Equipe da AIEA está no Japão para discutir a liberação da água de Fukushima.
Tóquio - Membros da equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estão no Japão para discutir o lançamento da água radioativa tratada no mar da problemática usina nuclear de Fukushima Daiichi.
Tanques de armazenamento de água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi. Foto: AP.
A equipe liderada por Lydie Evrard, chefe do departamento de segurança e proteção nuclear da AIEA, se reuniu com autoridades japonesas no Ministério da Indústria do Japão nesta terça-feira, 7 de setembro.
Evrard definiu a reunião como a primeira missão da equipe que continuará por anos a ajudar o Japão com os problemas de Fukushima Daiichi. Ela acrescentou que os dois lados, AIEA e o Japão, irão debater durante e depois do lançamento da água tratada da usina nuclear no mar. Foi solicitado ao governo japonês o fornecimento de informações sobre o plano de liberação da água, garantindo a segurança e a transparência dos procedimentos.
O governo japonês planeja diluir a água tratada, contendo trítio radioativo, com grande quantidades de água do mar. A concessionária responsável pela usina Fukushima Daiichi planeja enviar a água radioativa por um túnel submarino e despejá-la em alto mar, cerca de 1km de distância da costa litorânea. O início da liberação da água está previsto para começar daqui dois anos.
Os membros da AIEA estão planejando uma visita a usina nuclear de Fukushima na quarta-feira, 8 de setembro.
A AIEA também deverá enviar um grupo de especialistas à usina nuclear durante este ano. O grupo terá que relatar sobre a segurança da liberação da água radioativa no mar, dialogando com o governo japonês e os funcionários da operadora da usina.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário