Montadoras japonesas começam a investir mais na eletrificação dos "kei jidosha", para estimular as vendas dos EVs.
Tóquio - As duas grandes montadoras japonesas, Nissan Motors e Mitsubishi Motors, decidiram lançar seus primeiros veículos elétricos supercompactos no próximo verão do Japão. Os preços dos lançamentos são comparáveis aos carros movidos a gasolina de mesmo tamanho, podendo animar as vendas desse setor que está relativamente adormecido no país.
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A vantagem para os consumidores está nos subsídios disponíveis nos modelos EV (Electric Vehicles ou Veículos Elétricos). Os subsídios do governo reduzem os preços desse tipo de automóveis e poderão agradar em cheio o público alvo no mercado de elétricos.
Tanto a Nissan como a Mitsubishi são pioneiras no desenvolvimento de veículos elétricos. A falta de qualquer diferença significativa nos preços se traduz, basicamente, em mais opções para os consumidores.
As duas montadoras decidiram reduzir a autonomia de seus EVs supercompactos, com intuito de abaixar os custos de produção. Isso quer dizer que as baterias dos "kei jidosha" (carros Kei) estão menores, podendo só percorrer pequenas distâncias com uma carga completa.
Com a mudança, é possível rodar com o minicarro por até 180 quilômetros, sem o recarregamento da bateria. Isso é bem abaixo de outros veículos elétricos maiores, onde é possível dirigir por até 400 quilômetros sem a necessidade de recarga da bateria. Por causa disso, a venda dos EVs se concentrará principalmente em áreas rurais do Japão, onde os motoristas usarão os carros elétricos para pequenas distâncias, invés de viagens longas.
Outro fator estratégico de vendas dos EVs supercompactos, anunciado em 20 de maio, está no fato de que muitas áreas rurais do Japão terem rede elétrica instalada nas residências.
Em contrapartida, as montadoras afirmam que os potenciais clientes de EVs são pessoas de áreas urbanas. Entretanto, muitas pessoas das cidades japonesas continuam hesitantes em comprar carros elétricos, devido à falta de vários pontos de recarga elétrica de baterias para esse tipo de veículo.
Desde o início dos anos 2000, a indústria automobilística do Japão viu claramente a necessidade de repensar em veículos elétricos. A Mitsubishi lançou o seu primeiro EV em 2009. A Nissan seguiu o exemplo e lançou o seu primeiro modelo totalmente elétrico em 2010.
No entanto, depois de mais de uma década, as vendas de carros elétricos no Japão nunca evoluíram da mesma forma como em outros países. O mercado japonês de EVs representa, até agora, apenas 1% de todos os veículos vendidos no país.
Em contraste com a Alemanha, a venda de EVs representou, aproximadamente, 14% do mercado alemão de carros novos em 2021. Na China, o mercado é de 13% de veículos elétricos e, incluindo também, os híbridos e os movidos à célula de combustível.
Fonte: The Asahi Shimbun.
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