terça-feira, 7 de setembro de 2021

Arigatô Paraolímpicos!

Com o encerramento dos jogos, atletas paraolímpicos iniciam a volta para casa.


Tóquio - Delegações de vários países, com atletas e membros da equipe paraolímpica, começaram a viagem de volta para casa nesta segunda-feira, 6 de setembro.

Com o encerramento dos jogos, atletas paraolímpicos iniciam a volta para casa.
Monitor instalado no saguão do aeroporto de Narita. Voluntários das Paraolímpiadas se despediam dos atletas via online. Foto: NHK.

A maior parte das pessoas que participaram das Paraolimpíadas estavam com as viagens de retorno marcadas para hoje, lotando o saguão do aeroporto internacional de Narita, na província de Chiba. Muitas filas se formaram nos balcões de check-in do aeroporto. Algumas pessoas das delegações paraolímpicas diziam "arigato" para os japoneses ao seu redor enquanto passavam pelos pontos de verificação. 

Muitos voluntários paraolímpicos que não tiveram a chance de participar dos jogos devido à pandemia e à proibição do público nos locais das competições, se despediram dos atletas de uma forma diferente. Um monitor com vídeos online, do aplicativo Zoom, de vários voluntários se despedindo foi instalado no saguão de embarque. Pequenos robôs ao lado do monitor serviam de comunicadores entre atletas e voluntários. Os próprios voluntários que controlavam remotamente os robôs. Algumas medalhas de origami eram dadas para aqueles que se despediam dos voluntários.

Um paratleta francês disse que os japoneses sempre atendiam as dúvidas das pessoas com um sorriso e ele achou a hospitalidade ótima do país. "Espero que na França em 2024 façamos o mesmo gesto de carinho que tivemos aqui", disse ele. O francês também agradeceu ao Japão por ter realizado as Paraolimpíadas em uma situação de difícil organização, devido ao temor de casos de coronavírus durante os jogos.

O comitê organizador dos jogos de Tóquio relatou seis novas infecções nesta segunda-feira. Um estrangeiro ligado aos jogos e cinco trabalhadores terceirizados das Paraolimpíadas foram infectados. O número total de infecções por COVID-19 confirmados entre as pessoas envolvidas nos Jogos Paralímpicos é de 306 casos.

Com o fim dos jogos, trabalhadores retiravam as bandeiras da "Tokyo 2020" que decoravam uma praça próxima na estação JR de Tóquio.

Em Odaiba, o símbolo paraolímpico dos "Três Agitos" foi removido da baía de Tóquio na manhã desta segunda-feira. O símbolo gigante (94 toneladas, 23,4 metros de comprimento e 17,5 metros de altura) foi retirado por um rebocador e levado até Yokohama, província de Kanagawa. O destino do símbolo será a reciclagem dos materiais usados em sua fabricação.  

"Embora houvesse muitas opiniões contrárias a respeito dos Jogos de Tóquio, fiquei animado com os esforços dos atletas. Vou sentir falta dos Jogos, agora que eles acabaram", disse Takei Yasumoto,  assistindo à remoção do símbolo dos Três Agitos na baía de Tóquio.


Fontes: NHK News / Japan Today.


Abaixo, o quadro final de medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Até o 30º colocado). Última atualização: 05/09/2021.





www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário