulho, parapente, cavaquinho e paraquedismo (esse o que ela achou o melhor). Ela também já fez mestrado nos Estados Unidos quando tinha 50 anos. Atualmente, ela estuda espanhol, frequenta aulas de dança para idosos e faz caminhadas. Um vício: ela é obcecada por jogar paciência no computador.

Todas as noites, Takino bebe uma cerveja pequena e seu único problema de saúde até agora é uma apendicectomia.

Takino não consegue acreditar que fará 90 anos no próximo ano. Ela confessa que provavelmente não estará mais se apresentando como líder de torcida aos 100 anos, embora a equipe queira que ela continue.

"Nos últimos três ou quatro anos, comecei a me sentir cansada com muita facilidade. Ficar em casa por causa da pandemia do coronavírus fez com que a minha resistência caísse realmente. Não sinto nada enquanto estou ensaiando com o time, mas depois eu me sinto muito cansada. Eu esqueço tudo enquanto estou dançando", disse Takino.


Fonte: Japan Today.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário