terça-feira, 14 de setembro de 2021

Fugindo do Talibã.

Família afegã consegue chegar ao Japão após fugir do Afeganistão.


Tóquio - Em 12 de setembro, uma família afegã, composta por quatro pessoas, conseguiu chegar ao Japão após sair do seu país, o Afeganistão. Fugindo do Talibã, que tomou o poder político afegão, a família entrou no Japão pelo aeroporto internacional de Narita, província de Chiba.

Família afegã consegue chegar ao Japão após fugir do Afeganistão.
Os primeiros refugiados afegãos chegaram ao Japão na noite do dia 12, pelo aeroporto de Narita. Foto: Asahi.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão anunciou a chegada dos primeiros refugiados afegãos na noite do dia 12, viagem devidamente planejada pelo governo de Tóquio. O patriarca da família é funcionário de um escritório em Cabul da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A família é composta por um homem, uma mulher e duas crianças pequenas.

"Se eles desejam ficar no Japão, faremos o possível para atender o pedido deles", disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores.

A família veio do Paquistão, para onde havia sido evacuada inicialmente. Para chegar ao Japão, eles vieram em um voo via Doha, capital do Catar. 

A previsão é de que mais seis refugiados afegãos cheguem ao Japão esta semana. O governo japonês e a JICA estão arcando com as despesas de viagem e acomodações para os refugiados no Japão.

No final do mês de agosto, a primeira família a chegar ao Japão fugiu por terra do Afeganistão por conta própria e foram parar em Islamabad, no Paquistão.  Eles estão bem de saúde e não sofreram nenhum tipo de violência física durante a fuga do Afeganistão.

O governo japonês tomou todas as providências para que os primeiros refugiados afegãos viajassem para o Japão de forma segura, incluindo a emissão de vistos de curto prazo e local para a quarentena obrigatória por causa do coronavírus.

As Forças de Autodefesa do Japão (SDF) foram enviadas para a região de Cabul no final de agosto, com o intuito de evacuar cidadãos japoneses e cerca de 500 cidadãos afegãos. Ao final da missão, as SDF conseguiram evacuar apenas um cidadão japonês e 14 cidadãos afegãos a pedido dos Estados Unidos.

O número tão baixo de evacuados do Afeganistão pelas SDF foi devido a ação de um homem-bomba do ISIS-K, Estado Islâmico da província de Khorasan. O homem-bomba detonou explosivos perto do aeroporto de Cabul, matando cerca de 182 pessoas e ferindo outras 150. Por causa do atentado suicida e da falta de segurança, o governo do Japão suspendeu bruscamente a missão de evacuação na cidade de Cabul.


Fontes: The Asahi Shimbun / Japan Today / Wikipédia.



www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário