terça-feira, 19 de setembro de 2023

China não quer os pescados do Japão.

Importações chinesas, de frutos do mar do Japão, caem drasticamente em agosto.


Tóquio - Em agosto, a China decidiu suspender a compra de frutos do mar provenientes do Japão, provocando uma queda de dois terços nas importações desses produtos no país. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Importações chinesas, de frutos do mar do Japão, caem drasticamente em agosto.
Com a suspensão das importações de frutos do mar do Japão, o governo japonês registrou uma queda superior a 67% de vendas, comparando com o mesmo período do ano passado. Foto: NHK News.

O governo chinês interrompeu as importações dos pescados japoneses de forma brusca, depois que o governo do Japão autorizou a liberação da água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar.

Isso corresponde a uma queda superior a 67%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A queda foi muito mais acentuada em agosto, do que a queda de aproximadamente 30% em julho.

Na segunda-feira, 18 de setembro, as autoridades alfandegárias da China informaram que o valor das importações de pescados japoneses, em agosto, foi de 149 milhões yuans (cerca de US$ 20,4 milhões).

Durante o mês de agosto, o governo da China impôs a suspensão das importações dos frutos do mar vindos do Japão. A decisão chinesa foi em resposta à liberação da água radioativa tratada da usina de Fukushima no mar, iniciada em 24 de agosto.

O Ministério da Agricultura e Pesca do Japão afirmou que a China é a maior compradora mundial dos pescados japoneses. No ano passado, as exportações de frutos do mar, para os chineses, renderam cerca de US$ 590 milhões.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON!: Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário