Japão estende o estado de emergência para até 20 de junho.
Tóquio - Nesta sexta-feira, 28 de maio, o governo estendeu o estado de emergência da região de Tóquio, Osaka e de outras sete províncias para até 20 de junho. Até lá, faltará um pouco mais de um mês para o início dos Jogos Olímpicos e, apesar de todos os esforços, o ritmo da diminuição das infecções por COVID-19 continua lento.
Yoshihide Suga fala durante a coletiva de imprensa em Tóquio nesta sexta-feira, dia 28. Foto: Kyodo.
Durante a extensão do estado de emergência, continuarão permanecendo em vigor as restrições como a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, proibição de serviços de karaokê, funcionamento do comércio até as 8h da noite, e limite na participação do público em eventos esportivos e concertos musicais.
O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, formalizou a decisão em uma reunião da força-tarefa do governo contra a COVID-19.
Além de Tóquio e Osaka, as outras sete províncias com o estado de emergência estendido são: Hokkaido, Aichi, Kyoto, Hyogo, Okayama, Hiroshima e Fukuoka. Okinawa é a décima região adicionada recentemente, mas ela já tinha sido incluída na lista, alguns dias antes, com o prazo das restrições para até 20 de junho. Todas as 10 áreas correspondem por metade da economia do Japão e um pouco mais de 40% da população do país.
"As infecções estão diminuindo em algumas áreas, mas no geral, a situação é altamente imprevisível", disse Suga aos repórteres na quinta-feira, após consultar Norihisa Tamura (ministra da saúde) e Yasutoshi Nishimura (ministro no combate ao coronavírus).
Nesta manhã de sexta-feira, o ministro Nishimura disse a um painel de especialistas que é necessário reduzir as infecções da COVID-19 a um nível administrável para que não haja uma grande repercussão durante o caminho para a cura.
Nos últimos dias, os líderes das províncias solicitaram ao governo central a ampliação do estado de emergência para mais um mês, como o caso do pedido da governadora de Tóquio, Yuriko Koike.
O governo central parece ter definido o fim do prazo do estado de emergência para o dia 20 de junho devido às Olimpíadas de Tóquio. Baseando-se na situação das infecções por coronavírus no país até o final de junho, começará a definição do número de espectadores que serão permitidos nos locais dos jogos olímpicos.
Por outro lado, a oposição pública no Japão em prosseguir com as Olimpíadas durante a pandemia global da COVID-19 está crescendo. Cerca de 59,7% das pessoas entrevistadas dizem que os jogos deveriam ser cancelados, isso de acordo com uma pesquisa da Kyodo News.
Hospitais em Osaka e na vizinha Hyogo continuam lutando para liberar leitos para pacientes com coronavírus. Em Okinawa, após um grande número de turistas visitando as ilhas no feriado do Golden Week, os casos de infecção por COVID-19 têm aumentado rapidamente por lá.
A preocupação com a variante indiana do coronavírus também está crescendo no Japão. Altamente contagiosa, os especialistas em saúde alertam que a nova cepa pode se tornar dominante no país.
Fonte: Japan Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário