Políticos se reúnem para discutir a segurança econômica entre Japão e Estados Unidos.
Washington - Os principais políticos do Japão e dos Estados Unidos se reuniram na última sexta-feira, 29 de julho, para discutir os laços políticos entre as duas nações na atual situação mundial.
www.nikkeyon.blogspot.com
Em Washington, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, e o ministro da Economia, Koichi Hagiuda, se encontraram com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e a secretária de Comércio, Gina Raimondo.
Durante a reunião, eles concordaram em defender: os recursos energéticos, o desenvolvimento de tecnologias e de infraestruturas críticas entre Japão e EUA. Aparentemente, a conversa entre os políticos foi motivada por novas medidas para conter as ameaças apresentadas pela China e Rússia.
No comunicado em conjunto, Japão e EUA concordaram em fortalecer suas cadeias de suprimentos de semicondutores. Esse trabalho é estrategicamente fundamental em termos de segurança econômica dos países.
Em termos de fontes energéticas, o Japão afirmou que expressa boas-vindas ao aumento da produção de petróleo e gás de xisto dos Estados Unidos, com o intuito de estabilizar os mercados globais de energia. O Japão está cada vez mais preocupado em garantir o gás natural liquefeito em seu mercado interno, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os dois países também confirmaram que colaborarão no desenvolvimento de tecnologias críticas e emergentes, como as redes 5G.
Em uma entrevista após a reunião, Hayashi disse o seguinte: "Nós discutimos muitas questões, incluindo as políticas econômicas dos respectivos países, segurança econômica e o estabelecimento de uma ordem econômica regional".
Antony Blinken descreveu as negociações como fundamentais e produtivas. Ele acrescentou que todos estavam diretamente conectados com questões sobre a vida e o futuro de nossas nações.
Gina Raimondo afirmou que os dois países tiveram uma excelente discussão sobre como colaborar economicamente, especialmente em relação aos semicondutores avançados.
O Japão e os EUA planejam realizar reuniões vice-ministeriais até o final deste ano, e continuar com as reuniões ministeriais anualmente.
Fonte: NHK News.