Princesa japonesa Mako e seu namorado pretendem se casar em outubro próximo.
Tóquio - De acordo com uma fonte do governo japonês divulgada nesta quarta-feira, a princesa Mako, sobrinha do atual imperador Naruhito, e o seu namorado plebeu Kei Komuro pretendem se casar no mês de outubro deste ano. Mais de três anos atrás, o casal precisou adiar o sonho do matrimônio por causa de um escândalo que envolveu a mãe de Komuro e o ex-noivo dela.
Kei Komuro (esquerda) e a princesa Mako (direita) participam de uma coletiva de imprensa em setembro de 2017. Foto: Kyodo.
A princesa de 29 anos deve deixar a sua residência imperial em breve, após o processo legal para se tornar uma "pessoa comum", e se preparar para uma nova vida. O namorado Kumoro, de 29 anos também, está atualmente vivendo nos Estados Unidos e é para lá que o futuro casal pretende viver.
Depois do escândalo e o desconforto público envolvendo a família de Komuro, devido a uma disputa financeira entre a mãe de Komuro e o ex-noivo dela, a princesa provavelmente irá recusar o pagamento do dote imperial do seu casamento. Quando princesas japonesas se casam com plebeus, um dote em dinheiro é dado ao casal pela Casa Imperial do Japão para que eles possam manter o padrão de vida de pessoas comuns. O dote que a princesa Mako irá recusar corresponde a cerca de 150 milhões de ienes (US$ 1,36 milhão).
A cerimônia de casamento da princesa com o plebeu não deverá ser realizado, segundo fontes. Sob as regras atuais, membros femininos da família imperial japonesa perdem o seu status real ao se casarem com plebeus.
Como os membros da família imperial não têm passaporte, a futura ex-princesa precisará primeiro se tornar uma Sra. Komuro. Tornando-se uma cidadã comum, ela poderá solicitar o seu primeiro passaporte para fazer os trâmites migratórios e poder viver nos Estados Unidos.
A Casa Imperial está tratando de registrar o casamento da princesa em outubro, quando Mako e Kei Komuro completarem 30 anos. Dependendo de fatores como a situação da pandemia do coronavírus, o casamento ainda poderá ser adiado para novembro.
Segundo uma fonte do governo, Kei Komuro está negociando um contrato de trabalho em um escritório de advocacia nos Estados Unidos. Depois de anos tentando realizar o sonho do matrimônio, será que dessa vez vai?
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário