Alpinista de 90 anos sobe o Monte Fuji de cadeira de rodas.
Tóquio - O alpinista japonês Yuichiro Miura (90 anos) chegou ao cume do Monte Fuji de cadeira de rodas nesta quinta-feira, 31 de agosto. Ajudado por familiares e um grupo de amigos, o ancião levou três dias para alcançar o topo da montanha.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O alpinista Yuichiro Miura, de 90 anos e sentado em sua cadeira de rodas, comemora a chegada ao cume do Monte Fuji, com seus amigos e familiares, nesta quinta-feira (31 de agosto). Foto: Kyodo News. |
Miura conseguiu chegar ao pico por volta das 7h20 da manhã. Ele expressou sua gratidão àqueles que apoiaram sua empreitada. Embora o Monte Fuji seja um destino popular para jovens e adultos fazerem trilhas, poucos nonagenários tentam se aventurar nessa longa jornada.
O triunfo de Miura vem depois de muitas lutas com sua saúde. Em junho de 2020, ele ficou hospitalizado por cerca de 8 meses, devido a um hematoma epidural espinhal espontâneo. Essa enfermidade faz com que os nervos do pescoço fiquem comprimidos, causando paralisia nas mãos e nos pés.
Depois de muito sofrimento, o veterano alpinista almejou escalar o Monte Fuji como forma de reabilitação. "Graças a todos, consegui realizar meu desejo de chegar ao cume. É uma sensação maravilhosa", disse Miura.
Como não podia andar por causa das dores nas pernas, Miura precisou de uma cadeira de rodas de montanhismo, especialmente projetada para ele. Durante os três dias, o alpinista foi auxiliado por seus familiares e amigos. Eles escalaram o Monte Fuji juntos e revezaram para puxar a cadeira de rodas, com o senhor Miura, através de uma corda.
O Monte Fuji possui quatro trilhas para chegar a seu cume. Miura escolheu a trilha de Fujinomiya, que tem o trecho mais curto. A montanha está dividida em 10 estações e cada trilha começa a partir de sua respectiva quinta estação. O grupo do veterano alpinista começou a aventura na manhã de terça-feira, saindo da quinta estação e passando a primeira noite na sétima estação. Na quarta-feira, a segunda noite do grupo foi feita na nona estação. Na quinta-feira, a aventura começou às 5h15 da manhã e o grupo acabou chegando ao cume duas horas depois.
Atualmente, o senhor Miura é diretor honorário da Clark Memorial International High School (CMIHS). Cerca de 40 alunos da escola se juntaram ao veterano alpinista no alojamento da nona estação do Monte Fuji para cumprimentá-lo. Os estudantes tinham chegado ao cume da montanha na quarta-feira e estavam fazendo o caminho de volta, quando vieram ver seu diretor.
"Esse encontro me fez perceber como ele é admirado por tantas pessoas", disse o estudante da CMIHS, Tomoya Sano (18 anos), que achou memorável o apoio dado ao senhor Miura.
O alpinista Yuichiro Miura é conhecido por várias aventuras. Em 1966, ele esquiou com sucesso o Monte Fuji (durante o inverno), usando um pára-quedas para retardar sua descida. Ele alcançou o cume do Monte Everest três vezes: em 2003 (aos 70 anos), em 2008 (aos 75 anos) e em 2013 (aos 80 anos). Na terceira e última vez, o senhor Miura se tornou a pessoa mais velha do mundo a conquistar o cume do Everest.
Nikkey ON!: Mesmo debilitado e na cadeira de rodas, o veterano alpinista tem muita força de vontade de continuar suas aventuras. Parabéns pela coragem e determinação!
Fontes: Kyodo News / Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário