quarta-feira, 4 de maio de 2022

Quero um smartphone!

Segundo uma pesquisa, 51% das crianças japonesas ganham seu primeiro smartphone ainda na escola primária.


Tóquio - Com o avanço da tecnologia, as crianças do Japão estão ganhando seus primeiros smartphones cada vez mais cedo no país. De acordo com uma pesquisa recente, 51,6% do público infantil estão recebendo dos pais o seu primeiro "aparelho celular" antes da adolescência.

www.nikkeyon.blogspot.com
Segundo uma pesquisa, 51% das crianças japonesas ganham seu primeiro smartphone ainda na escola primária.
De acordo com uma pesquisa feita no Japão, as crianças do país estão ganhando, de suas famílias, aparelhos de smartphones cada vez mais cedo.  

Neste ano, o percentual de crianças, com o seu primeiro smartphone, subiu 11,5% em relação à última pesquisa, feita em 2019. Os resultados foram obtidos pela Mobile Marketing Data Labo (MMD Labo), uma empresa de pesquisa de mercado de TI, situada em Tóquio.

De acordo com a mesma pesquisa, 5,8% das crianças bem mais novas, ainda fora do ensino primário ou estudantes do jardim da infância, já receberam de seus pais os seus primeiros smartphones como presente. Isso representa um aumento de 3% em relação ao último estudo, de três anos atrás.

Um funcionário da MMD Labo atribuiu as mudanças dos novos tempos dizendo o seguinte: "mais e mais famílias estão dando smartphones para as crianças como um meio de comunicação e segurança. Muitos dos pequenos fazem algum curso extracurricular, têm aulas de reforço ou frequentam outros lugares durante a semana".

Entretanto, o mesmo funcionário alertou sobre os casos de crianças expostas aos perigos da internet e  redes sociais. Quando inicia a interação com os gadgets, o público infantil pode acidentalmente se envolver em problemas sérios. 

"As famílias precisam sempre conversar com seus filhos, avisando sobre os riscos e criando regras de uso dos aparelhos", disse o funcionário da MMD Labo.

A MMD Labo realizou a pesquisa online entre os dias 21 e 24 de janeiro deste ano. Um total de 1.888 adultos, entre homens e mulheres com idades de 20 a 59 anos, respondeu que os seus filhos foram presenteados com um smartphone, pela primeira vez, a partir de 2021.

Os adolescentes, no ensino fundamental 2, foram o segundo grupo mais comum a ganhar de seus pais, pela primeira vez, um smartphone. Esse grupo representou 28,5% da pesquisa. Em seguida, os pais afirmaram que 12,4% de seus filhos, do ensino médio, ganharam um smartphone pela primeira vez na vida. Outros 1,7% dos pais responderam que seus filhos universitários, ou que fazem outras coisas, ganharam o seu primeiro smartphone apenas nessa fase da vida.

Os motivos que levaram os pais a dar um smartphone para seus filhos tiveram as seguintes respostas livres: meus filhos queriam um smartphone; meus filhos queriam um smartphone porque os outros colegas da mesma idade já tinham um; meus filhos começaram a frequentar cursinho e outras aulas; os pais deram smartphones aos filhos para entrar em contato com a família, através dos aplicativos de mensagens instantâneas.


Fonte: Kyodo News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário