sábado, 30 de setembro de 2023

Russos não querem os pescados japoneses?

Rússia pode suspender as importações de frutos do mar do Japão.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 29 de setembro, o Ministro de Pescas do Japão, Ichiro Miyashita, informou que o Japão irá apelar se a Rússia suspender a importação dos pescados japoneses.

www.nikkeyon.blogspot.com
Rússia pode suspender as importações de frutos do mar do Japão.
O governo japonês informou nesta sexta-feira, 29 de setembro, que irá apelar se a Rússia suspender a importação de frutos do mar vindos do Japão. Foto: NHK News.

Na última terça-feira, 26 de setembro, as autoridades russas de saúde disseram que estão analisando uma possível suspensão na compra de alimentos, de origem marítima, vindos do Japão. Em 24 de agosto, a China iniciou a proibição da importação desses produtos japoneses, devido à liberação, no mar, da água tratada da usina nuclear de Fukushima.

Miyashita disse aos repórteres que o governo russo pediu mais informações ao Japão, sobre a quantidade de trítio radioativo na água liberada no mar. Além disso, a Rússia também quer saber os métodos japoneses de teste, para substâncias radioativas, em frutos do mar destinados à exportação. o ministro japonês informou que o governo do Japão está disposto a atender ao pedido russo, de maneira altamente transparente.

De acordo com o ministro, os produtos marinhos japoneses, com destino à Rússia, representaram apenas 0,1% do total das exportações japonesas de frutos do mar em 2022.

"O Japão instará a Rússia, sobre a liberação marítima da água tratada de Fukushima, baseando-se em evidências científicas", disse Miyashita. Ele prometeu trabalhar para dissuadir a Rússia, evitando uma possível proibição da importação dos pescados japoneses no mercado russo.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Suspense nas bolsas de valores do mundo.

Negociações das ações do Grupo Evergrande são suspensas na bolsa de Hong Kong.


Pequim - Nesta quinta-feira, 28 de setembro, a bolsa de valores de Hong Kong afirmou que suspendeu, temporariamente, as negociações das ações da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande Group. Os motivos da interrupção, de compra e venda das ações, ainda não foram revelados.

www.nikkeyon.blogspot.com
Negociações das ações do Grupo Evergrande são suspensas na bolsa de Hong Kong.
As negociações das ações da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande Group foram temporariamente suspensas na bolsa de valores de Hong Kong. O grupo chinês vem enfrentando graves problemas financeiros. Foto: NHK News.

Desde a abertura da bolsa de Hong Kong, a negociação das ações da Evergrande já estava suspensa. Segundo informações, as ações da empresa de gestão imobiliária e de uma fabricante de veículos elétricos, sob o amparo do Grupo Evergrande, também foram suspensas nas negociações do dia.

O grande grupo chinês tem um endividamento colossal e vem enfrentando dificuldades financeiras para honrar seus compromissos. No mês passado, em agosto, a Evergrande pediu proteção contra falência nos Estados Unidos, mas as negociações com os credores não avançaram.

Relatos da mídia chinesa noticiaram que vários ex-executivos do Grupo Evergrande, incluindo o ex-CEO Xia Haijun, foram detidos pelas autoridades chinesas.

O canal de notícias financeiras Bloomberg informou que o fundador e presidente do  grupo empresarial chinês, Hui Ka Yan, está sendo monitorado pela polícia da China.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Projeto Torch Tower.

 Começa a construção do edifício mais alto do Japão.


Tóquio -  O maior prédio do Japão está sendo construído em Tóquio. Chamado de Torch Tower, o arranha-céu será o mais alto da cidade, medindo 385 metros de altura.

www.nikkeyon.blogspot.com
Começa a construção do edifício mais alto do Japão.
O maior edifício do Japão está sendo construído nas proximidades da estação de Tóquio. Previsto para ficar pronto em 2028, o prédio terá 385 metros e contará com 62 andares acima so solo e mais quatro andares no subsolo. Foto: NHK News.

A responsável pela obra, a incorporadora imobiliária Mitsubishi Estate, realizou uma cerimônia de início da construção nesta quarta-feira, 27 de setembro, juntamente com seus parceiros no projeto.

O presidente da incorporadora, Atsushi Nakajima, informou que o título de arranha-céu mais alto do Japão é apenas simbólico: "Nós criaremos o edifício mais atraente do país".

Quando o novo edifício estiver pronto em 2028, ele terá um total de 62 andares acima do solo e quatro andares no subsolo. Por dentro, haverá vários escritórios de trabalho para até 20 mil trabalhadores. Além disso, contará com apartamentos residenciais, um hotel de luxo e um salão de eventos com capacidade para até 2.000 pessoas.

A construção do Torch Tower faz parte de redesenvolvimento do entorno da área da estação de Tóquio. Em março deste ano, um edifício de 45 andares foi inaugurado na capital, com vários escritórios e instalações comerciais. Outras construções também estão em andamento na região.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Só carros elétricos no futuro.

Nissan anuncia que só terá veículos elétricos na Europa até 2030.


Tóquio - A Nissan Motors anunciou na segunda-feira, 25 de setembro, um objetivo ousado em sua estratégia de veículos elétricos na Europa: a empresa planeja vender apenas "EVs" no mercado europeu até 2030.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nissan anuncia que só terá veículos elétricos na Europa até 2030.
A Nissan Motors anunciou na segunda-feira que planeja comercializar apenas veículos elétricos na Europa até o ano 2030. Foto: NHK News.

A montadora japonesa afirmou que dos mais de um milhão de veículos elétricos vendidos globalmente, um terço das vendas foi registrada na Europa. Aparentemente, a empresa espera ficar à frente da concorrência, à medida que o continente europeu acelera sua mudança de mercado para veículos elétricos.

A medida, tomada pela Nissan, ocorre num momento em que a União Européia e o Reino Unido estão revendo suas restrições de venda de veículos com motores de combustão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Luta contra o aumento do custo de vida.

Anunciado o novo pacote de estímulo para a economia japonesa.


Tóquio - Na noite desta segunda-feira, 25 de setembro, o primeiro-ministro Fumio Kishida revelou, durante uma coletiva de imprensa, o esboço do novo pacote de estímulo para a economia do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Anunciado o novo pacote de estímulo para a economia japonesa.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, anunciou, nesta segunda-feira, o esboço do novo pacote de estímulo para a economia japonesa. Foto: NHK News. 

Kishida disse que seu governo pretende encorajar novos investimento na área empresarial e no aumento dos salários. Para que isso ocorra, medidas serão tomadas, como a redução de impostos e dos encargos sociais.

"Superamos a pandemia do coronavírus. Agora, nós estamos lutando contra a alta dos preços. Queremos implementar medidas econômicas capaz de devolver ao povo, e de forma adequada, o aumento das receitas fiscais do governo, que é resultado do crescimento da economia do país", disse Kishida.

Espera-se que o novo pacote de estímulos inclua reduções fiscais para investimentos feitos dentro do país, como em áreas estratégicas e essenciais. Um exemplo é a área de produção de semicondutores no Japão.

O governo japonês pretende discutir o novo pacote de estímulos com os partidos no poder. O objetivo é finalizar os detalhes do pacote até o final do próximo mês, em outubro.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Princesa doente no hotel.

Princesa japonesa testa positivo para o coronavírus.


Tottori - Neste domingo, 24 de setembro, a Agência da Casa Imperial do Japão informou que a princesa Kako foi diagnosticada com COVID-19.

www.nikkeyon.blogspot.com
Princesa japonesa testa positivo para o coronavírus.
Foto tirada no último sábado, 23 de setembro. A princesa Kako está na cidade de Tottori e, neste domingo, ela foi diagnosticada com COVID-19. Kako precisou cancelar seus compromissos na cidade e permanecerá em repouso num hotel. Foto: NHK News.

Kako é a filha mais nova do príncipe herdeiro e da princesa Akishino. Segundo o boletim da Casa Imperial, a princesa sentiu um desconforto na garganta durante a noite de sábado. No dia seguinte, ela amanheceu com febre.

Um teste de antígeno foi feito na princesa, confirmando que ela está infectada com o vírus da COVID-19.

Cumprindo sua agenda de compromissos, a princesa Kako está visitando a cidade de Tottori, província de mesmo nome. No domingo, ela participaria de uma apresentação de linguagem de sinais, realizada pelos estudantes do ensino médio da cidade de Tottori. Entretanto, sua participação no evento foi cancelada na última hora.

De acordo com a Agência da Casa Imperial, a princesa deverá permanecer hospedada em um hotel da cidade, até se recuperar da doença. A previsão é que ela fique em Tottori até quinta-feira, 28 de setembro.

No dia 14 de setembro, o irmão da princesa Kako, o príncipe Hisahito, também foi diagnosticado com vírus da COVID-19. Ele ficou em repouso em sua residência, durante o último feriado prolongado no Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 24 de setembro de 2023

Encontrei uma barata na cozinha.

Barata e lesma são encontradas na merenda de uma escola em Kyushu.


Kumamoto - Na primeira quinzena de setembro, pequenos bichos foram encontrados na merenda de uma escola primária do município de Yamaga, província de Kumamoto, informou o Conselho Municipal de Educação da cidade.

www.nikkeyon.blogspot.com
Barata e lesma são encontradas na merenda de uma escola em Kyushu.
Foto da barata no arroz cozido, encontrada no horário do almoço da Escola Primária Kamoto, em 1ª de setembro. Foto: Diretoria municipal de educação em Yamaga. 

Os alunos da Escola Primária Kamoto, aparentemente, encontraram uma barata e uma lesma no arroz cozido, durante o horário que serviam o almoço. Os dois bichos foram encontrados em datas diferentes, sendo que os estudantes evitaram de comer os alimentos contaminados nesses dias.

Os incidentes foram relatados em uma reunião dos membros da assembléia municipal, em 21 de setembro. De acordo com a diretoria municipal de educação, uma barata, com 1 cm de tamanho, e uma lesma, de 1,5 cm de tamanho, foram encontradas no arroz cozido das caixas térmicas. A barata foi encontrada no dia 1ª de setembro e a lesma no dia 15 de setembro.

Em ambos dias, a diretoria acredita que o arroz foi contaminado durante o cozimento, no centro de preparo de merendas escolares da rede municipal de ensino Kamoto.

Além das escola primária, o mesmo centro também prepara merendas escolares para um total de 800 alunos e funcionários da escola ginasial Kamoto e da escola municipal para estudantes de necessidades especiais Kamotoinada. A escola primária e ginasial pararam de servir o arroz cozido imediatamente, após constatar as contaminações no dia 1 e 15. Entretanto, cerca de 120 alunos da escola para estudantes de necessidades especiais não souberam a tempo do caso da lesma, realizando normalmente as refeições no dia 15 de setembro.

A diretoria municipal de educação informou que estava planejando desinfetar o centro de preparo de merendas escolares, após as descobertas de bichos no arroz cozido.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 23 de setembro de 2023

"Dormindo em pé".

Empresa japonesa lança uma cápsula para dormir verticalmente.


Sapporo - Não é de hoje que o Japão é conhecido como o país de longas horas de trabalho, onde os empregados dão o sangue para as empresas. Com pouco tempo para dormir, muitos japoneses acabam cochilando dentro de trens, debruçados em mesas de trabalho e, até mesmo, no chão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Empresa japonesa lança uma cápsula para dormir verticalmente.
Lançamento da cápsula para dormir verticalmente "Giraffenap", ocorrido em Sapporo, província de Hokkaido, em agosto deste ano. Foto: Satoshi Shinden.

Pensando nesse "costume japonês", uma empresa do norte do Japão criou um novo produto para aqueles que cochilam fácil em qualquer lugar: uma cápsula para dormir verticalmente.

A cápsula "Giraffenap" (Cochilo da Girafa, em português) é uma criação da Koyoju Plywood Corporation, empresa com sede em Asahikawa, Hokkaido. O móvel cilíndrico pode ser instalado no escritório, ou em qualquer outro lugar, pois ocupa pouco espaço: apenas dois tatames (cerca 3,2 metros quadrados).

A novidade será vendida em duas versões: "Spacia" (lembra uma nave espacial futurística) e "Forest" (modelo rústico, feito com madeira de larício japonês). O preço das cápsulas "Giraffenap" será em torno de 3 milhões de ienes (US$ 20.300), com lançamento no mercado para este inverno (entre dezembro e janeiro).

Medindo apenas 2,5 metros de altura e 1,2 metro de diâmetro, os claustrofóbicos poderão não gostar da cápsula, preferindo tirar uma soneca no sofá da empresa. O peso do produto varia entre 270 e 320 kg.

Por dentro, a cápsula possui saliências acolchoadas para apoiar as solas dos pés, canelas, cintura e cabeça. O fabricante promete que o usuário consegue tirar uma "soneca revigorante" na posição vertical.

A postura que o usuário dorme no "Giraffenap" permite uma postura menos estressante na cintura (melhor do que ficar caído de bruços sobre a mesa), permitindo um sono moderadamente profundo, informou a empresa. Além disso, as versões possui uma tomada elétrica para recarregar a bateria de um smartphone ou de outros dispositivos eletrônicos.

A Koyoju Plywood surgiu com o projeto de sua cápsula, depois que soube de uma patente de uma outra cápsula de dormir verticalmente, detida pelo fornecedor de móveis de escritório Itoki Corporation. 

"Queríamos desenvolver um produto único. Esperamos que o Giraffenap seja utilizado por empresas que pretendem maximizar o desempenho empresarial, permitindo ativamente que os trabalhadores tirem uma soneca", disse o presidente da Koyoju Plywood, Hironari Yamaguchi, durante uma coletiva de imprensa.


Fonte: The Asahi Shimbun.

  
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Cinquenta anos de relações diplomáticas.

Príncipe e princesa Akishino do Japão visitam o Vietnã.


Hanói - Desde quarta-feira, 20 de setembro, que o príncipe herdeiro do Japão e a princesa Akishino estão visitando o Vietnã, no sudeste asiático. O casal está na capital Hanói, comemorando as celebrações dos 50 anos das boas relações diplomáticas entre os dois países.

www.nikkeyon.blogspot.com
Príncipe e princesa Akishino do Japão visitam o Vietnã.
Príncipe herdeiro do Japão e a princesa Akishino participam de eventos de boas-vindas no Vietnã, durante os 50 anos de boas relações diplomáticas entre os dois países. Foto: NHK News.

Nesta quinta-feira, o casal visitou o mausoléu de Ho Chi Minh, local onde abriga os restos mortais do líder do movimento de independência do Vietnã. Eles fizeram saudações e depositaram uma coroa de flores em um monumento.

Logo depois, o príncipe e a princesa foram levados para o jardim do gabinete presidencial do Vietnã. Nesse local, eles foram recebidos pela vice-presidente do país, Vo Thi Anh Xuan.

Durante o encontro, a vice-presidente do Vietnã disse ao casal que a ilustre visita seja benéfico e contribua para uma relação amigável entre o Vietnã e o Japão. O príncipe Akishino ficou profundamente grato pelo convite e pela boa recepção do governo vietnamita. Em seguida, o casal participou de um almoço de boas-vindas com autoridades do país.

O príncipe japonês espera aproveitar a viagem para refletir sobre a história de intercâmbio entre o Japão e o Vietnã. Ele quer estar perto e interagir com pessoas que irão moldar os próximos 50 anos, aprofundando o entendimento da relação entre japoneses e vietnamitas.

No final do dia, o príncipe e a princesa Akishino participaram de uma cerimônia, celebrando os 50 anos de amizade e boas relações diplomáticas entre os dois países.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Mais turistas de fora.

O número de visitantes estrangeiros continua a crescer, em agosto, no Japão.


Tóquio - A Organização Nacional de Turismo do Japão informou, esta semana, que o número de turistas estrangeiros no país ultrapassou os 2 milhões de pessoas em agosto. Esse foi o terceiro mês consecutivo de alta.

www.nikkeyon.blogspot.com
O número de visitantes estrangeiros continua a crescer, em agosto, no Japão.
O número de visitantes estrangeiros no Japão voltou a crescer nos últimos meses, segundo a Organização Nacional de Turismo. Foto: NHK News. 

De acordo com a estimativa, mais de 2,1 milhões de visitantes do exterior entraram no Japão em agosto. O número de turistas se recuperou para cerca de 85% da quantidade registrada em agosto de 2019. É a primeira vez, após 4 anos, que um registro mensal excede 80%, comparável aos tempos pré-pandemia.

Por países, a Coréia do Sul foi responsável pelo maior número de visitantes no Japão, com um total de 569.100 pessoas em agosto. Em segundo lugar está Taiwan, com 396.300 visitantes. Em terceira posição está a China continental, com um total de 364.100 turistas. E em quarta posição, aparece Hong Kong com 206.300 pessoas no país.

O número de visitantes provenientes da China continental, em agosto deste ano, só correspondeu a 36% do total de chineses no Japão em agosto de 2019. A causa, dessa baixa leva de  turistas chineses no país, deve-se a recente liberação de viagens em grupos ao Japão. As restrições do governo chinês valeram até o final de julho.

O governo japonês acredita que a entrada de mais turistas chineses irá continuar crescendo no país. No final de setembro haverá um feriado prolongado na China, chamado de "Dia Nacional da China". Os japoneses estão confiantes que vários chineses, com sede de consumo, estarão visitando o Japão nos próximos dias.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Competição de gigantes.

Abóboras gigantes, de várias partes do Japão, participam de um concurso em Kagawa.


Takamatsu - No último domingo, 17 de setembro, foi realizado uma competição anual de abóboras gigantes, ocorrido na ilha de Sodoshima, região oeste do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Abóboras gigantes, de várias partes do Japão, participam de um concurso em Kagawa.
Competição anual de abóboras gigantes de Tonosho, província de Kagawa. Este ano, quarenta e seis abóboras gigantes participaram do concurso, com competidores de várias partes do Japão. Foto: NHK News.

Esta foi a 37ª edição do concurso na cidade de Tonosho, província de Kagawa. Quarenta e seis abóboras gigantes participaram do evento, contando com participantes da região e de outras províncias, como Yamanashi e Nagano.

Algumas abóboras eram tão grandes que foi preciso de uma empilhadeira para carregá-las até a balança. Após a pesagem de todas abóboras competidoras, a primeira colocada foi uma que pesava 505,7 quilos, com 419 centímetros de circunferência.

O dono da abóbora campeã é o produtor Dai Hashimoto, da cidade de Minami Awaji, província de Hyogo. Para ser o vencedor do concurso, Hashimoto explicou que controlou a rega com cuidado, evitando que as altas temperaturas deste ano apodrecessem o grande legume. Esta foi a oitava vez que o vencedor de 2023 participa da competição, saindo vitorioso pela primeira.

Agora, depois de vencer no Japão, Hashimoto  poderá participar do concurso internacional de abóboras gigantes, agendado para outubro, na costa oeste dos Estados Unidos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

China não quer os pescados do Japão.

Importações chinesas, de frutos do mar do Japão, caem drasticamente em agosto.


Tóquio - Em agosto, a China decidiu suspender a compra de frutos do mar provenientes do Japão, provocando uma queda de dois terços nas importações desses produtos no país. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Importações chinesas, de frutos do mar do Japão, caem drasticamente em agosto.
Com a suspensão das importações de frutos do mar do Japão, o governo japonês registrou uma queda superior a 67% de vendas, comparando com o mesmo período do ano passado. Foto: NHK News.

O governo chinês interrompeu as importações dos pescados japoneses de forma brusca, depois que o governo do Japão autorizou a liberação da água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar.

Isso corresponde a uma queda superior a 67%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A queda foi muito mais acentuada em agosto, do que a queda de aproximadamente 30% em julho.

Na segunda-feira, 18 de setembro, as autoridades alfandegárias da China informaram que o valor das importações de pescados japoneses, em agosto, foi de 149 milhões yuans (cerca de US$ 20,4 milhões).

Durante o mês de agosto, o governo da China impôs a suspensão das importações dos frutos do mar vindos do Japão. A decisão chinesa foi em resposta à liberação da água radioativa tratada da usina de Fukushima no mar, iniciada em 24 de agosto.

O Ministério da Agricultura e Pesca do Japão afirmou que a China é a maior compradora mundial dos pescados japoneses. No ano passado, as exportações de frutos do mar, para os chineses, renderam cerca de US$ 590 milhões.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON!: Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Carnaval em Tóquio.

Após um hiato de 4 anos, o famoso desfile japonês de carnaval retorna em Asakusa.


Tóquio - Neste domingo, 17 de setembro, foi realizado o desfile de carnaval de Asakusa, marcando o fim dos eventos de verão em Tóquio. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Após um hiato de 4 anos, o famoso desfile japonês de carnaval retorna em Asakusa.
Carnaval de Asakusa, em Tóquio: após um hiato de 4 anos, o tradicional desfile de samba retorna em 2023, pela rua Kaminarimon do distrito de Asakusa. Foto: Kyodo News.

Depois de um hiato de 4 anos sem o tradicional desfile, devido à pandemia da COVID-19, a principal rua de Asakusa se encheu de alegria, com sons de música brasileira e percussão explosiva, atraindo cerca de 300.000 espectadores.

Mais de 2.500 pessoas fantasiadas, em 16 grupos de samba, dançaram e cantaram músicas de carnaval, enquanto desfilavam pela Rua Kaminarimon. Os passistas passaram em frente do portão histórico de Asakusa, que leva ao popular Templo Sensoji.

O evento deste ano foi reduzido em relação aos anos anteriores, com percurso do desfile mais curto e sem o típico formato de concurso, como no carnaval do Rio de Janeiro. Além disso, as escolas de samba não tinham carros alegóricos para o desfile.

Desde o seu início em 1981, o carnaval de Asakusa tornou-se um grande evento, devido ao apoio dos amantes de festivais locais. O comitê organizador considera o desfile de Tóquio como o maior carnaval brasileiro do Hemisfério Norte. Em 2019, o evento atraiu cerca de 500.000 espectadores.

Nobuyuki Suwa, presidente do comitê organizador do Carnaval de Asakusa, explicou que há mais de um ano, quando os preparativos começaram, foi decidido reduzir o evento. A decisão foi tomada devido à estagnação da economia japonesa, provocada pela pandemia, e aos desafios enfrentados para garantir o financiamento do desfile. Também há uma diminuição no número dos membros participantes, como percussionistas e dançarinos.

Quando o evento foi realizado pela primeira vez nos anos 80, pela associação de lojas em Asakusa, a intenção era revitalizar a área com algo diferente. Os primeiros organizadores queriam celebrar o Carnaval do Rio de Janeiro em Tóquio, com o mesmo espírito de celebração dos brasileiros. Chegando a visitar o Brasil, eles queriam vivenciar a atmosfera única do desfile de carnaval no Japão. Assim, foi possível trazer e adaptar o espírito vibrante do desfile brasileiro para os japoneses, alegrando as ruas de Asakusa.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 17 de setembro de 2023

Japoneses querem ajudar.

Japão promete ajuda emergencial ao Marrocos e Líbia.


Tóquio - Na última semana, o governo do Japão informou que oferecerá ajuda humanitária de emergência ao Marrocos, país atingido por um devastador terremoto, e à Líbia, atingida por chuvas torrenciais e inundações.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão promete ajuda emergencial ao Marrocos e Líbia.
Na última sexta-feira, o governo do Japão prometeu oferecer ajuda humanitária de emergência ao Marrocos, destruída por um terremoto, e à Líbia, devastada por chuvas e inundações. Foto: Euronews. 

A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, disse aos repórteres, na sexta-feira, que a ajuda ao Marrocos custará 3 milhões de dólares.  Ela explicou que abrigos e comidas serão fornecidos através da Federação Internacional das seguintes Sociedades: Cruz Vermelha, Crescente Vermelho e ONGs japonesas.

O terremoto que atingiu o Marrocos, em 8 de setembro, deixou mais de 2.900 mortos. Muitos sobreviventes perderam suas casas e precisam urgentemente de apoio.

Para a Líbia, o Japão fornecerá tendas, cobertores e outros suprimentos de emergência através da JICA, a Agência Japonesa de Cooperação Internacional.

As fortes chuvas na Líbia causaram inundações devastadoras, destruindo várias comunidades.

Kamikawa também disse que o governo japonês apoiará o povo do Marrocos e da Líbia. Ela acrescentou que o Japão está pronto para estudar a assistência emergencial, tendo em conta as necessidades de segurança humana após as catástrofes.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 16 de setembro de 2023

País de super-idosos.

Número de centenários no Japão bate recorde em 2023.


Tóquio - Em 18 de setembro deste ano é celebrado o dia do respeito ao idoso no Japão. Em comemoração da data dos idosos, e por curiosidade, o Ministério da Saúde e Bem-Estar informou que o número de centenários  atingiu mais de 92 mil pessoas. Este é o 53ª ano consecutivo de alta, no número de pessoas com mais de 100 anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de centenários no Japão bate recorde em 2023.
O Ministério da Saúde e Bem-Estar do Japão informou nesta sexta-feira, 15 de setembro, que o número de centenários atingiu mais de 92 mil pessoas no país. É o 53ª ano consecutivo de alta na população centenária do Japão. Foto: NHK News.

Até esta sexta-feira, 15 de setembro de 2023, o número de centenários no Japão totalizou 92.139 pessoas, sendo um aumento de 1.613 centenários em relação aos dados de 2022. Esse número vem aumentado desde 1970, quando havia apenas 310 centenários no país.

Em 2023, as mulheres centenárias representam 88,5% do total, com 81.589 idosas. Já os homens centenários representam 11,5% do total, com 10.550 idosos.

Entre os mais velhos do Japão, destaca-se a japonesa Tatsumi Fusa, de 116 anos, residente na província de Osaka. No caso dos homens, o japonês mais velho é Sonobe Gisaburo, de 111 anos, morador da província de Chiba.

Por regiões, Shimane é a província com maior proporção de centenários no Japão. Há 155 centenários por cada 100 mil pessoas na província. É o 11ª ano consecutivo que a província fica no topo da lista. Depois de Shimane, vem as províncias de Kochi e Tottori, respectivamente, com o maior proporção de pessoas  com mais de 100 anos no país.

Já a província com a menor proporção de centenários no país, Saitama aparece na lanterninha. A província de Kanto tem 44 centenários por cada 100 mil pessoas. Logo acima de Saitama, aparece a província de Aichi, em penúltimo lugar, e a província de Chiba, em antepenúltima posição da lista.

Ao incluir os japoneses que vivem no exterior, e os estrangeiros residentes permanentes no Japão, o ministério totalizou 47.107 idosos que completaram e completarão 100 anos até o final de março de 2024. Haja saúde para tanta gente com mais de 100 anos no Japão!


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Príncipe japonês com coronavírus.

Príncipe Hisahito testa positivo para COVID-19.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 14 de setembro, a Agência da Casa Imperial do Japão informou que o Príncipe Hisahito testou positivo para COVID-19. Hisahito é sobrinho do imperador Naruhito e o segundo na linha de sucessão ao trono japonês, depois de seu pai (Príncipe Akishino).

www.nikkeyon.blogspot.com
Príncipe Hisahito testa positivo para COVID-19.
O príncipe Hisahito, filho do príncipe herdeiro Akishino, testou positivo para a COVID-19, nesta quinta-feira, 14 de setembro. Foto: NHK News.

Segundo o comunicado, o jovem príncipe teve febre alta na quarta-feira, depois de voltar da escola. Ele fez um teste de antígeno, mas o resultado foi negativo.

Hisahito fez um segundo teste na manhã de quinta-feira. Nesse teste foi confirmado que o príncipe estava infectado com o coronavírus. Ele deve descansar até segunda-feira.

Os pais de Hisahito, o príncipe herdeiro e a princesa Akishino, também fizeram o teste de antígeno e os resultados foram negativos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Baixando os preços dos combustíveis.

Depois de 18 semanas de alta, os preços da gasolina começam a cair no Japão.


Tóquio - Durante esta semana, o preço da gasolina nas bombas do Japão caiu pela primeira vez, depois 18 semanas de alta. A queda ocorre depois que o governo expandiu, na semana passada, seu programa de subsídios para combater o aumento de preços dos combustíveis.

www.nikkeyon.blogspot.com
Depois de 18 semanas de alta, o preço da gasolina começou a diminuir de valor, devido à expansão do programa de subsídio do governo. Foto: NHK News.

O Centro de Informações sobre o Petróleo do Japão informou, na segunda-feira, que o litro da gasolina comum estava custando, em média, 184,8 ienes (cerca de US$ 1,25/litro). Houve uma queda de 1,7 ienes em relação ao preço da semana anterior.

Os preços da gasolina atingiram um valor recorde há duas semanas, e continuaram a subir na semana seguinte. Desde 1990 que não se via um encarecimento tão grande dos combustíveis no Japão.

Segundo o Centro de Informações sobre o Petróleo, os preços dos combustíveis poderão diminuir ainda mais na próxima semana, devido à expansão do programa do subsídio do governo.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Não venha a Shibuya.

Foliões de Halloween são incentivados a evitar a área da estação de Shibuya.


Tóquio - Nesta terça-feira, 12 de setembro, o prefeito do distrito de Shibuya (Tóquio) solicitou, durante uma coletiva de imprensa, que as pessoas evitassem celebrar o Halloween na área da estação de Shibuya, em 31 de outubro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Foliões de Halloween são incentivados a evitar a área da estação de Shibuya.
O prefeito do distrito de Shibuya, em Tóquio, quer que as pessoas não celebrem o Halloween na região, evitando grande aglomerações de foliões, durante os últimos dias do mês de outubro. Foto: NHK News.

Ken Hasebe, prefeito de Shibuya, conversou com os repórteres sobre as medidas que o distrito pretende tomar para lidar com o Halloween deste ano. No ano passado, multidões de jovens e visitantes estrangeiros se reuniram perto da estação de trem de Shibuya, para celebrar o Dia das Bruxas.

As autoridades do distrito estão intensificando a vigilância deste ano, à medida que mais turistas são esperados no Halloween 2023. Em maio deste ano, o governo japonês acabou rebaixando o controle do coronavírus no país, aumentando o número de pessoas em locais públicos.

Por decreto, o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, como parques e ruas próximas da estação de Shibuya, será restrito entre os dias 27 de outubro e 1ª de novembro.

As lojas de conveniência, e outros estabelecimentos comerciais na região, serão solicitadas a impedir a venda de bebidas alcoólicas entre os dias 28 e 31 de outubro. Nessas datas, é esperado que o número de visitantes em Shibuya atinja o pico, por causa do Halloween. Cerca de 100 funcionários de segurança serão destacados para trabalharem perto da estação, incentivando que as pessoas continuem em movimento e evitem aglomerações.

O prefeito Hasebe disse que o distrito tem um forte sentimento de insegurança, por causa de confusões que aconteceram na região em outros anos. Com a temporada de Halloween em outubro, as autoridades do distrito esperam um congestionamento muito grande de pessoas circulando durante a festividade.

Nikkey ON!: O prefeito de Shibuya não disse, mas ele não quer que ocorra uma tragédia em Tóquio, como ocorreu no país vizinho: a Coréia do Sul. Para quem não se lembra, vai fazer um ano do grave incidente ocorrido na cidade de Seul. Durante as festividades sul-coreanas de Halloween, cerca de 150 pessoas morreram esmagadas em um estreito beco, por causa do excesso de pessoas aglomeradas nas ruas do bairro de Itaewon, centro de Seul.


Fontes: NHK News / Google.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Empresas passando por dificuldades.

Falência de empresas no Japão aumentam em agosto.


Tóquio - O Teikoku Databank, uma empresa japonesa de pesquisa de crédito, informou nesta segunda-feira, 11 de setembro, que a falência de empresas no Japão aumentou acentuadamente em agosto deste ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Falência de empresas no Japão aumentam em agosto.
A  empresa Teikoku Databank divulgou, esta semana, que agosto teve 742 empresas japonesas entraram em falência, um aumento de 50,5% em relação ao mesmo período de 2022. Foto: NHK News. 

De acordo com os dados, empresas de pequeno e médio porte estão tendo dificuldades para pagar os empréstimos de alívio financeiro, concedidos durante a pandemia.

Em agosto de 2023, 742 empresas japonesas iniciaram o processo de liquidação, um aumento de mais de 50,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse é o terceiro maior aumento de falências de empresas, desde que a manutenção de registros começou, no formato atual, em 2000. Além disso, o número de falências marca o 16ª crescimento consecutivo, de ano após ano.

Cada uma das empresas falidas tinha dívidas de, pelo menos, 10 milhões de ienes (cerca de US$ 70.000). As empresas de serviços teve o maior número de baixas, com 187 falências, seguida pelos setores de construção civil e varejo, juntos com 148 falências.

O número de falências, relacionadas com o reembolso dos empréstimos de alívio da COVID, atingiu 62 empresas no Japão. O total de falências, desde janeiro de 2023,  já chega a 419 casos, número que supera as falências de 2022. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

O mal não existe.

Diretor de cinema japonês ganha o Leão de Prata no Festival de Veneza.


Veneza - O Japão foi destaque internacional na Itália. O diretor japonês Ryusuke Hamaguchi ganhou o Leão de Prata do Festival de Veneza, pelo filme "Evil does not exist" (O mal não existe, na tradução para o português).

www.nikkeyon.blogspot.com
Diretor de cinema japonês ganha o Leão de Prata no Festival de Veneza.
O diretor japonês Ryusuke Hamaguchi ganha o prêmio de direção (Leão de Prata) no Festival Internacional de Cinema em Veneza, pelo filme "Evil doesn't exist". Foto: NHK News.

Os vencedores de cada seção foram anunciados no último dia do 80ª Festival Internacional de Cinema de Veneza, ocorrido no sábado, 9 de setembro.

O Leão de Ouro de melhor filme foi para "Poor Things" (Pobres Criaturas, título em português), do diretor grego Yorgos Lanthimos.

O filme japonês é centrada na história de um homem (Takumi) e sua jovem filha (Hana) que vivem numa vila, chamada de Mizubiki, em um rico ambiente natural. Os poucos residentes de Mizubiki são confrontados com um plano para a construção de um parque de campismo próximo da vila, mais as instalações relacionadas ao turismo. Durante a trama, os moradores descobrem que o projeto teria um impacto negativo no abastecimento de água e no ecossistema local.

O japonês Hamaguchi já recebeu prêmios importantes no exterior, como no Festival Internacional de Berlin (Alemanha) e no Festival de Cinema de Cannes (França). O prêmio em Veneza se soma aos elogios que abrange os três principais festivais internacionais de cinema.

Após a cerimônia em Veneza, Hamaguchi disse aos repórteres que ficou emocionado. Na hora de receber o prêmio no palco, ele lembrou na sorte que teve por ter trabalhado com uma equipe maravilhosa do filme.

O diretor japonês não esperava que seu filme fosse indicado para a seção competitiva do Festival de Veneza. "Considero ter recebido o melhor prêmio que poderia imaginar", afirmou Hamaguchi.


Fontes: NHK News / IMDb.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 10 de setembro de 2023

Novo passo para os estrangeiros no Japão.

Cidade japonesa quer contratar estrangeiros como funcionários do município em 2025.


Maebashi - Em 4 de setembro, o governo da cidade de Oizumi, província de Gunma, informou que pretende contratar estrangeiros como funcionários regulares do município, no ano fiscal de 2025.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cidade japonesa quer contratar estrangeiros como funcionários do município em 2025.
Prefeitura de Oizumi, província de Gunma: para o ano fiscal de 2025, a gestão municipal pretende contratar estrangeiros como funcionários permanentes. Foto: The Mainichi. 

O prefeito de Oizumi, Toshiaki Murayama, revelou o plano durante uma coletiva de imprensa, dizendo que, se o plano for adiante, a prefeitura será o primeiro município de Gunma a recrutar estrangeiros como funcionários regulares.

Especificamente, a cidade irá abandonar a exigência de nacionalidade japonesa para empregos regulares no governo municipal. Os cargos designados aos cidadãos estrangeiros serão em divisões que não lidam com informações pessoais dos cidadãos da cidade.

"Existem vários obstáculos, mas devemos dar um passo à frente", disse o prefeito Murayama aos repórteres.

De acordo com a prefeitura de Oizumi, cerca de 8.300 residentes estrangeiros viviam na cidade até o final de maio deste ano. Isso representa cerca de 20% da população da cidade, que tem aproximadamente 42.000 habitantes.

A mudança permitirá que os cidadãos estrangeiros contribuintes se envolvam na gestão cívica, ajudando a melhorar os serviços para outros habitantes locais não japoneses.

O futuro quadro de estrangeiros regulares do município será destacado para trabalhos de construção e engenharia civil, tais como gestão de parques e reparação de parques. Também haverá cargos para trabalhos gerais em escritórios.

Entretanto, os estrangeiros não serão promovidos a cargos de gestão e não estarão envolvidos no exercício de autoridade pública, como a imposição e cobrança de impostos.

Em outras partes do Japão, como na cidade de Kobe (província de Hyogo) e na cidade de Toyota (província de Aichi), as prefeituras já contratam estrangeiros como trabalhadores regulares do município.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.