segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Carnaval em Tóquio.

Após um hiato de 4 anos, o famoso desfile japonês de carnaval retorna em Asakusa.


Tóquio - Neste domingo, 17 de setembro, foi realizado o desfile de carnaval de Asakusa, marcando o fim dos eventos de verão em Tóquio. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Após um hiato de 4 anos, o famoso desfile japonês de carnaval retorna em Asakusa.
Carnaval de Asakusa, em Tóquio: após um hiato de 4 anos, o tradicional desfile de samba retorna em 2023, pela rua Kaminarimon do distrito de Asakusa. Foto: Kyodo News.

Depois de um hiato de 4 anos sem o tradicional desfile, devido à pandemia da COVID-19, a principal rua de Asakusa se encheu de alegria, com sons de música brasileira e percussão explosiva, atraindo cerca de 300.000 espectadores.

Mais de 2.500 pessoas fantasiadas, em 16 grupos de samba, dançaram e cantaram músicas de carnaval, enquanto desfilavam pela Rua Kaminarimon. Os passistas passaram em frente do portão histórico de Asakusa, que leva ao popular Templo Sensoji.

O evento deste ano foi reduzido em relação aos anos anteriores, com percurso do desfile mais curto e sem o típico formato de concurso, como no carnaval do Rio de Janeiro. Além disso, as escolas de samba não tinham carros alegóricos para o desfile.

Desde o seu início em 1981, o carnaval de Asakusa tornou-se um grande evento, devido ao apoio dos amantes de festivais locais. O comitê organizador considera o desfile de Tóquio como o maior carnaval brasileiro do Hemisfério Norte. Em 2019, o evento atraiu cerca de 500.000 espectadores.

Nobuyuki Suwa, presidente do comitê organizador do Carnaval de Asakusa, explicou que há mais de um ano, quando os preparativos começaram, foi decidido reduzir o evento. A decisão foi tomada devido à estagnação da economia japonesa, provocada pela pandemia, e aos desafios enfrentados para garantir o financiamento do desfile. Também há uma diminuição no número dos membros participantes, como percussionistas e dançarinos.

Quando o evento foi realizado pela primeira vez nos anos 80, pela associação de lojas em Asakusa, a intenção era revitalizar a área com algo diferente. Os primeiros organizadores queriam celebrar o Carnaval do Rio de Janeiro em Tóquio, com o mesmo espírito de celebração dos brasileiros. Chegando a visitar o Brasil, eles queriam vivenciar a atmosfera única do desfile de carnaval no Japão. Assim, foi possível trazer e adaptar o espírito vibrante do desfile brasileiro para os japoneses, alegrando as ruas de Asakusa.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário