domingo, 10 de setembro de 2023

Novo passo para os estrangeiros no Japão.

Cidade japonesa quer contratar estrangeiros como funcionários do município em 2025.


Maebashi - Em 4 de setembro, o governo da cidade de Oizumi, província de Gunma, informou que pretende contratar estrangeiros como funcionários regulares do município, no ano fiscal de 2025.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cidade japonesa quer contratar estrangeiros como funcionários do município em 2025.
Prefeitura de Oizumi, província de Gunma: para o ano fiscal de 2025, a gestão municipal pretende contratar estrangeiros como funcionários permanentes. Foto: The Mainichi. 

O prefeito de Oizumi, Toshiaki Murayama, revelou o plano durante uma coletiva de imprensa, dizendo que, se o plano for adiante, a prefeitura será o primeiro município de Gunma a recrutar estrangeiros como funcionários regulares.

Especificamente, a cidade irá abandonar a exigência de nacionalidade japonesa para empregos regulares no governo municipal. Os cargos designados aos cidadãos estrangeiros serão em divisões que não lidam com informações pessoais dos cidadãos da cidade.

"Existem vários obstáculos, mas devemos dar um passo à frente", disse o prefeito Murayama aos repórteres.

De acordo com a prefeitura de Oizumi, cerca de 8.300 residentes estrangeiros viviam na cidade até o final de maio deste ano. Isso representa cerca de 20% da população da cidade, que tem aproximadamente 42.000 habitantes.

A mudança permitirá que os cidadãos estrangeiros contribuintes se envolvam na gestão cívica, ajudando a melhorar os serviços para outros habitantes locais não japoneses.

O futuro quadro de estrangeiros regulares do município será destacado para trabalhos de construção e engenharia civil, tais como gestão de parques e reparação de parques. Também haverá cargos para trabalhos gerais em escritórios.

Entretanto, os estrangeiros não serão promovidos a cargos de gestão e não estarão envolvidos no exercício de autoridade pública, como a imposição e cobrança de impostos.

Em outras partes do Japão, como na cidade de Kobe (província de Hyogo) e na cidade de Toyota (província de Aichi), as prefeituras já contratam estrangeiros como trabalhadores regulares do município.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário