Pedras vulcânicas de Ogasawara podem ter sido encontradas no litoral de Chiba.
Chiba - Em uma praia na região sul da província de Chiba, autoridades locais identificaram algumas pedras-pomes vindas do Oceano Pacífico. Acredita-se que as pedras podem ser as mesmas que estão aparecendo aos montes nas ilhas de Okinawa.
www.nikkeyon.blogspot.com
Uma pequena quantidade de pedras-pomes foi localizada em uma praia na cidade de Tateyama, província de Chiba. Foto: NHK.
O professor emérito da universidade de Gunma, Yukio Hayakawa, postou uma foto de um pequeno número de pedras vulcânicas em sua conta no Twitter nesta segunda-feira, 15 de novembro. Segundo o professor, ele encontrou as pedras-pomes em uma praia da cidade de Tateyama, em Chiba.
O governo de Tateyama e da província de Chiba estão investigando se as pedras encontradas no litoral são originárias do vulcão submarino das ilhas Ogasawara. O vulcão entrou em erupção em agosto deste ano.
Desde meados do mês de outubro, as pedras-pomes têm aparecido em grande quantidade nos litorais das províncias de Okinawa e Kagoshima. O problema tem afetado as operações pesqueiras e a indústria do turismo nos locais citados.
O governo de Chiba está solicitando aos residentes das regiões litorâneas para que avisem as autoridades se encontrarem as tais pedras nas praias ou no mar da província.
As pedras-pomes já foram encontradas nas costas de Miyakejima e Mikurajima, duas das ilhas de Izu. Elas estão localizadas no Oceano Pacífico e são administradas por Tóquio.
Em Miyakejima, as pedras-pomes foram encontradas em uma praia perto de um porto de pesca , na região noroeste da ilha. As autoridades locais disseram que algumas pedras chegavam a ter até 4 centímetros de comprimento. Nenhum problema relacionado a navegação marítima da região foi relatado até agora.
O governo metropolitano de Tóquio está trabalhando com as autoridades locais de Izu e a guarda costeira do Japão para reunir mais informações e monitorar a situação.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário