Rússia pode suspender as importações de frutos do mar do Japão.
Tóquio - Nesta sexta-feira, 29 de setembro, o Ministro de Pescas do Japão, Ichiro Miyashita, informou que o Japão irá apelar se a Rússia suspender a importação dos pescados japoneses.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O governo japonês informou nesta sexta-feira, 29 de setembro, que irá apelar se a Rússia suspender a importação de frutos do mar vindos do Japão. Foto: NHK News. |
Na última terça-feira, 26 de setembro, as autoridades russas de saúde disseram que estão analisando uma possível suspensão na compra de alimentos, de origem marítima, vindos do Japão. Em 24 de agosto, a China iniciou a proibição da importação desses produtos japoneses, devido à liberação, no mar, da água tratada da usina nuclear de Fukushima.
Miyashita disse aos repórteres que o governo russo pediu mais informações ao Japão, sobre a quantidade de trítio radioativo na água liberada no mar. Além disso, a Rússia também quer saber os métodos japoneses de teste, para substâncias radioativas, em frutos do mar destinados à exportação. o ministro japonês informou que o governo do Japão está disposto a atender ao pedido russo, de maneira altamente transparente.
De acordo com o ministro, os produtos marinhos japoneses, com destino à Rússia, representaram apenas 0,1% do total das exportações japonesas de frutos do mar em 2022.
"O Japão instará a Rússia, sobre a liberação marítima da água tratada de Fukushima, baseando-se em evidências científicas", disse Miyashita. Ele prometeu trabalhar para dissuadir a Rússia, evitando uma possível proibição da importação dos pescados japoneses no mercado russo.
Fonte: NHK News.