Biden chega ao Japão para sua primeira visita como presidente dos Estados Unidos.
Tóquio - Neste domingo, 22 de maio, Joe Biden chegou ao Japão para sua primeira viagem ao país desde que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos. Sua missão é reforçar a aliança bilateral com o Japão, em meio à assertividade da China, e reafirmar a cooperação americana com os países aliados sobre a guerra da Rússia na Ucrânia.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chega à Base Aérea de Yokota, em Fusa. No local, Biden é recebido pelo atual embaixador americano no Japão, Rahm Emanuel. Foto: AP. |
Uma série de reuniões está programada durante sua visita de três dias ao Japão. Na sua agenda, Biden participará da reunião de cúpula do grupo Quad, envolvendo Japão, Austrália e Índia. Além disso, o presidente americano, provavelmente, terá tempo para conhecer algumas coisas sobre as tradições da cultura japonesa.
Na segunda-feira, Biden se encontrará com o imperador Naruhito no Palácio Imperial, em Tóquio. Depois disso, o presidente americano seguirá para sua primeira cúpula bilateral com o primeiro-ministro Fumio Kishida na State Guest House (Akasaka Palace).
No mesmo dia, Biden lançará a primeira grande iniciativa econômica de seu governo para a região Indo-Pacífico. A proposta visa reforçar a colaboração em questões que vão desde cadeias de suprimentos e padrões de infraestrutura para uma economia digital.
Outro compromisso de Biden será uma reunião com as famílias de cidadãos japoneses sequestrados pela Coréia do Norte, durante às décadas de 1970 e 1980. As famílias esperam o apoio dos Estados Unidos para resolver o problema que, até hoje, não foi solucionado.
Ainda na segunda-feira, Biden participará de um jantar oferecido por Kishida no Happoen Garden, em Tóquio. O local é conhecido por seu belo jardim em estilo japonês e também conta com casas de chá, bonsais e um lago.
Na terça-feira, Biden e Kishida se juntarão com outros membros do Quad para a segunda reunião de cúpula presencial. As quatro principais democracias do Indo-Pacífico (Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália) buscam avançar seu compromisso com um "Indo-Pacífico livre e aberto".
A visita anterior de Biden ao Japão ocorreu em 2013, quando ele era vice-presidente do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A esposa de Biden, a primeira-dama americana Jill Biden, não veio ao Japão com o marido, mas ela já esteve no país, em 2021, para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário