Família afegã consegue chegar ao Japão após fugir do Afeganistão.
Tóquio - Em 12 de setembro, uma família afegã, composta por quatro pessoas, conseguiu chegar ao Japão após sair do seu país, o Afeganistão. Fugindo do Talibã, que tomou o poder político afegão, a família entrou no Japão pelo aeroporto internacional de Narita, província de Chiba.
Os primeiros refugiados afegãos chegaram ao Japão na noite do dia 12, pelo aeroporto de Narita. Foto: Asahi.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão anunciou a chegada dos primeiros refugiados afegãos na noite do dia 12, viagem devidamente planejada pelo governo de Tóquio. O patriarca da família é funcionário de um escritório em Cabul da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A família é composta por um homem, uma mulher e duas crianças pequenas.
"Se eles desejam ficar no Japão, faremos o possível para atender o pedido deles", disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores.
A família veio do Paquistão, para onde havia sido evacuada inicialmente. Para chegar ao Japão, eles vieram em um voo via Doha, capital do Catar.
A previsão é de que mais seis refugiados afegãos cheguem ao Japão esta semana. O governo japonês e a JICA estão arcando com as despesas de viagem e acomodações para os refugiados no Japão.
No final do mês de agosto, a primeira família a chegar ao Japão fugiu por terra do Afeganistão por conta própria e foram parar em Islamabad, no Paquistão. Eles estão bem de saúde e não sofreram nenhum tipo de violência física durante a fuga do Afeganistão.
O governo japonês tomou todas as providências para que os primeiros refugiados afegãos viajassem para o Japão de forma segura, incluindo a emissão de vistos de curto prazo e local para a quarentena obrigatória por causa do coronavírus.
As Forças de Autodefesa do Japão (SDF) foram enviadas para a região de Cabul no final de agosto, com o intuito de evacuar cidadãos japoneses e cerca de 500 cidadãos afegãos. Ao final da missão, as SDF conseguiram evacuar apenas um cidadão japonês e 14 cidadãos afegãos a pedido dos Estados Unidos.
O número tão baixo de evacuados do Afeganistão pelas SDF foi devido a ação de um homem-bomba do ISIS-K, Estado Islâmico da província de Khorasan. O homem-bomba detonou explosivos perto do aeroporto de Cabul, matando cerca de 182 pessoas e ferindo outras 150. Por causa do atentado suicida e da falta de segurança, o governo do Japão suspendeu bruscamente a missão de evacuação na cidade de Cabul.
Fontes: The Asahi Shimbun / Japan Today / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário