domingo, 21 de novembro de 2021

Onde está Peng Shuai?

Famosa tenista chinesa está desaparecida e o Partido Comunista da China pode estar envolvido no caso.


Pequim - Assunto do momento que não quer calar no mundo dos esportes: O que aconteceu com Peng Shuai? Alguns dos jogadores de tênis mais famosos do mundo estão preocupados com o desaparecimento da atleta na China. Nesta última semana, pessoas influentes do mundo dos esportes estão se mobilizando e desafiando o partido comunista chinês na busca de respostas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Famosa tenista chinesa está desaparecida e o Partido Comunista da China pode estar envolvido no caso.
Peng Shuai: tenista de grande reputação na China desaparece misteriosamente depois que denunciou, na mídia, ser vítima de abusos sexuais vindos de um ex-vice-premiê chinês. Foto: AP.

A tenista chinesa Peng Shuai está desaparecida na China desde o início de novembro. Em uma plataforma de mídia social chinesa chamada Weibo, Peng declarou na rede, antes de sumir misteriosamente, que sofreu abusos sexuais de um ex-vice-premiê chinês, chamado Zhang Gaoli. Segundo tablóides de notícias, ela também afirmou que teve um caso extraconjugal com o dirigente político. O acusado de agressão à tenista foi membro do todo poderoso Comitê Permanente Politburo da China e tenente do secretário-geral chinês Xi Jinping. 

Na longa postagem que Peng Shuai escreveu na rede social Weibo, a tenista afirmou que há três anos atrás foi forçada a ter relações sexuais com Zhang Gaoli. Momentos depois da publicação entrar na rede, a postagem foi rapidamente excluída da conta de Peng, mas as acusações da atleta já tinha sido compartilhadas por várias pessoas na internet.

Atualmente, o caso de Peng é de grande destaque na imprensa mundial. Ela é uma atleta respeitada (campeã de campeonatos como Wimbledon e Roland Garros) e tem uma plataforma e credibilidade na internet que poucas mulheres da China possuem. O esforço para silenciar Peng reflete a determinação do Partido Comunista de reprimir as críticas a seus líderes e impedir qualquer resposta mobilizada pelo público.

O Ministério das Relações Exteriores da China negou repetidamente qualquer conhecimento do caso. Na sexta-feira, 19 de novembro, o porta-voz do ministério, Zhao Lijian, informou que o assunto não é uma questão diplomática e ele não está ciente da situação.

Tenistas mundialmente conhecidos como Naomi Osaka, Serena Willians e Novak Djokovic, estão mobilizados para transformar os seus perfis nas redes sociais em poder. 

"A censura nunca deve ser usada a qualquer custo", escreveu a atleta Naomi Osaka nas redes sociais. A americana Serena Willians acrescentou: "Isso deve ser investigado e não devemos ficar em silêncio". Já o tenista sérvio Novak Djokovic disse o seguinte: "Toda a comunidade do tênis precisa apoiar Peng Shuai e sua família. É preciso verificar se ela está sã e salva (...)".

Os jogadores famosos foram encorajados pelo apoio da Women's Tennis Association (WTA) e também do presidente da associação, Steve Simon. Simon ameaçou retirar os eventos do WTA na China, caso o desaparecimento da tenista não seja esclarecido.

"Muitas vezes, quando você se envolve em questões como essa, deixamos os negócios, a política e o dinheiro ditarem o que é certo e o que é errado. Entretanto, estamos definitivamente dispostos a puxar nosso negócio e lidar com todas as complicações que vêm com ele porque... o que está acontecendo é muito maior do que negócios", disse Simon em entrevista à CNN.

A China está a apenas dois meses e meio de sediar as Olimpíadas de Inverno de Pequim e tem enfrentado um boicote diplomático. Alguns países acusam a China de crimes contra a humanidade, envolvendo pelo menos 1 milhão de mulçumanos uigures e de outras minorias étnicas. O jogador de basquete da NBA, Enes Kanter, foi o mais franco na defesa dos uigures, chamando o líder chinês Xi Jinping de "Ditador Brutal".

Nikkey ON!: Vamos ficar atentos para as cenas do próximo capítulo. Agora, o governo da China está afirmando que Peng Shuai está bem. Será verdade? Que tipo de violência a tenista pode estar sofrendo para ser censurada?


Fontes: The Asahi Shimbun / NHK News / Wikipédia.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário