Taiwan recebe vacinas doadas pelo Japão.
Tóquio - As vacinas contra COVID-19 doadas pelo Japão chegaram a Taiwan nesta sexta-feira, 04 de junho. Taiwan lutava já faz algum tempo para conseguir os lotes de vacina em meio a uma onda de casos de coronavírus em seu território.
Doses das vacinas doadas pelo Japão, chegam em Taiwan pelo aeroporto internacional de Taoyuan. Foto: Kyodo.
Japão despachou gratuitamente 1,24 milhão de doses da vacina da AstraZeneca, fabricada internamente no arquipélago japonês por meio de licença de produção. Entretanto, a China criticou a atitude do Japão em ajudar Taiwan.
"A disposição se baseia em nossa importante parceria e amizade com Taiwan", disse o ministro japonês das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi. Durante a coletiva de imprensa realizada em Tóquio, Motegi destacou que as vacinas doadas são uma forma de agradecer à ajuda recebida por Taiwan quando o nordeste do Japão foi atingido por um grande terremoto seguido por tsunami em 2011.
Motegi disse que a oferta foi feita a pedido de Taiwan. O pequeno país tem enfrentado um aumento dramático nos casos de coronavírus desde maio e teve dificuldades de adquirir vacinas contra a COVID-19.
O governo de Taiwan disse que a China bloqueou as suas negociações de compra da vacina da Pfizer Inc., no momento em que estava prestes a fechar um acordo com a fabricante BioNTech SE.
Motegi também afirmou que o Japão consideraria fornecer suprimentos adicionais para Taiwan e para outros países que necessitam. No caso de outros países, isso dependerá da relação diplomática das outras nações com governo japonês.
Numa postagem no Facebook, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, agradeceu ao Japão por fornecer as doses da vacina. A presidente descreveu a ação japonesa como assistência oportuna.
"Agradecemos a ajuda oportuna que recebemos de parceiros que compartilham os mesmos valores de liberdade e democracia, dando a Taiwan mais confiança nos ideais democráticos", disse Tsai.
O embaixador de Taiwan no Japão, Frank Hsieh, que viu o lote de vacinas partir do aeroporto de Narita, descreveu a ajuda nipônica como uma "chuva oportuna".
Hsieh se desculpou com o público taiwanês por manter o assunto em segredo do início até o fim. "Antes que as vacinas entrem no avião, é possível haver mudanças nos planos", disse Hsieh numa hipótese da China intervir no carregamento do lote de vacinas.
A notícia do Japão fornecendo vacinas contra a COVID-19 para Taiwan, foi bem recebida pelo povo taiwanês. Os jornais de Taiwan publicaram a notícia em primeira página sobre a ajuda japonesa, dizendo que isso reflete a amizade entre os dois países vizinhos.
Os Estados Unidos irão fornecer separadamente as vacinas contra o coronavírus para Taiwan, por meio do programa global de compartilhamento de vacinas COVAX, apoiado pela ONU. A atitude é mais um recente sinal de apoio dos EUA à ilha taiwanesa que enfrenta pressão da China continental.
Por outro lado, o governo chinês criticou Taiwan por aceitar as doses da vacina do Japão. A China disse que o governo da presidente Tsai, liderado pelo Partido Democrático Progressista, bloqueou o envio das vacinas chinesas para Taiwan.
"Aceitar vacinas seguras, bem estocadas e desenvolvidas pela China pode ajudar a conter a pandemia do vírus em Taiwan", avisou o governo chinês em um comunicado nesta sexta-feira.
No final do dia, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, aparentemente expressou oposição ao fornecimento das vacinas do Japão para Taiwan. O porta-voz chinês expressou a ajuda japonesa como um desempenho político.
"A ajuda com vacinas deve retornar à intenção original de salvar vidas, e não ser reconhecida como um tributo de interesses políticos", disse Wang a repórteres.
Mesmo com a ajuda para Taiwan, o Japão terá vacinas suficientes para todos os seus residentes. As vacinas usadas no Japão são desenvolvidas pelas empresas farmacêuticas norte-americanas Pfizer e Moderna Inc.
O Japão garantiu doses suficientes da AstraZeneca para 60 milhões de pessoas e aprovou o uso da vacina no país no mês passado. Mas ainda não tem intenção de usar as doses imediatamente devido a casos raros de coágulos sanguíneos relatados no exterior , de acordo com o ministério da saúde do Japão.
Taiwan e China são governadas separadamente desde que se dividiram em 1949, resultado de uma guerra civil. O relacionamento entre os dois países piorou desde que Tsai se tornou presidente de Taiwan em 2016.
Acredita-se que a liderança do atual presidente chinês, Xi Jinping, tem como objetivo de reunificar a ilha taiwanesa ao continente chinês pela força, se necessário.
Recentemente, o governo do primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, tem fortalecido seu compromisso com a questão de Taiwan, fragilizando as relações entre Japão e China.
Numa cúpula em Washington em abril, Suga confirmou com o presidente americano Joe Biden a importância da paz e estabilidade em todo o Estreito de Taiwan. Foi a primeira vez em 52 anos que líderes japoneses e americanos mencionaram Taiwan em uma declaração conjunta.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário