Paraolímpicos afegãos saíram do Japão e foram para França.
Paris - Os dois atletas afegãos que competiram nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio estão atualmente na França. Com o fim dos jogos, o paradeiro deles era praticamente desconhecido depois que eles deixaram o Japão.
Roxana Maracineanu, ministra dos esportes da França, revelou o paradeiro dos atletas em uma entrevista coletiva na sexta-feira, 10 de setembro.
O corredor e saltador Hossain Rasouli e a lutadora de taekwondo Zakia Khudadadi haviam inicialmente desistido de competir nas Paraolimpíadas após sérios problemas no Afeganistão. Em agosto, o grupo fundamentalista e nacionalista islâmico Talibã retomou o poder do país afegão, gerando medo e desespero na população. Devido ao caos e incertezas provocadas pela retomada do controle político do Talibã, os dois paraolímpicos ficaram sem condições seguras de viajar para Tóquio.
Após a ajuda internacional, Rasouli e Khudadadi finalmente conseguiram chegar ao Japão no final do mês de agosto, alguns dias após a abertura dos Jogos Paraolímpicos. Terminado os jogos, os dois atletas afegãos viajaram de Tóquio a Paris na última segunda-feira, 6 de setembro. Após a saída do Japão, não havia mais notícias a respeito do destino dos dois.
A ministra Maracineanu informou que irá perguntar aos atletas afegãos sobre os seus planos futuros, incluindo se eles pretendem permanecer na França.
Segundo a ministra francesa, todas as informações sobre os dois atletas devem ser tratadas com cuidado. Existe o receio de que qualquer exposição a respeito deles nos meios de comunicação provoque algum perigo de atentado terrorista, contra os atletas e suas famílias.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário