Japão é acusado de "maquiar" os dados da pandemia do coronavírus antes do início das Olímpiadas.
Tóquio - A precisão dos números dos casos da COVID-19 divulgados pelo governo japonês foi questionada depois que, no início de junho, o Ministério da Saúde adotou novos critérios para os cálculos de infectados pela doença.
Katsunobu Kato, secretário-chefe do gabinete do Japão.
Anteriormente, a taxa de ocupação total de leitos para pessoas com o vírus incluía pacientes internados em hospitais, somados aos doentes que esperavam em casa para serem admitidos em hospitais para o tratamento. E também incluía pacientes com coronavírus que estavam em hospitais, mas não estavam em leitos reservados para os casos de COVID-19.
De acordo com o novo método de cálculo do Ministério da Saúde do Japão, as pessoas que estão em casa aguardando por uma vaga no hospital não são mais contabilizadas nas taxas de ocupação de leitos. Da mesma forma, os pacientes com coronavírus em estado não-crítico em enfermarias de hospitais comuns também foram excluídos do total de casos pelo ministério.
O novo método permitiu, de imediato, ao ministério uma redução no número de províncias japonesas com taxas de ocupação de leitos hospitalares acima de 50%. Das 20 províncias que estavam acima de 50% anteriormente com o antigo cálculo, agora são apenas 11 províncias com números muito altos de casos da doença.
A taxa de ocupação de leitos hospitalares é muito importante, pois é um dos indicadores que o governo japonês usa para monitorar a pandemia e introduzir ou cancelar os pedidos de estado de emergência de cada província.
Da mesma forma, o painel de médicos especialistas, criado pelo governo para aconselhar sobre questões da pandemia, afirmou várias vezes que as Olimpíadas não deveriam prosseguir se o Japão ainda estivesse no Estágio 4 (taxa de infecção muito alta com o sistema de saúde à beira do colapso) da pandemia.
Graças aos novos números que caíram o suficiente nas últimas semanas, o governo japonês anunciou na quinta-feira, 10 de junho, a suspensão das restrições do estado de emergência em três províncias já nesta segunda-feira, 14 de junho. As províncias de Gunma, Ishikawa e Kumamoto terão as proibições de restaurantes e bares que servem bebidas alcóolicas suspensas e poderão voltar a funcionar após às 8 horas da noite. É esperado uma decisão semelhante do governo para mais cinco províncias nos próximos dias.
Katsunobu Kato, o secretário-chefe do gabinete, disse em uma entrevista coletiva, na semana passada, que as mudanças no método de cálculo foram feitas para unificar a forma como os números são recolhidos em todo o país. Dessa forma, as autoridades têm agora um melhor entendimento do número de pessoas que ocupam os leitos dos hospitais do país.
Nikkey ON!: E viva as Olímpiadas! Francamente! Só mesmo os jogos olímpicos para reduzir os casos de coronavírus no Japão. Vamos ver se na prática os números de casos continuarão a diminuir ou se manterão estáveis durante os jogos.
Fonte: News on Japan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário