segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Calor recorde em 2023.

Japão passa pelo verão mais quente de todos os tempos.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão informou na última sexta-feira, 1 de setembro, que a temperatura média do país, durante o verão 2023, foi a mais alta já registrada pela entidade. Para se ter uma ideia, o clima do Japão começou a ser registrado há 125 anos atrás.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão passa pelo verão mais quente de todos os tempos.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o país está passando pelo verão mais quente de todos os tempos. Esse fenômeno é provocado pelos sistemas de alta pressão no ar, provocando calor, ventos fracos e pouca chuva. Foto: NHK News.

A temperatura média, entre junho e agosto deste ano, foi 1,76 graus Celsius superior à média registrada durante os últimos 30 anos. No norte do Japão, a temperatura foi 3 graus Celsius mais alto do que normal.

Na província de Niigata, a cidade de Itoigawa registrou a noite mais quente do país em 10 de agosto, quando a temperatura atingiu 31,4 graus Celsius. Recordes de temperatura noturna foram observados em 248 localidades em todo o Japão.

As temperaturas da superfície do mar, ao redor do Japão, também subiram um grau acima da média. O calor do mar deste ano está sendo o mais alto já registrado pelas autoridades meteorológicas, desde 1982.

No dia 28 de agosto, um grupo de cientistas, da Agência Meteorológica do país, se reuniu para discutir sobre o clima, descrevendo o calor deste verão como anormal. Os especialistas atribuíram o clima quente aos sistemas de alta pressão (ventos fracos, massa de ar sempre quente, tempo seco e céu limpo sem nuvens) que, muitas vezes, se espalham por todo o país durante o verão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário