quinta-feira, 5 de maio de 2022

Hóspede sem "semancol".

Hotel leva ex-hóspede a justiça por cozinhar caranguejos dentro do quarto.


Tóquio - Se você já esteve hospedado em um hotel alguma vez, talvez tenha percebido alguns avisos importantes dentro do quarto e que devem ser obedecidos. Alguns exemplos: "não fume dentro do quarto"; "não faça barulho"; "faça silêncio durante a noite" ou "não deixe restos de comida no frigobar após desocupar o quarto". Acredito que qualquer hóspede irá respeitar as regras do quarto para não haver confusão com os funcionários do hotel após o check-out, certo? Ou isso dependerá de cada pessoa e em que ela está pensando no momento que se paga pelo serviço do hotel? 

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Hotel leva ex-hóspede a justiça por cozinhar caranguejos dentro do quarto.
Você usaria uma chaleira elétrica para cozinhar caranguejos? Um hóspede de hotel não pensou duas vezes e resolveu usar o aparelho de seu quarto para saciar a sua vontade de comer frutos do mar.  

Pois bem, um caso recente que foi parar na justiça, entre um hotel e um ex-hóspede, gerou uma discussão na internet do Japão.

Conforme um site de notícias sobre o direito civil do Japão, Bengoshi.com, um hotel (que não teve o nome mencionado na matéria) estava exigindo uma indenização de 40.000 ienes (ou US$ 308) de um hóspede que infringiu as regras e o bom senso. Durante sua estadia de vários dias, o hóspede usou a chaleira elétrica do quarto para cozinhar caranguejos, matando a sua fome e deixando o ambiente todo "perfumado" com frutos do mar.

O hotel informou que a cozinha improvisada dentro do quarto causou um forte odor de difícil limpeza e impediu, por vários dias, de alugar o espaço para outros hóspedes. O acusado contestou a versão dizendo que o hotel estava exagerando e era improvável que aquele quarto ficaria alugado todos os dias após o seu check-out.

Tentando resolver a situação de uma forma mais rápida, o hotel propôs que o ex-hóspede pagasse, pelo menos, 17.000 ienes (US$ 130) para desodorizar o quarto e mais 5.000 ienes (US$ 39) para a compra de uma nova chaleira elétrica. No entanto, o ex-hóspede continuou contestando o caso e afirmou que não pagaria as coisa que o hotel reclamava na justiça. O acusado alegou que deixou ligado o exaustor do quarto durante o cozimento dos caranguejos e que não havia regras por escrito, no local, contra ferver crustáceos dentro de uma chaleira elétrica.

O tribunal de opinião pública da internet ficou a favor do hotel nesta questão. O público da internet percebeu que, simplesmente, "o hóspede não tinha nenhuma perna de caranguejo para se apoiar em suas palavras". Os comentários foram os seguintes:

- "Estou feliz por não ter um hotel";

- "Me assusta saber que algumas pessoas fazem esse tipo de coisa";

- "Não há problemas em cozinhar dentro do quarto de hotel porque ninguém disse para não fazer isso. Essa é a lógica típica dos idiotas";

- "Nunca veio na minha mente em colocar outra coisa além de água, dentro de uma chaleira elétrica";

- "Se o hotel não tivesse uma placa que proibisse de escrever nas paredes do quarto, você escreveria?Então, o bom senso diz que você não deve escrever nas paredes mesmo sem aviso";

- "Quando você fica hospedado em um hotel, não tem funcionários que fazem as refeições para os hóspedes?";

- "Já ouvi dizer que alguns hóspedes usam a chaleira elétrica do quarto para fever e limpar as roupas íntimas. Sabendo disso, eu jamais uso a chaleira do hotel para fazer chá";

- "É possível cozinhar caranguejos dentro de uma chaleira elétrica?"

É surpreendente que a chaleira elétrica de um hotel tenha o tamanho e a quantidade de calor suficiente para cozinhar caranguejos. Pelo jeito, o hóspede (da história) estava com muita vontade de comer os crustáceos e não se importou de usar uma simples chaleira elétrica.

Quanto à responsabilidade legal, o site Bengoshi.com conversou com um advogado para explicar sobre o caso entre o hotel e o hóspede. Analisado a história, o advogado disse: "o indivíduo que cozinhou os caranguejos na chaleira elétrica do quarto de hotel está sujeito a qualquer dano causado por sua atitude. Em primeiro lugar, ao alugar um quarto, o hotel firma um contrato com o hóspede. Firmado o contrato, uma das obrigações do hóspede é de não se envolver em comportamentos que possam danificar o quarto e as coisas que estão dentro do quarto onde vai ficar hospedado".

Além disso, qualquer pessoa com bom senso usaria, de forma normal, a chaleira elétrica para ferver a água e preparar um café ou um chá quente. Portanto, pessoas que usam a chaleira elétrica para qualquer finalidade anormal (como limpar roupas íntimas ou ferver animais vivos) é responsável por danos causados à propriedade do hotel no referido ato, explicou o advogado.


Fonte: Japan Today.


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