terça-feira, 30 de novembro de 2021

Bloqueio das fronteiras contra o Ômicron.

A partir desta terça-feira, o Japão proíbe a entrada de estrangeiros no país.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 29 de novembro, o governo japonês decidiu fechar as fronteiras para novos estrangeiros no país. A decisão foi tomada devido ao perigo eminente da disseminação da nova cepa do coronavírus no Japão, o ômicron. 

www.nikkeyon.blogspot.com
A partir desta terça-feira, o Japão proíbe a entrada de estrangeiros no país.
O primeiro-ministro Fumio Kishida fala com os repórteres sobre o bloqueio das fronteiras japonesas para impedir a entrada da nova cepa da COVID-19, o ômicron. Foto: Kyodo.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, revelou para imprensa sobre a nova medida: "Decidi proibir no Japão a entrada de estrangeiros de todo o mundo a partir de amanhã, 30 de novembro. É uma medida de emergência. Nosso objetivo é evitar que o pior aconteça neste país", disse o primeiro-ministro.

Kishida ressaltou que a medida tomada será temporária, com duração de um mês. Segundo ele, isso é uma forma de evitar a entrada da nova cepa no país e garantir tempo para que especialistas da área de saúde entendam melhor a gravidade da situação.

O bloqueio japonês nas fronteiras aéreas também impede a entrada de estrangeiros no Japão com status de estudante, empresário e estagiário técnico. Recentemente, o governo japonês tinha decidido na liberação de estrangeiros a estudos ou negócios no país, mas com o alerta internacional da cepa ômicron, a flexibilização foi suspensa de repente.

Há pouco tempo, um estrangeiro da Namíbia testou positivo ao coronavírus quando entrou no Japão. Kishida salientou que as autoridades japonesas da saúde estão investigando esse caso, conduzindo uma análise do genoma para descobrir se o viajante está infectado com a variante ômicron ou não.

O governo também está aumentando as restrições para japoneses que chegam do exterior para o Japão, principalmente, vindos de países onde os casos da nova cepa foram registrados. A nova medida faz com que o japonês vindo do exterior permaneça em quarentena obrigatória por vários dias, em instalações designadas, após sua chegada ao país.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão seguiu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para classificar o ômicron como uma variante de preocupação. A entidade japonesa está com receio de que a nova variante possa ser mais infecciosa e pediu cuidado redobrado aos residentes do Japão. 


Fonte: NHK News / Kyodo News.


www.nikkeyon.blogspot.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

E a nova cepa avança pelo mundo.

Variante Ômicron é detectada na Austrália e em outros países da Europa.


Camberra - A Austrália registrou seus primeiros casos da variante Ômicron do coronavírus no país. Neste domingo, 28 de novembro, as autoridades australianas informaram que dois viajantes vindos da África do Sul testaram positivo para a nova cepa. Segundo informações do governo local, os dois viajantes infectados já estavam completamente vacinados e são assintomáticos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Variante Ômicron é detectada na Austrália e em outros países da Europa.
Austrália registra os primeiros casos da cepa Ômicron no país neste domingo, 28 de novembro. Foto: Getty Images.

Além da Austrália, houve confirmação de Ômicron em: Botsuana, Hong Kong, Israel, Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Holanda e Itália. Esses são os primeiros lugares do mundo, fora da África do Sul, que relataram casos do novo coronavírus neste final de semana.

Na Holanda, 61 passageiros de um voo vindo da África do Sul testaram positivo para a COVID-19. As autoridades holandesas confirmaram neste domingo que, desse grupo em quarentena, 13 viajantes estão infectados pela variante Ômicron.

Ainda existe dúvidas se a nova variante é mais transmissível do que as outras cepas. Também é incerto se o vírus mutante causa doenças graves ou se as atuais vacinas continuam eficazes na imunização de pessoas.

Após os primeiros casos, o governo australiano proibiu a entrada de estrangeiros da África do Sul e de outros oito países africanos. A Austrália também exigiu que os autralianos vindos da África do Sul fiquem de quarentena por 14 dias após a chegada ao país. 

Já Israel decidiu proibir, em território israelense, a entrada de estrangeiros de todos os países do mundo por 14 dias.

Na Inglaterra, onde a maioria das população inglesa vive no Reino Unido, tornou-se novamente obrigatório o uso de máscaras faciais nos transportes públicos e nas lojas de varejo.


Fonte: NHK News / Poder 360.


www.nikkeyon.blogspot.com

domingo, 28 de novembro de 2021

Alerta mundial contra a cepa Ômicron.

O mundo começa a tomar providências para impedir a disseminação da nova variante da COVID-19.


Suíça - Países ao redor do mundo estão redobrando suas atenções contra a nova cepa do coronavírus, detectada na África do Sul durante a última semana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou a descoberta da mutação como uma "variante de preocupação".

www.nikkeyon.blogspot.com
O mundo começa a tomar providências para impedir a disseminação da nova variante da COVID-19.
Nova variante da COVID-19: países do mundo inteiro começaram a tomar providências contra a cepa Ômicron. Foto: Pexels.

A OMS fez uma reunião de emergência na sexta-feira, 26 de novembro, para tomar decisões sobre o caso. O órgão também nomeou a nova cepa como "variante Ômicron".

Os Estados Unidos anunciaram que irão restringir viagens internacionais para oito países da África a partir da segunda-feira, 29 de novembro. Já os estados membros da União Européia (UE) concordaram em limitar temporariamente viagens para sete países da África Austral.

A partir deste sábado, 27 de novembro, o Japão reforçou as medidas de quarentena para viajantes vindos de seis países da África.

Os canais de notícias intenacionais informaram que a empresa farmacêutica BioNTech começou a estudar a nova variante Ômicron. É esperado que dados detalhados sobre a cepa sejam obtidas dentro de duas semanas. Se for necessário, uma nova vacina precisará ser desenvolvida. A BioNtech também afirmou que caso a empresa desenvolva um novo imunizante, o processo poderá levar até 100 dias para começar uma nova distribuição e a vacinação em massa.

O povo sul-africano está expressando preocupações sobre o impacto que as restrições de viagens internacionais terão na economia do país. Em breve, a temporada de turismo de verão se iniciará na África do Sul.

O ministério de relações internacionais e cooperação da África do Sul demonstrou descontentamento com a decisão da Grã-Bretanha de proibir viagens ao país. "Parece uma decisão precipitada", afirmou o ministério sul-africano.

O governo da África do Sul anunciou que seu atual presidente, Cyril Ramaphosa, convocou o conselho do comando nacional do coronavírus para este sábado, um dia antes do previsto. Espera-se que os membros do conselho discutam restrições mais rígidas para passeios e reuniões dentro do país. 


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

sábado, 27 de novembro de 2021

Nova variante do coronavírus.

Japão vai impor quarentena para viajantes vindos da África.


Tóquio - O Japão vai reforçar as medidas de quarentena para pessoas vindas de seis países africanos. Essa decisão foi tomada devido a uma nova variante da COVID-19 que surgiu na África do Sul.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão vai restringir quarentena para viajantes vindos da África.
Nova variante da COVID-19 na África do Sul: autoridades japonesas estão tomando providências contra uma possível onda de contágios no Japão.

Nesta sexta-feira, 26 de novembro, o secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, anunciou medidas para viajantes que desembarcam no Japão vindos dos seguintes países: África do Sul, Eswatini, Zimbábue, Namíbia, Botswana e Lesoto. 

Matsuno informou que a partir deste sábado, 27 de novembro, as pessoas que chegarem ao Japão vindas dos países citados acima, deverão fazer quarentena obrigatória de 10 dias. Acomodações do governo serão disponibilizadas aos viajantes em questão.

"Acredita-se que a nova variante do coronavírus esteja se espalhando na região da África do Sul. Há relatos de que essa variante é mais infecciosa, gerando dúvidas sobre a eficácia das vacinas já existentes contra a nova mutação do vírus", explicou Matsuno.

"O governo japonês decidiu designar a nova variante como um vírus que requer repostas especiais de cautela. A chave para a gestão da crise é assumir o pior cenário possível. O governo responderá de forma proativa se a nova variante da COVID-19 começar a se espalhar pelo país", acrescentou Matsuno.   


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Combustiveis estão ficando mais baratos?

O preço da gasolina cai pela segunda semana consecutiva no Japão.


Tóquio - Os motoristas japoneses estão recebendo um pequeno alívio no bolso, depois que a gasolina ficou um pouco mais barata pela segunda semana seguida. No entanto, ninguém percebeu a diferença ainda. Encher o tanque de combustível do automóvel no Japão continua bem mais caro agora do que nos últimos sete anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
O preço da gasolina cai pela segunda semana consecutiva no Japão.
Preço da gasolina regular cai pela segunda semana consecutiva no Japão. Foto: NHK.

Na última segunda-feira, 22 de novembro, o Centro de Informação do Petróleo informou que o preço médio da gasolina regular no Japão era de 168,7 ienes por litro (cerca de US$ 1,46 / litro). O atual preço está  0,1% abaixo do valor da semana anterior.

A queda do preço dos combustíveis está sendo impulsionada por previsões. Uma delas é um aumento de casos de coronavírus na Europa, afetando a demanda por petróleo no mundo. 

Outra razão, da queda do valor dos combustíveis no varejo, é uma ligeira redução no preço do petróleo no mercado futuro de óleo cru.  

Como uma medida paliativa, analistas econômicos dizem que o preço dos combustíveis pode ser reduzido ainda mais se houver uma liberação coordenada das reservas de petróleo do Japão, Estados Unidos e de outros países no mercado internacinal.

Entretanto, segundo os mesmos analistas econômicos, os maiores países produtores de petróleo podem fazer um movimento contrário, reduzindo a produção das refinarias para manter ou elevar o preço de derivados do óleo bruto.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Briga entre estudantes acaba em tragédia.

Aluno do ginasial é morto por um colega da mesma escola.


Nagoya - Nesta quarta-feira, 24 de novembro, um estudante de 14 anos morreu após ser esfaqueado por um outro aluno, dentro de uma escola ginasial. O motivo do crime ainda é desconhecido, mas a polícia suspeita que os dois garotos estavam envolvidos em alguma discussão séria dentro da instituição de ensino.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aluno do ginasial é morto por um colega da mesma escola.
Vários repórteres se reúnem no lado de fora da escola ginasial Jushiyama, depois que um aluno matou o seu colega da terceira série. Foto: Kyodo News.

O garoto que matou o seu colega tem 14 anos também e foi preso pela polícia. Ele admitiu ter esfaqueado o estudante Yuzuki Ito com uma faca de cozinha de 20 centímetros de comprimento. A arma do crime foi entregue a polícia para investigar do caso.

Ito foi esfaqueado no estômago pelo colega às 8 horas da manhã (horário do Japão), na escola Jushiyama, cidade de Yatomi - província de Aichi. Segundo a polícia, o garoto tinha a intenção de matar o colega Ito.

A polícia chegou ao local após receber uma ligação de um professor relatando a briga de dois estudantes dentro da escola. No momento do crime, um professor ouviu um grito e saiu correndo para o local do incidente, agarrando o aluno suspeito que atacou Yuzuki Ito.

O estudante esfaqueado foi levado às pressas para um hospital, mas ele acabou morrendo por choque hemorrágico. Sua morte foi confirmada às 10h30 da manhã do mesmo dia.

De acordo com o conselho de educação do município, os dois estudantes já se conheciam desde a escola primária. No entanto, eles não estavam estudando na mesma turma do terceiro ano do ginásio.

Nenhum outro aluno ou professor foi ferido durante o incidente.  O conselho de educação também informou que não tem conhecimento de problemas entre os dois estudantes. Um comitê independente do conselho educacional vai ser estabelecido para apurar as causas do crime.

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, Takumi Okuyama, chefe do conselho de educação da cidade de Yatomi, disse estar profundamente triste com a situação.

O pai de uma estudante de 15 anos, que também está no terceiro ano da mesma escola e colega dos dois garotos, disse ter telefonado para a instituição de ensino questionando sobre o incidente. Entretanto, ele foi informado que a escola não poderia responder a pergunta dele.

"Estou preocupado com a saúde mental dos alunos que testemunharam o crime", disse o pai da estudante.


Fonte: Kyodo News.


www.nikkeyon.blogspot.com

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Encarecimento dos produtos alimentícios.

Devido aos problemas de oferta global, preços dos alimentos do dia a dia no Japão estão cada vez mais caros. 


Tóquio - O aumento de preços de produtos como pão e óleo de cozinha está sobrecarregando os gastos das famílias no Japão. Até que ponto os preços dos alimentos irão chegar e que efeito isso provocará na vida das pessoas?

www.nikkeyon.blogspot.com
Devido aos problemas de oferta global, preços dos alimentos do dia a dia no Japão estão cada vez mais caros.
Supermercado Akidai Sekimachi: muitos produtos alimentícios estão mais caros no Japão, como o óleo de cozinha, pão, carne bovina e outros. Foto: The Mainichi.

"Sinto que tudo, exceto os vegetais, está ficando cada vez mais caro. É difícil para as pessoas que vivem só de aposentadoria", disse uma senhora de 70 anos que fazia compras no supermercado Akidai Sekimachi, no bairro de Nerima, Tóquio. Ela afirmou que muitos produtos do mercado haviam encarecido nos últimos tempos.

A senhora vive com o seu marido. Embora os dois estivessem se esforçando para economizar, consumindo alimentos congelados mais em conta, a mulher não conseguia esconder sua preocupação: "Parece que todo o tipo de coisa vai ficando caro. Se os preços subirem muito, vou chegar ao meu limite".

Os supermercados do Japão estão lutando para definir no varejo os preços de produtos que ficam cada vez mais caros. Hiromichi Akiba, chefe executivo da rede de supermercados Akiba, expressou frustração: "É muito difícil. Mas, se os preços continuarem a subir, podemos perder clientes".

Revisão de preços dos fabricantes de alimentos e de cadeia de restaurantes estão vindo de forma constante. A Nisshin Foods Inc., do grupo Nisshin Seifun, revelou que 151 de seus produtos terão os preços mais elevados a partir de janeiro de 2022.

A recuperação econômica da crise do coronavírus, o aumento acentuado da demanda por trigo na China e as más colheitas dos EUA, levaram o governo japonês a aumentar o preço de venda do trigo importado, que é revisado a cada seis meses.

Devido ao aumento do preço da farinha de trigo, a Yamazaki Baking Company irá aumentar os preços de 247 produtos a partir de janeiro de 2022, como o pão torrado e o pão doce.

Mas os custos crescentes vão além da farinha. As estimativas da Agriculture & Livestock Industries Corporation mostram que os preços de atacado para o short plate (um tipo de corte de carne bovina produzido nos EUA e usado em pratos japoneses como o gyudon) aumentaram precipitadamente desde o início da primavera do Japão deste ano. Em setembro, os preços já estavam 80% mais altos, na comparação anual por três meses consecutivos. Inúmeros fatores estão em jogo para o encarecimento da carne como: redução das operações dos fabricantes de carne devido à pandemia; aumento da demanda por carne na China e em outros países; escassez de contêineres para exportação que aumenta o preço do frete.

Com a alta nos preços de importação de carne bovina, a rede de restaurantes Yoshinoya tomou a decisão de aumentar os seus preços em 29 de outubro. Suas tigelas de tamanho normal para o gyudon (arroz com carne bovina) ficaram mais caras pela primeira vez em sete anos. Se um cliente solicitar uma refeição no Yoshinoya com 10% de imposto sobre consumo incluso, o valor a ser pago por ele passará de 387 ienes (US$ 3,4) para 426 ienes (US$ 3,7).

A partir de 16 de fevereiro de 2022, a empresa japonesa Kikkoman Corporation aumentará os preços do molho de soja e do leite de soja no Japão. É o primeiro aumento desde 2008. 

A alta dos preços da soja também estão contribuindo para o problema. Os efeitos do vírus da febre suína reduziu no número de suínos para o abate. Para estimular o aumento de suínos, os produtores chineses estão importando cada vez mais grãos de soja que serão usados como ração animal. Além disso, com o fortalecimento mundial contra o uso de combustíveis fósseis, a demanda por soja em biocombustíveis também aumentou.


Fonte: The Mainichi.


www.nikkeyon.blogspot.com

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Peng Shuai conversa com Thomas Bach.

Tenista chinesa reaparece em videochamada com o presidente do COI.


Paris - O Comitê Olímpico Internacional informou no último domingo, 21 de novembro, que a tenista chinesa Peng Shuai resolveu quebrar o silêncio numa videochamada com o atual presidente da organização olímpica, Thomas Bach.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tenista chinesa reaparece em videochamada com o presidente do COI.
Thomas Bach (de costa) conversa com a tenista Peng Shuai (monitor). Foto: Kyodo.

A conversa em vídeo veio no momento em que temores internacionais sobre a segurança de Peng aumentaram. Recentemente, a tenista acusou o ex-vice-premiê da China, Zhang Gaoli, de abuso sexual. 

Antes da videochamada, para aliviar as preocupações com a atleta, um organizador esportivo disse que Peng compareceu a um torneio de tênis em Pequim na manhã do dia 21 de novembro.

"No início da conversa de 30 minutos, Peng Shuai agradeceu ao Comitê Olímpico Internacional por estar preocupado com o bem-estar dela. Peng explicou que está bem e segura em sua casa em Pequim. Ela gostaria que a sua privacidade fosse respeitada neste momento", informou o COI.

A organização olímpica acrescentou: "Agora, ela está passando o tempo dela com os amigos e a família. Ela confirmou também que continuará envolvida com o tênis, esporte que tanto ama".

No comunicado do COI, além de Thomas Bach, a videochamada teve também a participação da presidente da Comissão de Atletas do COI, Emma Terho, e do membro chinês do COI, Li Lingwei. Li conhece Peng há muitos anos, desde seu tempo na Federação Chinesa de Tênis.

Durante a videochamada, Bach convidou Peng para jantar, assim que ele chegar na cidade de Pequim em janeiro de 2022 para as Olimpíadas de Inverno. Peng aceitou o convite de bom grado.

"Fiquei aliviada ao ver que Peng estava bem, o que era a nossa principal preocupação. Ela parecia estar tranquila. Ofereci-lhe o nosso apoio. Se quiser, ela pode entrar em contato com a gente a qualquer momento", disse Emma Terho.

No sábado, 20 de novembro, vídeos sobre o bem-estar de Peng foram divulgados na China. Steve Simon, presidente e CEO do torneio de tênis profissional feminino (WTA), continuou preocupado, duvidando da veracidade dos vídeos.

"Embora seja positivo vê-la bem, não está claro se ela é livre e capaz de tomar decisões por conta própria, sem coerção ou interferência externa. Continuo preocupado com a saúde e segurança de Peng Shuai. A alegação de agressão sexual está sendo censurada e varrida para debaixo do tapete", informou Simon a respeito dos vídeos.


Fonte: Kyodo News.


www.nikkeyon.blogspot.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Trem-bala de graça para crianças.

Nova campanha da Japan Railway dará direito a viagens gratuitas de trem-bala para o público infantil.


Nagoya - Na última sexta-feira, 19 de novembro, as operadoras da Japan Railway (JR) anunciaram uma  campanha para reviver o turismo doméstico, depois que os casos de coronavírus diminuíram no Japão. De acordo com a nova campanha, crianças poderão viajar de shinkansen (trem-bala) gratuitamente e conhecer as regiões das maiores cidades japonesas do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nova campanha da Japan Railway dará direito a viagens gratuitas de trem-bala para o público infantil.
Nova campanha da JR permitirá que crianças de até 11 anos viajam de shinkansen Nozomi gratuitamente. Foto: Wikipédia.

O início da promoção ocorrerá na quarta-feira, 24 de novembro, e terminará em 19 de dezembro de 2021. A campanha é válida para compra de passagens do trem-bala super expresso Nozomi. O shinkansen Nozomi passa nas principais estações japonesas do país: Tóquio, Nagoya, Kyoto, Shin-Osaka e Hakata (de acordo com a Central Japan Railway Company e West Japan Railway Company).

Para participar da campanha, os passageiros precisarão reservar os assentos do super expresso Nozomi por meio do sistema online de compra de passagens da JR, exclusivo para membros. O pagamento das passagens para adultos e crianças deve ser feito junto, e ao mesmo tempo, com o cartão de crédito. As tarifas das passagens das crianças serão reembolsadas para o responsável da compra cerca de duas semanas depois, segundo as operadoras da JR.

Os passageiros infantis, com direito as viagens gratuitas, devem ter entre 6 a 11 anos e estar acompanhados por um adulto. Cada passageiro adulto poderá levar até cinco crianças, sendo todas elas com direito de viajar no shinkansen Nozomi gratuitamente.

A campanha será uma das primeiras que marcará os 30 anos de aniversário do serviço expresso Nozomi. O shinkansen Nozomi teve as operações iniciadas em 14 de março de 1992.

Após o recente declínio das infecções por coronavírus no Japão, o governo pretende estimular a demanda por viagens domésticas, com o retorno do programa de subsídios "Go To Travel" em fevereiro de 2022. O programa foi suspenso em dezembro de 2020, devido à disseminação generalizada da COVID-19 pelo Japão.


Fonte: The Japan Times.


www.nikkeyon.blogspot.com

domingo, 21 de novembro de 2021

Onde está Peng Shuai?

Famosa tenista chinesa está desaparecida e o Partido Comunista da China pode estar envolvido no caso.


Pequim - Assunto do momento que não quer calar no mundo dos esportes: O que aconteceu com Peng Shuai? Alguns dos jogadores de tênis mais famosos do mundo estão preocupados com o desaparecimento da atleta na China. Nesta última semana, pessoas influentes do mundo dos esportes estão se mobilizando e desafiando o partido comunista chinês na busca de respostas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Famosa tenista chinesa está desaparecida e o Partido Comunista da China pode estar envolvido no caso.
Peng Shuai: tenista de grande reputação na China desaparece misteriosamente depois que denunciou, na mídia, ser vítima de abusos sexuais vindos de um ex-vice-premiê chinês. Foto: AP.

A tenista chinesa Peng Shuai está desaparecida na China desde o início de novembro. Em uma plataforma de mídia social chinesa chamada Weibo, Peng declarou na rede, antes de sumir misteriosamente, que sofreu abusos sexuais de um ex-vice-premiê chinês, chamado Zhang Gaoli. Segundo tablóides de notícias, ela também afirmou que teve um caso extraconjugal com o dirigente político. O acusado de agressão à tenista foi membro do todo poderoso Comitê Permanente Politburo da China e tenente do secretário-geral chinês Xi Jinping. 

Na longa postagem que Peng Shuai escreveu na rede social Weibo, a tenista afirmou que há três anos atrás foi forçada a ter relações sexuais com Zhang Gaoli. Momentos depois da publicação entrar na rede, a postagem foi rapidamente excluída da conta de Peng, mas as acusações da atleta já tinha sido compartilhadas por várias pessoas na internet.

Atualmente, o caso de Peng é de grande destaque na imprensa mundial. Ela é uma atleta respeitada (campeã de campeonatos como Wimbledon e Roland Garros) e tem uma plataforma e credibilidade na internet que poucas mulheres da China possuem. O esforço para silenciar Peng reflete a determinação do Partido Comunista de reprimir as críticas a seus líderes e impedir qualquer resposta mobilizada pelo público.

O Ministério das Relações Exteriores da China negou repetidamente qualquer conhecimento do caso. Na sexta-feira, 19 de novembro, o porta-voz do ministério, Zhao Lijian, informou que o assunto não é uma questão diplomática e ele não está ciente da situação.

Tenistas mundialmente conhecidos como Naomi Osaka, Serena Willians e Novak Djokovic, estão mobilizados para transformar os seus perfis nas redes sociais em poder. 

"A censura nunca deve ser usada a qualquer custo", escreveu a atleta Naomi Osaka nas redes sociais. A americana Serena Willians acrescentou: "Isso deve ser investigado e não devemos ficar em silêncio". Já o tenista sérvio Novak Djokovic disse o seguinte: "Toda a comunidade do tênis precisa apoiar Peng Shuai e sua família. É preciso verificar se ela está sã e salva (...)".

Os jogadores famosos foram encorajados pelo apoio da Women's Tennis Association (WTA) e também do presidente da associação, Steve Simon. Simon ameaçou retirar os eventos do WTA na China, caso o desaparecimento da tenista não seja esclarecido.

"Muitas vezes, quando você se envolve em questões como essa, deixamos os negócios, a política e o dinheiro ditarem o que é certo e o que é errado. Entretanto, estamos definitivamente dispostos a puxar nosso negócio e lidar com todas as complicações que vêm com ele porque... o que está acontecendo é muito maior do que negócios", disse Simon em entrevista à CNN.

A China está a apenas dois meses e meio de sediar as Olimpíadas de Inverno de Pequim e tem enfrentado um boicote diplomático. Alguns países acusam a China de crimes contra a humanidade, envolvendo pelo menos 1 milhão de mulçumanos uigures e de outras minorias étnicas. O jogador de basquete da NBA, Enes Kanter, foi o mais franco na defesa dos uigures, chamando o líder chinês Xi Jinping de "Ditador Brutal".

Nikkey ON!: Vamos ficar atentos para as cenas do próximo capítulo. Agora, o governo da China está afirmando que Peng Shuai está bem. Será verdade? Que tipo de violência a tenista pode estar sofrendo para ser censurada?


Fontes: The Asahi Shimbun / NHK News / Wikipédia.


www.nikkeyon.blogspot.com

sábado, 20 de novembro de 2021

Injetando mais dinheiro na economia.

Japão irá adotar um novo pacote de estímulos para economia do país.


Tóquio - O governo japonês quer implementar um pacote de estímulos econômicos com um valor recorde no país. O objetivo da proposta é apoiar as pessoas e as empresas afetadas pela pandemia do coronavírus.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão irá adotar um novo pacote de estímulos para economia do país.
Japão pretende implementar um pacote de estímulos com valor recorde no país. Foto: NHK.

O valor a ser injetado na economia pelo governo corresponde a 55,7 trilhões de ienes (cerca de US$ 487 bilhões). Uma das principais medidas do pacote é a criação de um auxílio de 100.000 ienes (cerca de US$ 870) para população com menos de 18 anos. Esse auxílio beneficiará grande parte das famílias do Japão, embora o dinheiro a ser recebido pelos jovens será de acordo com a renda de seus pais.

Prejudicados pela pandemia da COVID-19, muitas empresas poderão ser ajudadas pelo novo pacote de ajuda. Com a alta do valor do petróleo bruto no mercado internacional, uma das ideias do governo é a criação de medidas para conter o aumento de preços dos combustíveis no varejo.

No próximo mês, o governo pretende aprovar um orçamento suplementar em uma sessão extraordinária com os membros da Dieta Nacional do Japão.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Conversando com o craque do futebol.

Crianças e adolescentes participam de uma palestra com Zico, ídolo do futebol brasileiro.


Shizuoka - Na tarde desta quinta-feira, 18 de novembro, o brasileiro Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, foi o convidado especial de uma palestra com a presença de vários jovens do Brasil e do Japão. O evento foi realizado no auditório U-Hall da cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka.

www.nikkeyon.blogspot.com
Crianças e adolescentes participam de uma palestra com Zico, ídolo do futebol brasileiro.
Zico é o convidado para uma palestra em Hamamatsu, com a presença de vários jovens brasileiros e japoneses. Foto: NHK.

A palestra foi organizada pelo Consulado Brasileiro de Hamamatsu com o intuito de aprofundar o intercâmbio entre Japão e o Brasil. O encontro contou com a participação de aproximadamente 300 jovens, entre crianças e adolescentes.

Durante a palestra, Zico contou as suas experiências como profissional no futebol e respondeu algumas perguntas da platéia. Ele também transmitiu a todos os jovens presentes sobre a importância dos esforços contínuos para se tornar uma pessoa talentosa no futuro.

Zico disse ao público no auditório: "Mesmo que você tenha talento, é importante continuar sempre demonstrando o que você consegue fazer de melhor."

Depois de ter atuado como jogador profissional no futebol brasileiro (décadas de 70 e 80), Zico vem contribuindo, por vários anos, com seu talento para o aperfeiçoamento do futebol japonês. A sua contribuição vem tanto como atleta (no passado) e como diretor técnico do Kashima Antlers (atualmente).

"Estou muito feliz em visitar a cidade de Hamamatsu pela primeira vez em décadas. Tenho feito o meu melhor para desenvolver e popularizar o futebol japonês. Estou muito grato a todos no Japão", disse Zico.

Após a palestra, Zico finalizou a conversa surpreso: "Achava que eu não era conhecido pelas crianças daqui. Fico feliz em saber que muitas delas conhecem a minha história. Desejo que cada um de vocês faça o possível para abrir suas vidas a novas oportunidades, respeitando sempre as diferenças culturais."


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Idosos ao volante.

Homem bate o carro, atropela pessoas e deixa um morto na região de Osaka.


Osaka - Nesta quarta-feira, 17 de novembro, um carro dirigido por um homem de 89 anos provocou um grave acidente de trânsito na cidade de Osakasayama, província de Osaka. Duas mulheres ficaram gravemente feridas e um homem morreu atropelado.

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem bate o carro, atropela pessoas e deixa um morto na região de Osaka.
Oficiais da polícia de Osakasayama inspecionam o carro de Takashi Yokoyama, acidente que deixou um morto. Foto: Mainichi.

O corpo de bombeiros da cidade recebeu uma chamada de emergência por volta das 12h10, dizendo que um carro havia batido na parede de um supermercado e tinha atropelado algumas pessoas.

Takashi Yokoyama, um residente de Osakasayama e motorista do carro, foi preso no local do acidente pelos policiais que atenderam o caso.

Segundo informações da delegacia de polícia, Yokoyama teria dito: "Eu estava esperando minha esposa voltar das compras dentro do carro. Achei que o carro estava estacionado, mas ele começou a se mover sozinho. Por engano, invés de pisar no freio, eu acabei pisando no pedal do acelerador". Os detalhes do acidente estão sendo investigados pela polícia local.

Nos últimos anos, o Japão tem registrado um aumento no número de acidentes de carros causado por motoristas idosos. Em 2019, um outro idoso de quase 90 anos provocou um grave acidente de trânsito em Tóquio. O acidente deixou uma mulher e a sua pequena filha mortas, atropeladas durante a travessia na faixa de pedestres. De acordo com a polícia de Tóquio, o ancião admitiu que confundiu os pedais do freio e do acelerador.


Fonte: The Mainichi.


www.nikkeyon.blogspot.com

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Velozes e perigosos no Japão.

Cinco pessoas são presas por dirigir de forma perigosa na cidade de Kawasaki.


Kanagawa - A polícia da província de Kanagawa anunciou na segunda-feira, dia 15 de novembro, a prisão de cinco pessoas envolvidas em imprudência gravíssima ao volante na rodovia Metropolitan Expressway, em Kawasaki. O incidente ocorreu na noite do dia 22 de fevereiro, mas só agora os suspeitos foram identificados e presos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cinco pessoas são presas por dirigir de forma perigosa na cidade de Kawasaki.
Perigo ao volante: motorista dirige o seu carro sentado na porta, como se estivesse numa moto. Foto: Asahi Shimbun.

Das cinco pessoas envolvidas em direção perigosa, duas delas foram muito além do que é permitido nas leis de trânsito: estavam dirigindo com quase todo o corpo para fora dos veículos!

Dois motoristas foram filmados dirigindo seus carros com a parte superior do corpo para fora da janela, como se estivessem pilotando motocicletas. Eles controlavam os veículos usando apenas a mão esquerda no volante e o pé esquerdo operando os pedais do acelerador e do freio.

Os dois exibicionistas têm aproximadamente 20 anos e são residentes da província de Chiba, segundo a polícia de Kanagawa.

A polícia informou que os dois homens admitiram a infração de trânsito, com um deles dizendo o seguinte: "Nunca pensei que isso fosse terminar em algo tão sério."

As outras três pessoas foram presas porque elas também estavam agindo de forma perigosa ao volante. Dirigindo em zigue-zague em outros dois veículos, a atitude imprudente dos três suspeitos prejudicou e colocou em risco  outros motoristas que dirigiam na pista da via expressa.

De acordo com a polícia, todas as provas foram enviadas aos promotores de justiça e todos os suspeitos serão punidos pela mesma acusação de crime de trânsito.


Fonte: The Asahi Shimbun.


www.nikkeyon.blogspot.com

terça-feira, 16 de novembro de 2021

O problema das pedras-pomes.

Pedras vulcânicas de Ogasawara podem ter sido encontradas no litoral de Chiba.


Chiba - Em uma praia na região sul da província de Chiba, autoridades locais identificaram algumas pedras-pomes vindas do Oceano Pacífico. Acredita-se que as pedras podem ser as mesmas que estão aparecendo aos montes nas ilhas de Okinawa. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Pedras vulcânicas de Ogasawara podem ter sido encontradas no litoral de Chiba.
Uma pequena quantidade de pedras-pomes foi localizada em uma praia na cidade de Tateyama, província de Chiba. Foto: NHK.

O professor emérito da universidade de Gunma, Yukio Hayakawa, postou uma foto de um pequeno número de pedras vulcânicas em sua conta no Twitter nesta segunda-feira, 15 de novembro. Segundo o professor, ele encontrou as pedras-pomes em uma praia da cidade de Tateyama, em Chiba.

O governo de Tateyama e da província de Chiba estão investigando se as pedras encontradas no litoral são originárias do vulcão submarino das ilhas Ogasawara. O vulcão entrou em erupção em agosto deste ano.

Desde meados do mês de outubro, as pedras-pomes têm aparecido em grande quantidade nos litorais das províncias de Okinawa e Kagoshima. O problema tem afetado as operações pesqueiras e a indústria do turismo nos locais citados.

O governo de Chiba está solicitando aos residentes das regiões litorâneas para que avisem as autoridades se encontrarem as tais pedras nas praias ou no mar da província.

As pedras-pomes já foram encontradas nas costas de Miyakejima e Mikurajima, duas das ilhas de Izu. Elas estão localizadas no Oceano Pacífico e são administradas por Tóquio.

Em Miyakejima, as pedras-pomes foram encontradas em uma praia perto de um porto de pesca , na região noroeste da ilha. As autoridades locais disseram que algumas pedras chegavam a ter até 4 centímetros de comprimento. Nenhum problema relacionado a navegação marítima da região foi relatado até agora.

O governo metropolitano de Tóquio está trabalhando com as autoridades locais de Izu e a guarda costeira do Japão para reunir mais informações e monitorar a situação.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Mako vai para América.

Ex-princesa Mako e seu marido partem para os Estados Unidos.


Tóquio - O casal mais falado do momento no Japão, Mako e Kei, conseguiram viajar rumo aos Estados Unidos. Os dois partiram juntos em um voo comercial, saindo do aeroporto internacional de Haneda na manhã deste domingo, 14 de novembro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ex-princesa Mako e seu marido partem para os Estados Unidos.
O casal, Mako e Kei, finalmente seguem rumo aos Estados Unidos na manhã deste domingo no Japão. Foto: AFP.

Mako Komuro e Kei Komuro se casaram em 26 de outubro e, desde então, estavam vivendo em um apartamento na região metropolitana de Tóquio. O casal irá morar na cidade de Nova York.

Os recém-casados expressaram gratidão à família imperial e às pessoas que os apoiaram antes de partir do Japão.

Kei Komuro é funcionário de um escritório jurídico com sede em Nova York. A imprensa japonesa tinha noticiado que Kei estava trabalhando em sistema home office, como escriturário jurídico, enquanto estava morando em Tóquio durante todo o processo do casório.

A imprensa jornalista não deu tréguas ao marido da ex-princesa Mako, desde a realização do casamento. Kei Komuro, que é formado em direito, foi alvo de fofocas por causa de sua reprovação no exame da ordem do estado de Nova York, uma espécie de exame da OAB dos Estados Unidos. Segundo a mídia, ele disse que irá continuar estudando e realizará o teste novamente em fevereiro próximo.

Outro assunto muito discutido na imprensa japonesa durante a última semana: o acordo financeiro entre Kei Komuro e o ex-noivo de sua mãe, Kayo Komuro.

O problema da dívida financeira da mãe de Kei Komuro, cerca de 4 milhões de ienes (US$ 35.000), com o ex-noivo dela, parece ter sido resolvido em um escritório de advocacia em Tóquio, na noite de sexta-feira (12 de novembro).

Um representante em direito informou que ambos os lados concordaram que um pagamento, a partir de Kei Komuro, resolveria a questão. O ex-noivo de Kayo Komuro assinou um documento para confirmar o acordo e, a partir de agora, não será feito mais nenhuma exigência a respeito do problema.

A dívida da família Komuro vinha sendo noticiada desde 2017 pelos canais de notícias, quando a ex-princesa Mako tornou-se público o seu noivado com Kei. O bafafá todo provocou um atraso nos planos de casamento do jovem casal, onde o casório sigiloso só foi realizado no final de outubro deste ano. Durante os 4 anos de espera, Mako chegou a ficar deprimida com as fofocas e as notícias ruins, a respeito do seu noivo e dela, circulando pela imprensa no Japão.

Mako e Kei irão alugar um apartamento em Nova York. Amigos próximos de Kei Komuro ajudaram ele a arranjar um lugar para viver na Big Apple.

Nikkey ON!: depois de tantos transtornos, espero que eles sejam felizes e tenham uma vida próspera na América do Norte.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

domingo, 14 de novembro de 2021

Suporte financeiro para viajar.

A campanha "Go to Travel" poderá voltar em fevereiro no Japão.


Tóquio - Com a redução dos casos de coronavírus em todas as províncias do Japão, o governo do país está estudando a retomada da campanha de turismo doméstico "Go to Travel".

www.nikkeyon.blogspot.com
A campanha "Go to Travel" poderá voltar em fevereiro no Japão.
Turistas em Kyoto: a previsão da retomada da campanha "Go to Travel" está sendo estudada para fevereiro do próximo ano. Foto: Wikipédia.

Após o término de uma verificação cuidadosa de fatores como o número de infecções e o progresso da campanha de vacinação contra a COVID-19, o governo deseja o reinício do programa de subsídios no mês de fevereiro do próximo ano.

A iniciativa japonesa cobre parcialmente as despesas de viagens dos turistas em território nacional. A campanha de viagens começou em julho do ano passado, mas ela foi totalmente suspensa 5 meses depois, quando o número de casos de coronavírus aumentou consideravelmente no Japão.

Em uma entrevista coletiva no início desta semana, o primeiro-ministro Fumio Kishida informou que o governo revisará seriamente a estrutura da campanha. Opiniões de especialistas na área de saúde serão solicitadas e a decisão da retomada do programa de viagens começará após um estudo completo da situação atual dos casos de infecções no país.

Haverá possíveis mudanças no "Go to Travel", como o aumento do suporte financeiro para viagens de turismo durante o meio da semana. A campanha anterior oferecia descontos para turistas em viagens nos finais de semanas e feriados japoneses.

Espera-se mais discussões dentro do governo, já que alguns membros do Ministério do Turismo e outros políticos desejam o retorno antecipado da campanha. Está sendo discutido para que o "Go to Travel" inicie no final deste ano, apoiando rapidamente as empresas (principalmente na área de turismo) atingidas pela pandemia.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

sábado, 13 de novembro de 2021

Normalização da produção automotiva?

Toyota anuncia a retomada da produção de automóveis para o próximo mês.


Aichi - A fabricante Toyota Motor Corporation anunciou nesta sexta-feira, 12 de novembro, a retomada da produção em larga escala no Japão a partir de dezembro. A montadora tem executado a sua produção em escala reduzida há sete meses.

www.nikkeyon.blogspot.com
Toyota anuncia a retomada da produção de automóveis para o próximo mês.
Toyota informou que a produção em larga escala será normalizada em dezembro.

Todas as 28 linhas de produção da Toyota, em suas 14 fábricas em território japonês, estarão operando normalmente daqui algumas semanas.

Devido à disseminação dos casos de COVID-19 no sudeste da Ásia e à escassez de peças, principalmente dos semicondutores, a montadora suspendeu repentinamente a produção de suas fábricas no Japão em de maio deste ano.

A Toyota informou que a produção em sua cadeia de suprimentos está estável agora. Para compensar as perdas deste longo período quase que totalmente parada, a produção de automóveis será aumentada em todas as fábricas no arquipélago japonês.

De acordo com a empresa, a produção de automóveis para dezembro será de 800.000 unidades em todo o mundo. Um recorde porque a produção mundial foi de 760.000 unidades em dezembro de 2020.

A previsão para sua produção global, em 2021, permanece estipulada em 9 milhões de unidades.


Fontes: NHK News / Nagoya TV. 


www.nikkeyon.blogspot.com

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Para reduzir os impactos da pandemia.

Novo pacote de estímulos para ajudar a economia japonesa.


Tóquio - O governo japonês anunciou nesta quinta-feira, 11 de novembro, um novo pacote de estímulos para a economia do Japão, com gastos fiscais estimados em mais de 30 trilhões de ienes (US$ 263 bilhões). O pacote incluirá aumento salarial para assistentes sociais, funcionários de creches e enfermeiras.

www.nikkeyon.blogspot.com
Novo pacote de estímulos para ajudar a economia japonesa.
Governo do Japão pretende aprovar um novo pacote de estímulos destinado para profissionais da área de saúde, assistentes sociais, famílias de baixa renda e estudantes.

Os salários mensais dos profissionais citados acima, serão aumentados em 3% ou 9 mil ienes (US$ 79), a partir de fevereiro do próximo ano. O reajuste leva em consideração que o salário dessas profissões são insuficientes para as despesas mensais de um indivíduo ou família, isso comparando com outras profissões.

O pacote de estímulos visa aliviar os impactos que a pandemia do coronavírus deixou na sociedade japonesa. O governo irá finalizar o novo pacote no dia 19 de novembro.

Durante a campanha política para as eleições gerais em outubro, o primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu criar um novo estímulo monetário no país. O plano de Kishida é alcançar o crescimento econômico e reduzir as disparidades da riqueza na sociedade japonesa.

O governo está tentando aprovar um orçamento suplementar, durante uma sessão parlamentar extraordinária, no final deste ano para financiar o novo pacote de estímulos. Também está nos planos do primeiro-ministro: a aprovação de um programa de subsídios para o turismo doméstico e um programa de apoio financeiro para famílias e estudantes em dificuldades financeiras.

No Japão, a renda média mensal em 2020 (incluindo o bônus) era de 352.000 ienes (US$ 3.090). Entretanto, os assistentes sociais e as enfermeiras para crianças tinham, respectivamente, um salário médio de 293.000 ienes e 303.000 ienes por mês.

Contudo, a regulamentação do governo sobre os encargos de hospitais e unidades de saúde tem dificultado os aumentos salariais de enfermeiros, mesmo havendo escassez de mão de obra. Nesse caso, como a renda média dos enfermeiros do Japão é mais alta do que a média dos mesmos profissionais em outros setores da saúde, o governo pretende limitar o aumento salarial para aqueles que trabalham em instalações médicas essenciais e de emergência.

Já o programa de  apoio financeiro para aqueles com dificuldades financeiras, o governo pretende ampliar o escopo de famílias com filhos que são elegíveis para receber o subsídios de aluguel. Nesse caso, uma família (um casal com três filhos), o teto da renda familiar será relaxado dos atuais 4,95 milhões de ienes anuais (US$ 43.400) para 6,46 milhões de ienes anuais (US$ 56.670). Isso aumentará o número de famílias que serão beneficiados pelo novo programa de ajuda.

Kishida disse em uma coletiva de imprensa, depois de ser reeleito primeiro-ministro pelo parlamento na última quarta-feira, que o governo fornecerá ajuda de 100.000 ienes (US$ 877) para estudantes com dificuldades financeiras.

A ajuda estudantil será oferecida a estudantes que frequentam universidades, faculdades e faculdades júnior. Os estudantes aptos pelo programa deverão ser aqueles que trabalham em empregos de meio período (ou desempregados) e ser de famílias de baixa renda. Durante o estado de emergência contra o coronavírus no Japão, muitos universitários ficaram sem ou com pouca renda financeira , devido ao corte dos serviços temporários em bares e restaurantes. A nova ajuda auxiliaria os estudantes no pagamento de algumas despesas mensais com estudos.


Fonte: Kyodo News.


www.nikkeyon.blogspot.com

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

A época da gripe do frango.

Província de Akita confirma o primeiro caso de gripe aviária na temporada de inverno.


Akita - Durante o início desta semana, equipes de saúde do Japão detectaram um caso de gripe aviária em uma granja na província de Akita. Cerca de 143 mil aves precisarão ser abatidas para evitar uma epidemia descontrolada do vírus, segundo um comunicado desta quarta-feira, 10 de novembro, dado pelo governo da província.

www.nikkeyon.blogspot.com
Província de Akita confirma o primeiro caso de gripe aviária na temporada de inverno.
Primeiro caso de gripe aviária do ano é detectado em uma granja na cidade de Yokote, Akita. Foto: Kyodo.

O surto local da gripe aviária, primeiro desta temporada no Japão, foi confirmado através de testes genéticos realizados em uma granja na cidade de Yokote, em Akita. 

O governo de Akita proibiu o comércio de frangos e ovos de vários produtores localizados a um raio de 10 quilômetros da granja afetada pelo surto. A pedido das autoridades locais, a Força de Autodefesa Terrestre do Japão despachou uma equipe ao local para ajudar no controle do problema.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu a coleta de informações detalhadas sobre o surto da gripe aviária em Akita. Ele também instruiu o Ministério da Fazenda, e outras agências governamentais, a trabalharem com atenção para que medidas preventivas sejam realizadas na região.

Na manhã da última terça-feira, um veterinário local relatou às autoridades de saúde de Akita que muitos frangos estavam morrendo em uma granja da cidade de Yokote.

Quando um teste preliminar de laboratório foi realizado em 13 frangos da granja, 12 deles deram positivo para a gripe aviária.


Fonte: Japan Today. 


www.nikkeyon.blogspot.com