Japão irá doar vacinas da AstraZeneca para países asiáticos mais próximos.
Tóquio - O governo japonês pretende doar 1 milhão de doses da vacina contra a COVID-19 para Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia a partir da próxima semana. O comunicado foi feito nesta sexta-feira, 25 de junho, pelo ministro das relações exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen: expressou gratidão ao Japão pela doação de vacinas contra COVID-19. Foto: Reuters.
O governo de Tóquio também oferecerá, para Taiwan e Vietnã, 1 milhão de doses de vacina para cada um. No início deste mês, Tóquio já ofereceu 1,24 milhão de doses para Taiwan e 1 milhão de doses para o Vietnã, de acordo com Motegi numa coletiva de imprensa.
A decisão do governo japonês de fornecer a vacina, desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca e produzida sob licença no Japão, veio após os pedidos feitos pelos países asiáticos. Cada país começará a receber os lotes de vacina doada a partir da próxima quinta-feira.
"Levamos em consideração as situações da pandemia do coronavírus de cada país requerente, a extensão de escassez de vacinas e a natureza de suas relações diplomáticas com o Japão antes de decidirmos sobre esta disposição", disse Motegi.
Separadamente, o Japão fornecerá, a partir de julho, um total de aproximadamente 11 milhões de doses da vacina AstraZeneca para ilhas do Pacífico e países do sudoeste e sul da Ásia. Segundo Motegi, essa ajuda faz parte do programa de compartilhamento de vacina global COVAX que é apoiada pela ONU.
Numa postagem no Facebook, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, expressou gratidão ao governo japonês e seu povo pelo segundo lote fornecido da vacina.
A variante mais contagiosa do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia, foi confirmada em quase todas as partes da região Ásia-Pacífico no final de maio, segundo estudos de instituições de saúde, que inclui a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Embora o Japão tenha garantido doses suficientes da vacina AstraZeneca para 60 milhões de pessoas que vivem no país e aprovado o seu uso no mês passado, as vacinas não serão usadas imediatamente em programas públicos japoneses de inoculação. O motivo do não uso da vacina em território japonês é devido aos raros casos de coágulo sanguíneos de pessoas que receberam as doses da AstraZeneca no exterior.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário