Rede Yoshinoya recusa um estudante "estrangeiro" em seu processo seletivo e provoca polêmica.
Tóquio - Nesta sexta-feira, 6 de maio, a rede japonesa de restaurantes Yoshinoya divulgou uma nota para a imprensa explicando um mal entendido envolvendo a empresa e um estudante universitário. Segundo a mídia, a rede Yoshinoya recusou a inscrição do jovem, cujo estudante para ser um estrangeiro, em seu processo de recrutamento para novos funcionários.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A rede de restaurantes Yoshinoya se envolveu numa polêmica, em um processo de recrutamento de funcionários no Japão. Foto: Kyodo. |
De acordo com um recrutador do departamento pessoal da Yoshinoya Company, a recusa da inscrição se baseou nas informações fornecidas pelo estudante. Pelo que parece, o jovem estrangeiro é educado no Japão, mas não tem autorização para trabalhar no país. Para aceitar a inscrição do estudante, seria necessário que ele já tivesse o visto de trabalho para participar do processo seletivo. A rede de restaurantes não se responsabiliza com o processo de obtenção de visto de trabalho para seus futuros funcionários de origem estrangeira.
A polêmica veio à tona no Japão depois que o estudante, recusado no processo de recrutamento, postou uma mensagem em sua conta no Twitter, discutindo o assunto nas redes sociais. O jovem, cujo o nome não foi revelado, informou em seu tweet que ele é um cidadão japonês. Nikkey ON!: Estrangeiro ou japonês? Vai saber quem está com a razão...
Algumas semanas atrás, um outro incidente, envolvendo a rede Yoshinoya, provocou uma reação negativa com o público feminino do Japão. Um diretor-gerente foi demitido da companhia depois que ele fez comentários inadequados sobre mulheres jovens, em uma palestra universitária.
A Yoshinoya Holdings esclareceu que o recrutador da companhia cancelou a inscrição do estudante para a próxima etapa, após a triagem de informações básicas de cada candidato. Através de um e-mail, o responsável pelo recrutamento informou ao estudante o seguinte: "É extremamente difícil, para um estrangeiro, obter um visto de trabalho. Além disso, existe a possibilidade de você (o estudante no caso) não conseguir o visto a tempo para ingressar na empresa, mesmo lhe oferecendo um emprego".
Em seu site de recrutamento, a Yoshinoya Company afirma que "continua a promover ativamente os funcionários estrangeiros com o objetivo de revitalizar a organização".
Segundo um funcionário da rede Yoshinoya, a empresa vem dando respostas semelhantes, desde janeiro de 2021, para alguns candidatos a emprego que são estrangeiros e não possuem visto de trabalho no Japão. "Não havia outra alternativa, a não ser recusar a inscrição do candidato estrangeiro para a próxima etapa da seleção. Isso faz parte de todo processo de oferta de emprego", disse o funcionário.
No entanto, a rede Yoshinoya deveria ter explicado, com antecedência, que um estrangeiro com um visto de trabalho era um pré-requisito necessário no ato da inscrição do processo de recrutamento, acrescentou o funcionário da companhia. "Pedimos as nossas sinceras desculpas", disse ele.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário