terça-feira, 31 de maio de 2022

Queda na produção de veículos.

Sem peças, montadoras japonesas sentem os efeitos do lockdown em Xangai.


Tóquio - A maioria das grandes montadoras japonesas continuou a sentir os efeitos dos problemas da produção global de veículos no mês de abril. Por causa da escassez dos semicondutores e das diversas interrupções no fornecimento de peças provocadas pelos lockdowns em Xangai, muitas empresas do Japão precisaram paralisar a fabricação de peças e a montagem de automóveis.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sem peças, montadoras japonesas sentem os efeitos do lockdown em Xangai.
Montadoras japonesas registraram queda na produção de veículos no mês de abril, comparando os números com o mesmo período do ano passado. Foto: NHK News.

Em abril, a produção de veículos da Honda caiu 54,2%, provavelmente a empresa mais prejudicada com a falta de peças. A Mazda teve queda de 49,9% na sua produção. A Mitsubishi viu a sua produção cair em 31,4%. A Nissan registrou um declínio de 26,5%. A Toyota teve 9,1% de queda em sua produção. Já a produção da Suzuki caiu 4,6%. Todas as 6 montadoras japonesas compararam seus números de produção do mês de abril deste ano com o mesmo período do ano passado.

Houve apenas duas montadoras japonesas que conseguiram se recuperar das quedas acentuadas de produção do ano passado. A Subaru teve um aumento de 63,3% em sua produção de veículos em abril, enquanto a Daihatsu registrou um aumento de 4,1% no mesmo período. 

Nikkey ON!: E como os peões de fábrica (das empreiteiras) estão sobrevivendo com a falta dos dias trabalhados? Nessas horas, qualquer tipo de arubaito está servindo para o pessoal que está de yasumi!


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Filme sul-coreano e diretor japonês.

Filme sul-coreano "Broker" leva o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes.


Cannes - Na noite de 28 de maio, na França, o famoso ator sul-coreano Song Kang-ho recebeu o prêmio de melhor ator no Festival Internacional de Cinema de Cannes. Ele ganhou o prêmio por sua atuação em "Broker", filme dirigido pelo diretor japonês Hirokazu Kore-eda.

www.nikkeyon.blogspot.com
Filme sul-coreano "Broker" leva o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes.
O diretor japonês Hirokazu Kore-eda (esquerda) se levanta para parabenizar o ator sul-coreano Song Kang-ho (centro), vencedor do prêmio de melhor ator do Festival de Cannes. Do lado direito, o também ator sul-coreano Gang Dong-won. Foto: AP.

O filme "Broker" também ganhou o Prêmio do Júri Ecumênico, concedido por um júri formado por especialistas em cinema católico e protestante.

A história de "Broker" aborda as dificuldades de se encontrar um lar para uma criança abandonada. O drama gira em torno de um objeto chamado "caixa de bebês" que é deixado na porta de uma igreja. Todos os recém-nascidos (não desejados pela família) são deixados anonimadamente dentro dessa caixa, sendo encaminhados depois para a adoção. Um dia, uma jovem mãe resolve deixar o seu filho dentro da caixa, para que ele tenha melhores condições de vida com uma nova família. Arrependida por abandonar o próprio filho, a mulher retorna ao local para pegá-lo de volta, mas ela descobre que dois homens roubam os bebês da caixa para vendê-los no mercado negro de adoção. Diante da estranha situação, a mulher decide acompanhar os dois homens, em uma viagem para entrevistar os pais adotivos em potencial de seu próprio filho. Ao mesmo tempo que os 3 personagens saem em busca de uma nova família para criança, dois detetives investigam os suspeitos por roubos de bebês e o mercado ilegal de adoção.

Depois de ganhar o prêmio de melhor ator, Song Kang-ho expressou sua gratidão pelo diretor japonês Kore-eda, pelo seu colega de atuação Gang Dong-won e outros membros do elenco, sob aplausos calorosos da platéia lotada de Cannes.

O ator Song Kang-ho ficou mundialmente conhecido por sua atuação, como o pobre pai "fedido", em "Parasita". Esse filme sul-coreano foi vencedor da Palma de Ouro 2019 e de 4 prêmios do Oscar 2020: melhor filme do ano, melhor filme internacional, melhor diretor (Bong Joon-ho) e melhor roteiro original. "Parasita" fez história por ser o primeiro filme estrangeiro a ganhar o Oscar de melhor película do ano, pela acadêmia de artes e cinema de Hollywood.

"Fico muito feliz quando um ator ou atriz de meu filme é elogiado por sua atuação. Na minha opinião, com Song Kang-ho recebendo o prêmio de melhor ator, a linha de chegada do festival ficou ainda mais bonita para nós do filme", disse o diretor Kore-eda após a cerimônia de premiação.

Foi a quarta vez que um filme de Kore-eda conquistou um prêmio na categoria de competição do Festival de Cannes. Em 2018, seu filme japonês "Shoplifters" ("Assunto de família", no Brasil) levou a Palma de Ouro de melhor filme.

No mesmo festival, uma diretora japonesa, Chie Hayakawa, recebeu a Menção Especial Câmera d'Or por seu filme de estréia "Plan 75". O filme trata a história de um programa fictício do governo para incentivar a eutanásia em pessoas com 75 anos ou mais.

"Algumas pessoas me disseram que meu filme é algo que as pessoas de hoje precisam assistir. Estou emocionada com os comentários positivos", disse Hayakawa em seu discurso.

A Palma de Ouro deste ano foi para o filme "Triangle of Sadness" (Triângulo da tristeza, em português), do diretor sueco Ruben Ostlund. É a segunda vez que Ostlund ganha a Palma de Ouro. Em 2017, ele ganhou o mesmo prêmio pelo filme "O Quadrado - A arte da discórdia".


Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 29 de maio de 2022

Caso de violência contra uma criança.

Brasileira é presa no Japão por agredir a filha com um cinto.


Gifu - Na última quinta-feira, 26 de maio, a polícia da cidade de Ogaki, província de Gifu, prendeu uma brasileira de 36 anos por violentar sua filha de 8 anos, batendo nela com um cinto.

www.nikkeyon.blogspot.com
Brasileira é presa no Japão por agredir a filha com um cinto.
Brasileira é presa em Ogaki por espancar a própria filha de 8 anos com um cinto. Foto: Ilustrativa.

De acordo com a polícia, a mulher espancou, várias vezes, sua filha nas costas e no pescoço. O caso de violência doméstica aconteceu no dia 25 de maio, por volta das 18h.

Devido à agressão, a menina não foi à escola no dia seguinte. Preocupados com a ausência da estudante, os funcionários da escola telefonaram para a casa da brasileira e não obtiveram retorno das ligações. A escola decidiu entrar em contato com a delegacia local que enviou policiais a residência da família.

A polícia informou que a menina foi enviada para um hospital. Através de exames, os médicos alegaram que a criança sofreu sangramento subcutâneo. No depoimento policial, a brasileira, trabalhadora de meio período, negou ter agredido a própria filha.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 28 de maio de 2022

Japonês entra no Guinness Book.

Oficial da Guarda Costeira do Japão bate recorde mundial de flexão de braços na barra fixa.


Yamaguchi - Nesta quinta-feira, 26 de maio, um mergulhador da Guarda Costeira do Japão foi condecorado com um certificado do Guinness World Records, após bater o recorde mundial de flexão de braços na barra fixa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Oficial da Guarda Costeira do Japão bate recorde mundial de flexão de braços na barra fixa.
O mergulhador Kenta Adachi recebe o seu certificado do Guinness World Records, nesta quinta-feira. Ele estabeleceu um recorde mundial recentemente, ao completar 651 flexões de braços na barra fixa. Foto: NHK News.

O mergulhador Kenta Adachi (34 anos) se encontrou com os repórteres e os membros do Guinness Record no escritório da Guarda Costeira da cidade de Shunan, na província de Yamaguchi (região oeste do Japão). Já faz 15 anos que ele trabalha como mergulhador em um navio patrulha.

Adachi bateu o recorde mundial em março deste ano. Ele conseguiu completar 651 flexões de braços na barra fixa, durante o tempo de 1 hora e 27 minutos. A façanha foi reconhecida pelo Guinness World Records apenas no início deste mês.

Quando se matriculou na Escola da Guarda Costeira do Japão, aos 19 anos, Adachi disse que só conseguia fazer 12 flexões consecutivas na barra fixa. Com o tempo, ele acabou descobrindo que tinha aptidão para o exercício, assim que começou a treinar para ser mergulhador.

Em setembro do ano passado, Adachi começou a treinar sério para estabelecer o recorde mundial. Durante os dois meses que antecederam o dia de seu recorde, ele conseguiu completar 300 flexões consecutivas na barra fixa em dias alternados.

Diante dos repórteres, Adachi disse que agora está muito feliz por ter alcançado seu objetivo e de estar listado no livro do Guinness World Records. Ele acrescentou que o "pull-up" (exercício de flexão de braços na barra fixa) é um exercício essencial para os oficiais da guarda costeira japonesa. Ele também disse que seu recorde seja motivo de inspiração para seus colegas mais jovens.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Fraudes no controle de qualidade.

Especialistas descobrem falsificação de dados na Mitsubishi Electric.


Tóquio - Um grupo de especialistas independentes informou nesta quarta-feira, 26 de maio, que a empresa japonesa Mitsubishi Electric vem falsificando dados de testes em seus produtos a muitos anos. Cerca de 70% das bases de produção doméstica do fabricante estavam envolvidas em fraudes de controle de qualidade.

www.nikkeyon.blogspot.com
Especialistas descobrem falsificação de dados na Mitsubishi Electric.
Hiroshi Kimeda, presidente do comitê de investigação, disse à imprensa sobre a má conduta profissional dos funcionários da Mitsubishi, para o cumprimento de prazos de entrega e reduzir custos. Foto: NHK News.

Em seu último relatório, os especialistas encontraram 101 casos adicionais de fraude em 15 fábricas da Mitsubishi. Na maioria dos casos recém-descobertos, os funcionários da fabricante omitiram, ou falsificaram, alguns dos testes de controle de qualidade que foram solicitados pelos clientes.

Numa fábrica na província de Hyogo, os funcionários não tinham realizado alguns testes de vibração, exigidos para vagões de trem, por quase 50 anos. Durante todo esses anos, a Mitsubishi apresentou dados falsificados aos clientes.

Em outra fábrica na província de Aichi, os funcionários da unidade não realizavam teste de tensão para componentes de elevadores, exportados para os Estados Unidos, até o período de dezembro de 2018.

Através das investigações, o grupo de especialistas disse, à imprensa, que os funcionários da Mitsubishi se envolveram na má conduta profissional para cumprir prazos de entrega ou para cortar custos de produção.

Hiroshi Kimeda, presidente do comitê de investigação, relatou que os executivos da empresa tem grande responsabilidade pelos casos de fraude. Por culpa deles, não foi criado uma cultura corporativa que permitiria aos gerentes, de nível médio, impor padrões de trabalho.

Este é o terceiro relatório das investigações. Os dois relatórios anteriores encontraram 47 casos de falsificação de dados em seis fábricas da Mitsubishi.

Os especialistas continuarão investigando a empresa para estabelecer o alcance total do escândalo.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

No futuro, check-in só por aplicativo.

Empresa aérea japonesa incentivará o check-in por aplicativo de smartphone.


Tóquio - A companhia All Nippon Airways (ANA) informou, nesta semana, que irá remover todas as máquinas de check-in (para voos domésticos) nos aeroportos japoneses. A ANA quer que seus passageiros comecem a usar o aplicativo para smartphones da empresa, agilizando os procedimentos do pré-embarque.

www.nikkeyon.blogspot.com
Empresa aérea japonesa incentivará o check-in por aplicativo de smartphone.
A companhia aérea ANA irá remover, futuramente, todas as máquinas de check-in nos aeroportos japoneses. Somente voos domésticos passarão a usar o aplicativo de smartphones. Foto: NHK News. 

Atualmente, existe cerca de 430 máquinas de check-in da ANA, em 51 aeroportos do Japão. A remoção de todas as máquinas nos aeroportos será feita até o final de março de 2024.

Segundo a companhia aérea, cerca de 50% de seus passageiros domésticos já está usando o aplicativo. Nos próximos 5 anos, é esperado que até 90% dos passageiros já estejam usando o app do smartphone.

A empresa ANA planeja aprimorar ainda mais o aplicativo. Os novos recursos do app irão incluir informações sobre voos alternativos e permitir o reembolso das passagens aéreas em caso do cancelamento de viagens.

Os balcões de check-in da ANA continuarão funcionando para os clientes que não usam o aplicativo de smartphone ou preferem o atendimento com um funcionário da companhia. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Mais dias sem trabalho no Japão.

Lockdown de Xangai continua dando dor de cabeça para a Toyota.


Nagoya - Nesta terça-feira, 24 de maio, a Toyota Motors anunciou que continuará com suas linhas de produção paralisadas por mais tempo no Japão. A montadora continua tendo dificuldades na importação de peças automotivas, vindas da China, devido ao bloqueio no combate ao coronavírus na cidade de Xangai.

www.nikkeyon.blogspot.com
Lockdown de Xangai continua dando dor de cabeça para a Toyota.
Lockdown na cidade chinesa de Xangai continua dando transtornos no fornecimento de peças para as montadoras de veículos no Japão. Foto: NHK News.

A Toyota informou que suas 16 linhas de montagem, em 10 fábricas no Japão, poderão ficar offline por até cinco dias, entre 25 de maio e 3 de junho.

No início deste mês, a montadora japonesa já havia ajustado seu cronograma de produção em algumas fábricas, por causa do lockdown em Xangai. Mesmo com mais dias parados, a Toyota continua mantendo sua meta de produção global inalterada, querendo atingir 9,7 milhões de veículos produzidos até março de 2023.

Executivos da Toyota afirmaram que a escassez de semicondutores e a pandemia da COVID-19 estão deixando a situação complicada para o futuro da empresa.

As outras montadoras japonesas, como a Honda e a Mitsubishi, também estão reduzindo a produção de veículos em algumas de suas fábricas, durante o mês de maio. Assim como a Toyota, as montadoras rivais também estão tendo dificuldades de obter peças de veículos vindas de Xangai.

Nikkey ON!: Coitado dos trabalhadores de empreiteiras que depende dos dias de trabalho nas fábricas para ganhar o seu sustento no Japão. Que essa política da "COVID Zero" na China acabe logo...


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias do Japão e do Mundo.

terça-feira, 24 de maio de 2022

O resgate do barco Kazu 1.

Barco de turismo, desaparecido no norte de Hokkaido, é resgatado do fundo do mar após 1 mês de seu naufrágio.


Sapporo - Nesta segunda-feira, 23 de maio, o barco de turismo "Kazu 1" foi içado do fundo do mar, após um mês de seu naufrágio na região da península de Shiretoko, em Hokkaido. Dos 24 passageiros e 2 tripulantes que estavam a bordo da embarcação no trágico dia 23 de abril, 14 pessoas foram encontradas mortas e outras 12 vítimas ainda continuam desaparecidas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Barco de turismo, desaparecido no norte de Hokkaido, é resgatado do fundo do mar após 1 mês de seu naufrágio.
Resgate do barco de turismo Kazu 1, naufragado em 23 de abril, na região da península de Shiretoko, em Hokkaido. Foto: NHK News. 

O pequeno barco de passageiros estava naufragado a 120 metros de profundidade. Na tarde de segunda-feira, a barcaça de resgate conseguiu içá-lo até 20 metros abaixo da superfície do mar. Para terça-feira, os trabalhos de salvamento planejam retirar, totalmente das águas, a embarcação naufragada.

Enquanto isso, a guarda costeira japonesa continua procurando os corpos dos desaparecidos. Na quinta-feira passada, 19 de maio, a Rússia informou ao Japão que um corpo havia sido encontrado na costa oeste da ilha Kunashiri. A região onde o corpo foi achado é controlada pela Rússia, mas o Japão reivindica a área, a muito tempo, como parte inerente de seu território.

Autoridades da guarda costeira do Japão notificaram nesta segunda-feira que o corpo, achado na região russa, pode ser do tripulante Akira Soyama. A hipótese é baseada numa carteira de motorista do tripulante, encontrada na mesma região onde o corpo foi resgatado. As autoridades japonesas estão trabalhando para confirmar mais detalhes do caso, por meio de canais diplomáticos com a Rússia.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Joe Biden no Japão.

Biden chega ao Japão para sua primeira visita como presidente dos Estados Unidos.


Tóquio - Neste domingo, 22 de maio, Joe Biden chegou ao Japão para sua primeira viagem ao país desde que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos. Sua missão é reforçar a aliança bilateral com o Japão, em meio à assertividade da China, e reafirmar a cooperação americana com os países aliados sobre a guerra da Rússia na Ucrânia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Biden chega ao Japão para sua primeira visita como presidente dos Estados Unidos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chega à Base Aérea de Yokota, em Fusa. No local, Biden é recebido pelo atual embaixador americano no Japão, Rahm Emanuel. Foto: AP.

Uma série de reuniões está programada durante sua visita de três dias ao Japão. Na sua agenda, Biden participará da reunião de cúpula do grupo Quad, envolvendo Japão, Austrália e Índia. Além disso, o presidente americano, provavelmente, terá tempo para conhecer algumas coisas sobre as tradições da cultura japonesa.

Na segunda-feira, Biden se encontrará com o imperador Naruhito no Palácio Imperial, em Tóquio. Depois disso, o presidente americano seguirá para sua primeira cúpula bilateral com o primeiro-ministro Fumio Kishida na State Guest House (Akasaka Palace).

No mesmo dia, Biden lançará a primeira grande iniciativa econômica de seu governo para a região Indo-Pacífico. A proposta visa reforçar a colaboração em questões que vão desde cadeias de suprimentos e padrões de infraestrutura para uma economia digital.

Outro compromisso de Biden será uma reunião com as famílias de cidadãos japoneses sequestrados pela Coréia do Norte, durante às décadas de 1970 e 1980. As famílias esperam o apoio dos Estados Unidos para resolver o problema que, até hoje, não foi solucionado.

Ainda na segunda-feira, Biden participará de um jantar oferecido por Kishida no Happoen Garden, em Tóquio. O local é conhecido por seu belo jardim em estilo japonês e também conta com casas de chá, bonsais e um lago.

Na terça-feira, Biden e Kishida se juntarão com outros membros do Quad para a segunda reunião de cúpula presencial. As quatro principais democracias do Indo-Pacífico (Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália) buscam avançar seu compromisso com um "Indo-Pacífico livre e aberto".

A visita anterior de Biden ao Japão ocorreu em 2013, quando ele era vice-presidente do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A esposa de Biden, a primeira-dama americana Jill Biden, não veio ao Japão com o marido, mas ela já esteve no país, em 2021, para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio. 


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 22 de maio de 2022

A vez dos carros elétricos chegou?

Montadoras japonesas começam a investir mais na eletrificação dos "kei jidosha", para estimular as vendas dos EVs.


Tóquio - As duas grandes montadoras japonesas, Nissan Motors e Mitsubishi Motors, decidiram lançar seus primeiros veículos elétricos supercompactos no próximo verão do Japão. Os preços dos lançamentos são comparáveis aos carros movidos a gasolina de mesmo tamanho, podendo animar as vendas desse setor que está relativamente adormecido no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Montadoras japonesas começam a investir mais na eletrificação dos "kei jidosha", para estimular as vendas dos EVs.
O lançamento da Mitsubishi Motors: o modelo eK X EV, o "kei jidosha" elétrico da marca. Montadoras japonesas começam a apostar nos carros supercompactos para deslanchar as vendas de EVs no Japão. Foto: Nobuo Fujiwara.

A vantagem para os consumidores está nos subsídios disponíveis nos modelos EV (Electric Vehicles ou Veículos Elétricos). Os subsídios do governo reduzem os preços desse tipo de automóveis e poderão agradar em cheio o público alvo no mercado de elétricos.

Tanto a Nissan como a Mitsubishi são pioneiras no desenvolvimento de veículos elétricos. A falta de qualquer diferença significativa nos preços se traduz, basicamente, em mais opções para os consumidores.

As duas montadoras decidiram reduzir a autonomia de seus EVs supercompactos, com intuito de abaixar os custos de produção. Isso quer dizer que as baterias dos "kei jidosha" (carros Kei) estão menores, podendo só percorrer pequenas distâncias com uma carga completa.  

Com a mudança, é possível rodar com o minicarro por até 180 quilômetros, sem o recarregamento da bateria. Isso é bem abaixo de outros veículos elétricos maiores, onde é possível dirigir por até 400 quilômetros sem a necessidade de recarga da bateria. Por causa disso, a venda dos EVs se concentrará principalmente em áreas rurais do Japão, onde os motoristas usarão os carros elétricos para pequenas distâncias, invés de viagens longas.

Outro fator estratégico de vendas dos EVs supercompactos, anunciado em 20 de maio, está no fato de que muitas áreas rurais do Japão terem rede elétrica instalada nas residências.

Em contrapartida, as montadoras afirmam que os potenciais clientes de EVs são pessoas de áreas urbanas. Entretanto, muitas pessoas das cidades japonesas continuam hesitantes em comprar carros elétricos, devido à falta de vários pontos de recarga elétrica de baterias para esse tipo de veículo.

Desde o início dos anos 2000, a indústria automobilística do Japão viu claramente a necessidade de repensar em veículos elétricos. A Mitsubishi lançou o seu primeiro EV em 2009. A Nissan seguiu o exemplo e lançou o seu primeiro modelo totalmente elétrico em 2010.

No entanto, depois de mais de uma década, as vendas de carros elétricos no Japão nunca evoluíram da mesma forma como em outros países. O mercado japonês de EVs representa, até agora, apenas 1% de todos os veículos vendidos no país. 

Em contraste com a Alemanha, a venda de EVs representou, aproximadamente, 14% do mercado alemão de carros novos em 2021. Na China, o mercado é de 13% de veículos elétricos e, incluindo também, os híbridos e os movidos à célula de combustível.


Fonte: The Asahi Shimbun.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 21 de maio de 2022

Inovação na construção civil.

Edifício feito de madeira é concluído e é considerado o mais alto do gênero no Japão.


Tóquio - Recentemente, um prédio diferente, quase todo de madeira, teve sua obra concluída na cidade de Yokohama, província de Kanagawa. A edificação é considerada a construção de madeira mais alta do Japão, com 44 metros de altura.

www.nikkeyon.blogspot.com
Edifício feito de madeira é concluído e é considerado o mais alto do gênero no Japão.
Edifício feito de madeira é finalizado na cidade de Yokohama, em Kanagawa. A construção é considerada a mais alta do gênero no Japão. Foto: NHK News.

A empresa Obayashi Corporation foi responsável pela construção desse prédio de 11 andares. A estrutura da construção é feita de madeira, reduzindo a sua pegada de carbono e atendendo as padrões de resistência contra terremotos.

Os pilares e as vigas do prédio consistem em três camadas laminadas de madeira, aumentando a resistência da estrutura. A madeira tem uma tecnologia especial de impermeabilização, evitando o seu inchaço em caso de chuva e umidade. Toda a estrutura da edificação tem uma alta resistência para terremotos de intensidade de sete graus na escala Shindo, o nível mais alto de tremor de terra na escala sísmica japonesa.

O pouco uso de aço e concreto confere ao edifício de madeira uma pegada de carbono menor do que as estruturas convencionais de construção civil. A construtora Obayashi estima que reduziu em cerca de 1/4 as emissões de carbono, comparando o prédio de madeira com uma estrutura semelhante, feita em grande parte, de concreto armado.

O Japão está passando por um pequeno aumento na construção de edificações em madeira. No bairro de Ginza, em Tóquio, um prédio de 12 andares está sendo construído em madeira e com sua estrutura de aço.

Shinji Yamasaki, um funcionário da Obayashi Corporation, informou que o foco da construção civil está mudando, com a intenção da neutralização do carbono no meio ambiente. No futuro, a empresa pretende construir hotéis e condomínios totalmente de madeira em suas estruturas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Balança comercial negativa.

Aumento das importações e o encarecimento da energia provocam um déficit comercial no Japão.


Tóquio -  Com o encerramento do mês de abril, o Japão acabou registrando uma balança comercial negativa em sua economia, sendo o nono mês consecutivo onde as importações superaram as exportações novamente. Os motivos que deixaram o país com o déficit comercial foram as seguintes: aumento do custo da energia e o enfraquecimento do iene frente ao dólar americano. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Aumento das importações e o encarecimento da energia provocam um déficit comercial no Japão.
Carros destinados para exportação, estacionados no porto de Yokohama, província de Kanagawa. Foto: AP.

O déficit comercial do Japão totalizou 839 bilhões de ienes (US$ 7 bilhões) em abril. Em relação ao mesmo período do ano passado, o país tinha registrado um superávit de quase 227 bilhões de ienes (US$ 1,8 bilhões). 

As exportações japonesas foram de 8,076 trilhões de ienes (US$ 63 bilhões) no mês passado. Em relação aos dados do ano anterior, houve um aumento de 12,5%, segundo os dados divulgados na quinta-feira (18 de maio) pelo Ministério das Finanças do Japão.

Em relação as importações, o país totalizou 8,915 trilhões de ienes (US$ 70 bilhões) no mês de abril. Em abril de 2021, o total das importações foram de 6,953 trilhões de ienes. Comparando os dois períodos, a diferença foi o maior  aumento já registrado de produtos importados no país, desde o ano de 1979.

A balança comercial do Japão oscilou muito nos últimos anos, devido às interrupções da produção industrial e aos outros problemas relacionados à pandemia.

Embora o iene enfraquecido, diante do dólar americano, funcione bem para aumentar o valor das exportações japonesas, a sua desvalorização acentuada está encarecendo as importações para o Japão.

Com a guerra da Ucrânia iniciada em fevereiro deste ano, os preços do petróleo e do gás natural aumentaram muito de valor no Japão. O país é fortemente dependente de recursos importados para alimentar sua economia. 

O Japão já registrou déficits anuais da balança comercial entre 2011 e 2015. Nessa época, as importações do petróleo, gás e carvão aumentaram muito com o fechamento das usinas nucleares do país, devido ao terremoto-tsunami e o desastre nuclear de 11 de março de 2011. Após 2015 e antes da pandemia começar, o Japão só registrou superávits comerciais em sua balança.

O governo japonês também informou, esta semana, que o produto interno bruto (PIB) do país encolheu a uma taxa anual de 1% no primeiro trimestre deste ano. A inflação e  as restrições, provocadas pela COVID-19, fizeram com que os gastos aumentassem de valor e, os investimentos das empresas, caíssem muito durante esse período.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Gastou tudo e se arrependeu.

Homem quer pagar "aos poucos" o montante da ajuda municipal que ele recebeu erroneamente e acabou gastando tudo.


Yamaguchi - O jovem de 24 anos que recebeu acidentalmente 46,3 milhões de ienes (cerca de US$ 359.000) da ajuda emergencial do município disse estar arrependido por gastar todo o dinheiro de forma irresponsável. Com um advogado, ele declarou que irá devolver o montante "aos pouquinhos" para os cofres públicos, sem ter a menor ideia de como fará isso.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem quer pagar "aos poucos" o montante da ajuda municipal que ele recebeu erroneamente e acabou gastando tudo.
Homem gastou 46,3 milhões de ienes em jogos de azar na internet, num curto espaço de tempo. Será verdade ou mentira que ele torrou todo o dinheiro do benefício municipal que não era dele? Foto: Kyodo News.

O homem da "ajuda emergencial milionária" é morador da cidade de Abu, província de Yamaguchi. Em abril, a prefeitura de Abu percebeu um grande erro no envio de todo o dinheiro da ajuda municipal para um único beneficiário. As autoridades da cidade trataram de comunicar rapidamente o homem que recebeu todo o valor. Ele até se comprometeu na devolução de todo o dinheiro para o município, mas o malandro acabou mudando de ideia depois. Segundo o depoimento do homem, os milhões de ienes foram todos gastos por ele em cassinos onlines da internet, num curto espaço de tempo.

"Desculpe por gastar todo o dinheiro", disse o homem arrependido. 

"Ele pretende devolver todo o montante da ajuda emergencial para a prefeitura, mas é bem improvável que consiga fazer isso", informou seu advogado, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 16 de maio.

Na quinta-feira da semana passada, 12 de maio, a prefeitura de Abu acabou processando o malandro com uma quantia de 51 milhões de ienes (US$ 396.000), incluindo os honorários com advogados. A cidade também está se preparando para apresentar uma queixa-crime contra o homem.

Sobre a alegação de que o homem usou todo o dinheiro do benefício em jogos de azar, o prefeito de Abu, Norihiko Hanada, expressou surpresa com a desculpa esfarrapada do indivíduo: "Queremos rastrear todo o fluxo do dinheiro no processo. Quero que ele devolva todo o dinheiro da ajuda emergencial do município. Não é tarde demais".

Um total de 463 famílias carentes da cidade de Abu deveria ter recebido, cada uma, um valor de 100.000 ienes (cerca de US$ 777). Essa ajuda emergencial serviria para aliviar os problemas financeiros de várias pessoas, durante a crise econômica que a pandemia da COVID-19 provocou no Japão. 

De acordo com as autoridades municipais de Abu, um funcionário da prefeitura acabou enviando erroneamente, a uma instituição financeira, um único pedido de transferência bancária (de 46,3 milhões de ienes) para a primeira pessoa que estava na lista dos beneficiários. Assim, o malandro da história foi o único beneficiário dessa situação vergonhosa que a cidade está passando agora. Seja verdade ou mentira que o homem gastou todo o dinheiro, só a justiça confirmará em breve.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Fabricante japonesa de semicondutores.

Renesas vai reabrir sua fábrica de chips para atender à demanda por veículos elétricos.


Yamanashi - A empresa japonesa, produtora de semicondutores, Renesas Electronics anunciou recentemente que irá reabrir uma fábrica fechada há 8 anos. O retorno da unidade fabril procura atender ao fornecimento de peças para a crescente demanda por veículos elétricos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Renesas vai reabrir sua fábrica de chips para atender à demanda por veículos elétricos.
A fabricante de semicondutores Renesas irá reabrir sua fábrica em 2024, com o intuito de produzir chips para carros elétricos. Foto: NHK News. 

A fábrica, a ser reaberta, está localizada na província de Yamanashi. Em 2014, a empresa fechou a unidade industrial devido à queda nos negócios. Agora, a matriz informou que pretende reiniciar a produção na fábrica em 2024.

A fabricante Renesas planeja gastar aproximadamente 90 milhões de ienes (US$ 700 milhões), com a introdução de novos equipamentos de produção.

O objetivo da reabertura da unidade é produzir semicondutores de energia, fornecendo e gerenciando eletricidade em veículos elétricos. A Renesas informou que a fábrica irá dobrar a capacidade de produção de chips da empresa para as montadoras.

Nikkey ON!: Pena que só vai recomeçar a operar em 2024! Neste mês de maio, já tem muita gente de folga (desde fábricas de componentes até algumas montadoras de carros) por falta de peças importadas da China. E é uma pena que a unidade a ser reaberta só vai produzir semicondutores para carros elétricos... Que tudo se normalize, o mais rápido possível, nesse mundo de pandemia e guerra.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 17 de maio de 2022

Coronavírus na Coréia do Norte.

Com falta de suprimentos médicos no país, prováveis casos de COVID-19 aumentam entre os norte-coreanos.


Pyongyang -  A mídia estatal de notícias da Coréia do Norte informou nesta segunda-feira, 16 de maio, que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, criticou fortemente seu gabinete de governo por não fornecer, adequadamente, medicamentos aos cidadãos de seu país. Desde semana passada, os casos suspeitos de coronavírus estão aumentando vertiginosamente entre a população norte-coreana.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com falta de suprimentos médicos no país, prováveis casos de COVID-19 aumentam entre os norte-coreanos.
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, é fotografado durante uma reunião emergencial do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte, em 15 de maio. Foto: KCNA / Kyodo News.

Mais de 392.900 novos casos de "febre" foram confirmados durante um período de 24 horas, até o final da tarde de domingo (15 de maio), segundo a Agência Central de Notícias da Coréia do Norte (KCNA). Houve um aumento superior de 90.000 novos casos de "febre" em relação ao dia anterior, sábado. Nesse período, oito mortes foram confirmadas.

A Coréia do Norte já registrou mais de 1,21 milhão de casos de "febre" e um total de 50 mortes, desde que foi confirmado o primeiro caso de COVID-19 no país, ocorrido na última quinta-feira. Como o país se manteve isolado do resto do mundo, o coronavírus só se espalhou na população norte-coreana agora, depois de 2 anos do início global da pandemia.

Com o intuito de estabilizar o fornecimento de medicamentos na capital Pyongyang, o líder Kim Jong Un emitiu uma ordem, como presidente da Comissão Militar Central do partido, para trazer ajuda do campo médico militar do Exército Popular, segundo as notícias do país comunista.

Em Seul, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, expressou solidariedade com a Coréia do Norte, podendo fornecer suprimentos médicos e medicamentos necessários, incluindo vacinas contra COVID-19. Porém, o envio do material médico só vai ser possível se a Coréia do Norte quiser aceitar a ajuda do país vizinho, para conter o surto de coronavírus em andamento na sociedade norte-coreana.

Os kits de teste para COVID-19 e medicamentos, provavelmente, estão em falta na Coréia do Norte. As críticas públicas de Kim, ao seu gabinete de governo, podem ser um sinal de que o descontentamento popular deve crescer em meio ao aumento de infecções pelo coronavírus.

No domingo, a agência de notícias Yonhap, da Coréia do Sul, noticiou que a Coréia do Norte pediu à China suprimentos e equipamentos para o tratamento da COVID-19. Isso pode sinalizar esforços sérios dos norte-coreanos para obter medicamentos do exterior.

Durante uma reunião emergencial do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coréia, feita no domingo, o líder Kim Jong Un criticou fortemente o Gabinete e o setor de saúde pública de seu país. Segundo ele, ambos estão agindo de forma irresponsável de trabalho e incapacidade de organizar/executar as ordens, informou a KCNA.

Apesar de haver uma ordem de liberação imediata no fornecimento de medicamentos, vindos da reserva do estado norte-coreano, os remédios não foram fornecidos adequadamente aos hospitais e postos de saúde da Coréia do Norte. Com isso, o país demorou muito tempo para conter, inicialmente, a rápida transmissão do coronavírus na população. 

Nikkey ON!: Agora, o país, Coréia do Norte, tem que cruzar os dedos (e rezar...) para que a pandemia não termine em uma tragédia nacional.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Fim de um mistério.

Exame de DNA comprova que os ossos encontrados na floresta são da menina desaparecida.


Yamanashi - No último sábado, 14 de maio, a polícia de Yamanashi informou que a amostra de DNA de um fragmento de osso humano, encontrado numa floresta, coincide com o material genético da menina desaparecida há três anos na mesma região.

www.nikkeyon.blogspot.com
Exame de DNA comprova que os ossos encontrados na floresta são da menina desaparecida.
No dia 14 de maio, a polícia de Yamanashi confirmou que os ossos, encontrados na região montanhosa de Doshi, são da menina desaparecida Misaki Ogura. Um exame de DNA comprovou que a menina está realmente morta. Foto: NHK News.

Em setembro de 2019, a estudante Misaki Ogura, de 7 anos, desapareceu misteriosamente de um acampamento na região de Doshi, província de Yamanashi. Naquela época, equipes de busca tentaram procurar a menina desaparecida no meio da mata, mas ninguém conseguiu achá-la até então.

Apenas em 23 de abril deste ano, novas pistas do mistério surgiram. Um homem encontrou alguns ossos humanos no meio das montanhas de Doshi, não muito longe do acampamento onde a menina desapareceu. A polícia foi avisada e novas equipes de busca entraram na floresta atrás de pistas. Em 4 de maio, a polícia encontrou um outro osso, um omoplata, perdido na mata fechada.

Utilizando o omoplata, exames de DNA foram feitos em um laboratório com um fragmento desse osso. De acordo com os resultados,  o material genético do omoplata corresponde ao DNA da menina desaparecida. Com base no laudo médico, a menina Misaki Ogura foi considerada morta.

Durante todo o período de buscas na floresta de Doshi, a polícia também encontrou um par de tênis, uma meia e uma camiseta. Todos esses objetos são os mesmos utilizados pela menina no dia em que ela desapareceu.

A polícia de Yamanashi planeja continuar com a investigação para descobrir as circunstâncias do desaparecimento de Misaki.


Fonte: NHK News. 


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 15 de maio de 2022

Protesto em Okinawa.

Várias pessoas se reúnem em Okinawa, para participar da marcha pela paz.


Naha - Neste sábado, dia 14 de maio, centenas de ativistas pela paz se reuniram na província de Okinawa, para pedir a retirada das bases militares dos Estados Unidos na região. A marcha da paz foi realizada um dia antes do 50ª aniversário da devolução americana das ilhas de Okinawa para o Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Várias pessoas se reúnem em Okinawa, para participar da marcha pela paz.
Participantes da marcha pela paz iniciam a caminhada na cidade de Ginowan, em 14 de maio. Eles protestaram contra a presença das bases militares dos Estados Unidos em Okinawa. Foto: Minako Yoshimoto.

Quase 1.000 pessoas participaram da marcha, organizada pelos sindicatos e pelo Centro Okinawa Heiwa Undo (Movimento pela Paz).

Esta foi a primeira marcha realizada após dois anos de ausência de protestos, devido ao auge da pandemia do coronavírus nos anos anteriores.

Os ativistas percorreram um trecho de 9 quilômetros, iniciando a caminhada no salão cívico da cidade de Ginowan e terminando a marcha na cidade de Okinawa. A escolha do início da marcha em Ginowan, foi devido à presença, na região, da base aérea de Futenma do Corpo dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

"Queremos abrir uma discussão com as pessoas de todo o Japão, sobre o que deve ser feito a respeito da segurança nacional de nosso país", disse Kyoko Higa, uma das organizadoras do movimento.

Durante a marcha, um homem de 45 anos, trabalhador de uma escola primária em Ginowan, expressou sua opinião sobre as bases militares americanas: "me preocupo com os estudantes que convivem diariamente com os helicópteros e aeronaves Osprey em Okinawa, sobrevoando muito próximo do terreno de nossa escola".

Uma outra participante, uma mulher de 57 anos, veio da província de Kanagawa para participar, especialmente, da marcha pela paz em Okinawa. Ela disse o seguinte: "Também vivo perto do perigo em minha comunidade, morando próximo das bases militares dos Estados Unidos nas cidades de Atsugi e Yokosuka. No entanto, acredito que as pessoas em Okinawa estão ainda mais preocupadas, pelo fato do maior perigo que enfrentam".

Em meio aos pedidos do público para a retirada das bases dos Estados Unidos em Okinawa, um homem de 35 anos, da província de Ibaraki, chamou a atenção do repórter do jornal. Ele se juntou à marcha pela paz para protestar contra a invasão russa na Ucrânia. 

Nikkey ON!: Protestam contra os americanos e contra os russos também, mas os japoneses não podem viver sem a ajuda desses dois países... Que dilema! Mas vamos caminhando contra vento...


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 14 de maio de 2022

Queremos nosso dinheiro de volta!

Cidade japonesa processa judicialmente um homem, por ele não devolver o dinheiro do subsídio que recebeu erroneamente.


Yamaguchi - O governo municipal da cidade de Abu, província de Yamaguchi, entrou na justiça contra um homem que recebeu, por engano, 46,3 milhões de ienes (cerca de US$ 359.000) de auxílio emergencial. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Cidade japonesa processa judicialmente um homem, por ele não devolver o dinheiro do subsídio que recebeu erroneamente.
Prefeito da cidade de Abu, Norihiko Hanada, pediu para que um residente do município devolva os 46,3 milhões de ienes de auxílio emergencial que recebeu erroneamente da prefeitura. Foto: Japan Times.

O grande volume de dinheiro, referente à ajuda financeira para os cidadãos do município durante o período da pandemia da COVID-19, foi depositado por engano na conta bancária do homem. Agora, ele se recusa a devolver "a bolada em dinheiro", mesmo sendo processado pelo município onde mora.

No dia 12 de maio, a cidade de Abu entrou com uma ação, na seção da cidade de Hagi pelo Tribunal Distrital de Yamaguchi, contra o homem de 24 anos (não teve seu nome revelado) que não devolveu o subsídio pago a ele erroneamente. 

O enorme montante em dinheiro que o residente recebeu, era para ser depositado nas contas bancárias de 463 famílias do município. Cada família de baixa renda deveria ter recebido, pela prefeitura, o valor de 100.000 ienes (US$ 770), para sobreviver financeiramente durante a pandemia do coronavírus no Japão. O homem também deveria ter recebido os mesmos 100.000 ienes de ajuda, mas ele acabou obtendo, acidentalmente, todo o dinheiro do benefício para ele.

A Assembléia Municipal de Abu aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que leva o caso ao tribunal de justiça, em uma reunião na manhã de 12 de maio. Antes disso, o homem já tinha expressado sua intenção de devolver todo o dinheiro, durante sua presença em uma reunião com membros da prefeitura da cidade. 

No entanto, quando um funcionário da prefeitura o contatou em 21 de abril, o homem simplesmente disse que tinha transferido todo o dinheiro para uma outra conta e que não iria devolver o montante.

Através de uma investigação feita pela prefeitura, descobriu-se que o homem já tinha sacado quase todo os 46,3 milhões de ienes em sua conta. Desde então, a prefeitura não conseguiu mais falar com ele.

"Queremos o dinheiro de volta. O montante apropriado indevidamente é um precioso bem público dos moradores de nossa cidade", disse o prefeito da cidade de Abu, Norihiko Hanada. Ele revelou aos repórteres que a prefeitura de Abu consultou a Polícia da Província de Yamaguchi, com o objetivo de apresentar uma queixa criminal contra o homem.

"Se não conseguirmos receber todo o dinheiro de volta aos cofres públicos, será um enorme fardo para nossa cidade. O município de Abu tem um orçamento anual de aproximadamente 2 bilhões de ienes (US$ 15,5 milhões) para cobrir os custos da administração pública. Me sinto responsável pelo assunto", lamentou o prefeito Hanada.

Quando um repórter do jornal Mainichi visitou a residência do homem que apropriou indevidamente todo o dinheiro do benefício, ele não atendeu ao chamado para uma entrevista.

Depois de um mês do incidente que não tem uma solução aparente, muitas pessoas da cidade de Abu estão indignadas com a situação.

Um senhor de 70 anos disse: "Não gosto que a minha cidade se torne famosa nacionalmente pelo erro que aconteceu. É melhor que o dinheiro todo seja devolvido o mais rápido possível. Espero que a questão seja resolvida sem nenhum dano para a cidade e para o homem, não importando quanto tempo isso leve".

Uma senhora de 70 anos ficou perplexa com o incidente na cidade e disse o seguinte: "A quantia em dinheiro depositada equivocadamente na conta do homem é tão grande que é difícil ter uma noção exata disso. É inconcebível".


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.