domingo, 31 de julho de 2022

Laços entre duas potências mundiais.

Políticos se reúnem para discutir a segurança econômica entre Japão e Estados Unidos.


Washington - Os principais políticos do Japão e dos Estados Unidos se reuniram na última sexta-feira, 29 de julho, para discutir os laços políticos entre as duas nações na atual situação mundial.

www.nikkeyon.blogspot.com
Políticos se reúnem para discutir a segurança econômica entre Japão e Estados Unidos.
Da esquerda para direita: Koichi Hagiuda (Ministro da Economia do Japão), Yoshimasa Hayashi (Ministro das Relações Exteriores do Japão), Antony Blinken (Secretário de Estado dos EUA) e Gina Raimondo (Secretária de Comércio dos EUA). Políticos reunidos para discutir a segurança econômica entre Japão e EUA. Foto: NHK News.

Em Washington, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, e o ministro da Economia, Koichi Hagiuda, se encontraram com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e a secretária de Comércio, Gina Raimondo.

Durante a reunião, eles concordaram em defender: os recursos energéticos, o desenvolvimento de tecnologias e de infraestruturas críticas entre Japão e EUA. Aparentemente, a conversa entre os políticos foi motivada por novas medidas para conter as ameaças apresentadas pela China e Rússia.

No comunicado em conjunto, Japão e EUA concordaram em fortalecer suas cadeias de suprimentos de semicondutores. Esse trabalho é estrategicamente fundamental em termos de segurança econômica dos países.

Em termos de fontes energéticas, o Japão afirmou que expressa boas-vindas ao aumento da produção de petróleo e gás de xisto dos Estados Unidos, com o intuito de estabilizar os mercados globais de energia. O Japão está cada vez mais preocupado em garantir o gás natural liquefeito em seu mercado interno, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Os dois países também confirmaram que colaborarão no desenvolvimento de tecnologias críticas e emergentes, como as redes 5G.

Em uma entrevista após a reunião, Hayashi disse o seguinte: "Nós discutimos muitas questões, incluindo as políticas econômicas dos respectivos países, segurança econômica e o estabelecimento de uma ordem econômica regional".

Antony Blinken descreveu as negociações como fundamentais e produtivas. Ele acrescentou que todos estavam diretamente conectados com questões sobre a vida e o futuro de nossas nações.

Gina Raimondo afirmou que os dois países tiveram uma excelente discussão sobre como colaborar economicamente, especialmente em relação aos semicondutores avançados.

O Japão e os EUA planejam realizar reuniões vice-ministeriais até o final deste ano, e continuar com as reuniões ministeriais anualmente.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 30 de julho de 2022

KDDI pagará usuários pelo apagão.

Empresa irá ressarcir seus clientes afetados pela interrupção do serviço de telefonia.


Tóquio - Nos dias 2 e 3 de julho, milhões de usuários da operadora de telefonia KDDI ficaram com seus telefones móveis inoperantes em todo o Japão. O incidente foi um dos maiores do gênero da história japonesa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Empresa irá ressarcir seus clientes afetados pela interrupção do serviço de telefonia.
A empresa de telecomunicações KDDI irá ressarcir milhões de usuários prejudicados pelo apagão no sistema de telefonia móvel, ocorrido nos dias 2 e 3 de julho deste ano. Foto: NHK News.

Sabendo do transtorno causado, a empresa anunciou nesta sexta-feira, 29 de julho, um plano de compensação aos seus clientes afetados pelo apagão no sistema.

O presidente da KDDI, Makoto Takahashi, disse aos repórteres que a empresa irá pagar 200 ienes, cerca de US$ 1,50, para cada um dos quase 36 milhões de usuários prejudicados.

A empresa pretende, também, ressarcir cerca de 2,7 milhões de clientes que não puderam usar os serviços de telefonia da KDDI por 24 horas ou mais,  isso conforme o contrato de cada usuário. 

De acordo com a KDDI, o valor total do ressarcimento, aos clientes prejudicados, será de 55 milhões de dólares, aproximadamente.

"Como uma empresa de telecomunicações, temos a responsabilidade do fornecer um serviço de telefonia móvel estável, para apoiar a infraestrutura social do país. Nós levamos isso a sério", disse Takahashi.

A interrupção do sistema de telefonia móvel da KDDI durou cerca de 61 horas em todo o país. A empresa informou que o problema foi causado por um erro, ocasionado durante o trabalho de manutenção do sistema. Devido a isso, o tráfego de chamada de voz sobrecarregou o sistema, afetando toda rede de telefonia móvel da empresa no Japão.

A KDDI prometeu desenvolver um sistema que detecta, de forma rápida, os picos de acesso em sua rede de telefonia. Além disso, a empresa pretende revisar o processo de recuperação de seu sistema, evitando interrupções maciças no serviço de telecomunicações do país.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Mais outro caso do vírus.

Japão registra o seu segundo caso de varíola dos macacos.


Tóquio - O governo japonês confirmou nesta quinta-feira, 28 de julho, mais um novo caso de varíola dos macacos no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão registra o seu segundo caso de varíola dos macacos.
Um segundo caso de varíola dos macacos foi confirmado nesta quinta-feira, em Tóquio. 

O novo infectado é um homem de 30 anos, oriundo da região de Tóquio. Segundo o Ministério da Saúde do Japão, o homem esteve viajando pela América do Norte e América Central (regiões onde provavelmente contraiu o vírus da varíola). Ele retornou ao Japão este mês, em julho, e começou a sentir os sintomas da doença esta semana. 

Quando visitou um hospital na quarta-feira, o homem estava sentindo dores de cabeça, dores musculares, fadiga e erupções na boca. Ele foi hospitalizado em Tóquio e seu estado de saúde é estável.

Na segunda-feira, 25 de julho, o primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Japão. O infectado é um homem de 30 anos também, mas ele contraiu o vírus em uma viagem pela Europa no mês passado. Segundo o Ministério da Saúde, os dois casos não estão correlacionados porque os infectados não estiveram próximos em nenhum momento.

As autoridades da saúde estão tentando rastrear a rota da infecção, para descobrir se alguém esteve em contato próximo com o segundo infectado pela varíola.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de 16.000 casos de varíola dos macacos foram relatados em 75 países e regiões, principalmente nos Estados Unidos e Europa. O órgão de saúde da ONU declarou, no último sábado, emergência internacional de saúde pública, devido à crescente onda de infecções da varíola dos macacos pelo mundo.


Fontes: NHK News / Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Tempestade se formando.

Provável tempestade tropical chegará ao sul do Japão na próxima sexta-feira.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou nesta quarta-feira, 27 de julho, que uma depressão tropical (ventos inferiores a 62 km/h) está se movendo no Oceano Pacífico e vindo em direção ao sul do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Uma depressão tropical se aproxima do Japão e poderá chover forte na região sul, a partir desta sexta-feira. Foto: NHK News.

A depressão tropical se movia a uma velocidade de 10 km/h pelo oceano. No horário das 15h desta quarta-feira, ela estava próxima das ilhas Marianas, .

É provável que os ventos se transformem em uma tempestade tropical até a tarde de quinta-feira. Entre sexta-feira e sábado, a tempestade estará perto da região sul do Japão. É esperado chuva nas ilhas de Okinawa, ilhas Amami e região de Kyushu.

Dependendo das condições climáticas, poderá chover forte em algumas regiões do sul do Japão neste final de semana. A JMA está pedindo à população que permaneça atualizada com as notícias da previsão do tempo no país.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 27 de julho de 2022

O drama dos estagiários estrangeiros.

Pesquisa mostra que metade dos estagiários técnicos já chegam ao Japão endividados.


Tóquio - Com o declínio da taxa de natalidade e o envelhecimento da população, a escassez de mão-de-obra no Japão tornou-se um problema para o mercado de trabalho do país. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa mostra que metade dos estagiários técnicos já chegam ao Japão endividados.
Cerca de 83% dos estagiários estrangeiros pagaram uma média de 4.000 dólares para as agências de contratação e corretores. Foto: YouTube.

Para sobreviver e continuar competitivas, muitas empresas japonesas começaram a contratar estagiários técnicos estrangeiros. Muitos desses estagiários são provenientes de países da Ásia, como China, Vietnã e Camboja.

O Sistema de Treinamento de Estagiários Técnicos Estrangeiros foi criado em 1993, em um acordo entre o Japão e os países asiáticos que participam do programa. Até o final de 2019, o número de estagiários técnicos que estudavam e trabalhavam no Japão era de 410.972 estrangeiros.

Entretanto, nem tudo é perfeito nesse sistema de contratação de estagiários. Autoridades de imigração japonesa informaram que mais da metade dos estrangeiros contraem dívidas, financiando suas viagens  antes de sua chegada ao Japão.

Funcionários da Agência de Serviços de Imigração (ISA) estimam que entre 5.000 e 9.000 estagiários técnicos estrangeiros desaparecem no Japão todos os anos.

O motivo do desaparecimento dos estagiários é desencadeado por problemas financeiros no Japão, como a falta de pagamento de salários no trabalho ou dívidas contraídas no país de origem.

A ISA realizou uma pesquisa com cerca de 2.200 estagiários de seis países asiáticos, durante um período de cinco meses. A pesquisa, sobre a extensão do problema, foi finalizada em abril deste ano e muitos dos estagiários responderam as questões.

Cerca de 83% dos entrevistados disseram que pagaram uma média de 4.000 dólares para as agências de contratação e corretores, isso antes de viajar para o Japão. Os estagiários vietnamitas desembolsaram cerca de 5.000 dólares. Já os estagiários chineses pagaram cerca de 4.300 dólares, e os cambojanos saldaram cerca de 4.200 dólares de suas dívidas.

A pesquisa também descobriu que cerca de 55% dos entrevistados haviam tomado empréstimos em dinheiro, antes de sua chegada ao Japão.

No caso desses estagiários ainda devedores, a dívida média deles era cerca de 4.000 dólares (a mesma média dos que já pagaram). Os vietnamitas tinham, aproximadamente, uma dívida de 4.900 dólares. Os cambojanos deviam cerca de 4.100 dólares e os chineses precisavam pagar cerca de 3.900 dólares.

Os resultados da pesquisa da ISA será levada em consideração quando o Sistema de Treinamento de Estagiários Técnicos Estrangeiros for revisado no Japão.


Fontes: NHK News / Goandup Picks.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 26 de julho de 2022

E o vírus chegou ao Japão.

Governo japonês confirma o primeiro caso de varíola dos macacos no país.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 25 de julho, autoridades do governo confirmaram que um homem, de 30 anos, foi detectado com o vírus dos macacos em um hospital da capital do país. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo japonês confirma o primeiro caso de varíola dos macacos no país.
Governo do Japão confirmou, nesta segunda-feira, o primeiro caso de varíola dos macacos no país. Foto: Reuters.

O infectado tinha voltado da Europa recentemente e, agora, ele se encontra hospitalizado. A informação foi divulgada pela governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

O homem começou a sentir os primeiros sintomas a partir do dia 15 de julho. Ele só foi agora à uma unidade de saúde, após desenvolver erupção cutânea, febre alta, dor de cabeça e fadiga. Suas condições de saúde no hospital é estável.

O ministério da saúde não revelou a nacionalidade do infectado. Enquanto viajava pela Europa, é bem provável que o homem tenha tido contato com alguma pessoa infectada com o vírus da varíola.

Antes da confirmação do primeiro caso, membros do governo realizaram uma reunião no início do dia, discutindo medidas necessárias para controlar um possível surto de varíola no Japão. No último sábado, a Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde global para o surto de varíola dos macacos ao redor do mundo.

Koike informou que as autoridades de saúde de Tóquio estão bem coordenadas para relatar qualquer sinal de infecções. Ela disse que as pessoas não precisam se preocupar excessivamente com o vírus. "Desinfete as mãos e consulte um médico se houver suspeita de infecção", explicou a governadora. 

Desde o mês de maio deste ano, vários casos de varíola dos macacos foram confirmados na África Central e Ocidental. A doença é considerada endêmica nessas áreas do continente.

Os principais sintomas da doença, disseminados por contato físico próximo, são: febre, erupções cutâneas extensas, lesões na pele e linfodonos inchados (gânglios linfáticos). Antes dos sintomas surgirem, o período de incubação do vírus, no corpo humano, é de 5 a 21 dias. 


Fontes: Kyodo News / Reuters.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Erupção vulcânica no Japão.

Vulcão Sakurajima entra em erupção e deixa a população em alerta máximo.


Kagoshima - A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta vulcânico de nível 5, após o vulcão Sakurajima entrar em erupção na noite de domingo, 24 de julho.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vulcão Sakurajima entra em erupção e deixa a população em alerta máximo.
Em Kagoshima, o vulcão Sakurajima entrou em erupção na noite deste domingo, deixando a população local em alerta de evacuação. Foto: NHK News.

A erupção ocorreu às 20h05 (horário do Japão). Grandes rochas vulcânicas voaram a uma altura de 2,5 quilômetros da cratera. O alerta de nível 5 é o aviso mais alto de uma atividade vulcânica. Pessoas que estiverem próximas do vulcão precisam ser evacuadas imediatamente.

A população que vive dentro de um raio de 3 quilômetros de distância da cratera Minamidake, devem tomar cuidado com a queda de rochas vulcânicas no ar. Segundo a JMA, os distritos de Arimura e Furusato, na cidade de Kagoshima, são as áreas de maior atenção em caso de "chuva de rochas".

Fluxos piroclásticos podem ocorrer em um raio de até 2 quilômetros da cratera do vulcão. A JMA está pedindo cautela para todas as pessoas que vivem próximas do Sakurajima.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 24 de julho de 2022

Varíola dos macacos: a nova epidemia?

OMS declara emergência mundial de saúde para a varíola dos macacos.


Genebra - Neste sábado, 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou a varíola dos macacos como uma doença de emergência global de saúde. Este é o alerta de nível mais alto da doença já feito pela organização.

www.nikkeyon.blogspot.com
OMS declara emergência mundial de saúde para a varíola dos macacos.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, durante a declaração de emergência mundial para a varíola dos macacos. Foto: YouTube.

"Decidi declarar a varíola dos macacos como uma emergência de saúde pública de alcance mundial. A doença representa um alerta de interesse internacional, mas com as ferramentas disponíveis, é possível controlar o surto do vírus", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

A decisão foi tomada mesmo que o Comitê de Emergência da organização não chegou a um consenso comum sobre uma provável nova epidemia mundial. Os membros do comitê estiveram discutindo o tema durante um mês.

Até a quinta-feira do dia 21 de julho, a "Our World in Data" (publicação especializada em expor pesquisas e dados analíticos sobre mudanças nas condições de qualidade de vida dos países) informou que 15.510 casos de varíola dos macacos foram confirmados ao redor do mundo. 

No Japão, autoridades de saúde do país ainda não relataram nenhum caso da doença em território nacional. Já no Brasil, o Ministério da Saúde confirmou, até sexta-feira (22 de julho), 607 casos da doença. O estado de São Paulo lidera o número de infectados com 438 casos, seguido pelo estado do Rio de Janeiro (86 casos), e depois pelo estado de Minas Gerais (33 casos). Ao todo, o Ministério da Saúde do Brasil informou que 13 estados, mais o Distrito Federal, registraram casos da varíola dos macacos.

Durante o anúncio, Adhanom apresentou orientações sanitárias sobre a varíola dos macacos, com base de diferentes níveis e a intensificação de casos em cada país. Para locais onde existe a transmissão da doença de humano para humano, foi sugerido medidas coordenadas para interromper a transmissão e proteger os grupos vulneráveis. Além de envolver e proteger as comunidades afetadas pela doença, os membros da OMS explicaram sobre a necessidade de intensificar a vigilância e as medidas de saúde pública. Também foi falado sobre o fortalecimento da gestão clínica, a prevenção e o controle de infecções em hospitais e clínicas.


Fontes: Poder 360 / Uol Notícias / Wikipédia.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 23 de julho de 2022

Quem quer dinheiro!

Cédulas de 10.000 ienes são encontradas nas águas de um córrego em Toyama.


Toyama - Desde criança, nós sempre ouvimos aquele velho ditado de nossos pais: "Dinheiro não nasce em árvores". Nossos pais estão certos a respeito disso. Mas no Japão, como sempre fazendo a diferença, o dinheiro pode "nascer" (ou surgir do nada) nas águas de um córrego. Que extravagância viu! Os japoneses e suas estranhas manias de jogar dinheiro fora, como se cédulas de iene fossem papel velho...

www.nikkeyon.blogspot.com
Cédulas de 10.000 ienes são encontradas nas águas de um córrego em Toyama.
Policial de Toyama mostra uma das cédulas de 10.000 ienes encontrada dentro de um córrego da cidade. Os policiais acharam 600.000 ienes perdidos nas águas do córrego. Foto: YouTube.

Esse curioso caso ocorreu na cidade de Toyama, província de mesmo nome. Por volta do meio-dia do dia 19 de julho, moradores da cidade notaram pequenos pedaços de papel flutuando nas águas de um córrego que atravessa o bairro de Okutambomachi. Quando as pessoas se aproximaram do aqueduto, perceberam que os papéis na água eram notas de 10.000 ienes (cada cédula de 10.000 ienes vale aproximadamente US$ 73).

A polícia local foi acionada para verificar "o dinheiro que brotava das águas de Toyama". Com ajuda das pessoas do bairro, os policiais conseguiram recuperar 60 notas de 10.000 ienes, totalizando 600.000 ienes (cerca de US$ 4.393).

Quando a notícia se espalhou pelas redes sociais do Japão, muitos usuários comentaram sobre "o misterioso dinheiro achado em Toyama":

- "Algo cheira a peixe nessa história";

- "Esse dinheiro jogado fora deve ser de alguém do crime organizado, certo?";

- "Pode-se literalmente dizer que isso foi lavagem de dinheiro";

- "Meu palpite é que alguém estava bêbado e, acidentalmente, deixou o dinheiro cair na água";

- "Ah sim! Encontraram a minha grana. Sem sombras de dúvida, é o meu dinheiro";

- "Esse é o tipo de projeto de embelezamento do bairro que eu realmente apoio";

- "Aposto que no dia seguinte, muita gente estava esperando surgir mais dinheiro nas águas do córrego".

Todo o dinheiro achado no córrego ficará guardado na delegacia de polícia de Toyama, aguardando o proprietário dos 600.000 ienes se apresentar às autoridades. Se ninguém reclamar pelo dinheiro perdido num prazo de até três meses, todo o montante ficará com a primeira pessoa (ou pessoas) que achou o dinheiro no córrego (isso de acordo com a decisão da polícia). 

Para o verdadeiro proprietário (e até mesmo para os falsos proprietários), o duro será provar para a polícia que o dinheiro é dele (ou dela), pois tudo foi achado espalhado na água e sem nenhuma pista, como um papel escrito, sacola ou documento. E também será complicado explicar, para as autoridades, o motivo que levou o dono do dinheiro a jogar as cédulas dentro do córrego. 

Difícil né! Talvez o verdadeiro proprietário saiba todos códigos numéricos das sessenta cédulas de 10.000 ienes. Só no Japão acontece essas coisas... 


Fonte: SoraNews24.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Decisão tomada pelo Banco Central.

BOJ mantém a flexibilização monetária do país, apesar das perspectivas de inflação mais alta.


Tóquio - O Banco do Japão (BOJ - ou Banco Central do país) anunciou nesta quinta-feira, 21 de julho, que manterá seu programa maciço de flexibilização monetária, embora haja perspectivas de aumento da inflação. A decisão foi tomada após uma reunião de dois dias, discutindo assuntos sobre política econômica.

www.nikkeyon.blogspot.com
BOJ mantém a flexibilização monetária do país, apesar das perspectivas de inflação mais alta.
O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, anuncia a decisão de manter a flexibilização monetária do país, mesmo com a perspectiva de alta na inflação. Foto: NHK News.

Segundo o último relatório do BOJ, os formuladores de políticas elevaram a perspectiva do índice de preços ao consumidor para 2,3% durante o ano, que vai até março de 2023. A porcentagem está acima da previsão de 1,9% feito no mês de abril deste ano.  Os dados para o cálculo do índice de preços excluem produtos perecíveis.

O anúncio do índice de preços ao consumidor indica que a inflação do Japão, finalmente, atingiu a meta de 2%, porcentagem estabelecida pelo BOJ no ano de 2013.

A revisão do índice, para cima, reflete a previsão de inflação do BOJ para o ano corrente. Os motivos para a elevação do índice foram os preços mais altos das commodities, como energia e matérias-primas.

Entretanto, a alta da inflação do país não provocou aumento substanciais dos salários da população e nem houve crescimento da demanda e consumo. A inflação mais alta irá pressionar a economia japonesa para baixo. Também é observado que o aumento dos preços poderá reduzir a renda das famílias e os lucros das empresas. Essas informações foram observadas pelo BOJ.

Devido a todos esses fatores, os formuladores de políticas decidiram manter o programa maciço de flexibilização monetária do Japão.

Nikkey ON!: Se a economia japonesa continuar do jeito que está, um dólar americano vai estar valendo 150 ienes até o final de agosto ou setembro deste ano... 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Suicidou-se e quase matou.

Trem atropela fatalmente um suicida e, o seu corpo, fere outras 4 pessoas.


Kobe - Na terça-feira, 19 de julho, um homem morreu na hora ao se jogar na frente de um trem em movimento, na cidade de Kobe, província de Hyogo. Para piorar a situação, quatro mulheres que estavam na plataforma de embarque ficaram feridas com o incidente, quando o corpo do suicida atingiu as vítimas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Trem atropela fatalmente um suicida e, o seu corpo, fere outras 4 pessoas.
Passageiros desembarcam do trem que atropelou um suicida na estação de Nada, em Kobe. Nenhum passageiro se feriu no incidente. Foto: The Mainichi.

O suicídio ocorreu na estação Nada (Linha JR Tokaido), por volta das 18h05.  A composição férrea que atingiu o homem é um trem rápido de seis vagões, vindo da estação Kusatsu (Província de Shiga) e com destino à estação Himeji (Província de Hyogo). O homem morreu no local do atropelamento.

O impacto do homem na lataria do trem foi tão forte, que fez o corpo do suicida voar na direção de quatro mulheres, com idades de 30 e 60 anos, que estavam próximas do incidente. Todas elas foram levadas ao hospital com ferimentos na cabeça e no corpo. Nenhuma delas corre risco de vida.

O Conselho de Segurança dos Transportes do Japão (JTSB) pretende enviar dois investigadores de acidentes ferroviários ao local do suicídio. 

De acordo com a West Japan Railway Co., o trem envolvido no incidente passava pela estação Nada quando, de repente, freou bruscamente e parou cerca de 300 metros após passar pela plataforma de embarque/desembarque. Nenhum dos cerca 750 passageiros ficou ferido no incidente. Todos os passageiros precisaram aguardar um tempo dentro dos vagões da composição. Só depois, eles puderam sair do trem e caminhar até a estação Nada, seguindo as instruções dos seguranças.

Um funcionário corporativo de 59 anos, que estava dentro do trem no momento do incidente, disse o seguinte para o repórter do jornal: "Depois de ficar quase 1 hora dentro dos vagões, sem o ar-condicionado funcionando durante esse calor, fomos autorizados a desembarcar do trem e caminhar até a estação Nada".

Devido ao suicídio, os serviços da Linha JR Tokaido ficaram temporariamente suspensos entre as estações Ashiya e Nishi-Akashi.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Despedida de Hanyu.

O patinador artístico Yuzuru Hanyu anuncia sua aposentadoria como atleta de competições.


Tóquio - Nesta terça-feira, 19 de julho, o famoso patinador artístico do Japão, Yuzuru Hanyu (27 anos), anunciou o fim de sua jornada nas competições da patinação artística. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa em Tóquio.

www.nikkeyon.blogspot.com
O patinador artístico Yuzuru Hanyu anuncia sua aposentadoria como atleta de competições.
Yuzuru Hanyu se despede das competições da patinação artística nesta terça-feira, durante uma coletiva de imprensa em Tóquio. Foto: AP/Shuji Kajiyama.

"Eu não gosto de usar a palavra "aposentadoria". O espetáculo no rinque de patinação tende a ser considerado como algo elegante e divertido. Por mim, eu quero continuar seguindo a minha vida como um atleta. Eu quero que as pessoas ainda me vejam patinando, enquanto continuo com o meu trabalho", disse Yuzuru.

Com o seu estilo gracioso de patinar e uma aparência delicada e infantil, Hanyu se tornou um ícone da patinação para seus fãs (conhecidos como"Fanyu"). Seus admiradores gastavam fortunas para vê-lo nas competições, tudo para acompanhar de perto a atuação do "Príncipe do Gelo".

"O que eu quero, agora em diante, é ser alguém que continua trabalhando duro para alcançar novos sonhos e objetivos", afirmou o patinador. 

Embora Yuzuru seja mundialmente famoso, o atleta é um verdadeiro enigma em sua vida pessoal. Ele raramente concede entrevistas e não tem presença nas redes sociais.

Yuzuru Hanyu começou a patinar no gelo ainda criança, em sua cidade natal Sendai, província de Miyagi. Ele ganhou seu primeiro ouro olímpico (individual) em 2014, nas Olimpíadas de Inverno de Sochi (Rússia). Sua segunda medalha de ouro olímpica veio em 2018, também no individual, durante as Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang (Coréia do Sul). Em sua carreira, o atleta coleciona diversos títulos mundiais na patinação artística. 

Neste ano, durante as Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022, Yuzuru não teve a mesma sorte de outros jogos. Com um sério problema no ligamento do tornozelo, que foi se agravando com sua rotina profissional, o patinador acabou terminando sua última olimpíada em quarto lugar. Ele até se esforçou para deixar sua marca na história do esporte em Pequim, ao tentar um salto quádruplo de Axel, mas não conseguiu. 

Até hoje, nenhum profissional masculino da patinação conseguiu um quádruplo Axel (salto de frente com quatro rotações e meia no ar). O Axel  é considerado o salto com maior dificuldade técnica, entre os seis tipos de saltos da patinação artística no gelo.

"Não serei mais comparado com os outros competidores da patinação artística. Não tenho tristeza dentro de mim. Quero continuar fazendo o meu melhor", afirmou Yuzuru, se despedindo de sua belíssima trajetória nas competições internacionais.


Fontes: NHK News / Japan Today / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Relações complicadas.

Japão e Coréia do Sul realizam reuniões ministeriais, em busca de uma resolução de assuntos do passado.


Tóquio - Os ministros das Relações Exteriores do Japão e da Coréia do Sul se reuniram em Tóquio para uma conversa, com portas fechadas, nesta segunda-feira. Acredita-se que os dois ministros tenham discutido questões bilaterais perdentes entre os dois países.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão e Coréia do Sul realizam reuniões ministeriais, em busca de uma resolução de assuntos do passado.
Park Jin (esquerda) e Yoshimasa Yoshida (direita), ambos ministros das Relações Exteriores da Coréia do Sul e do Japão, respectivamente. Eles se reuniram em Tóquio nesta segunda-feira, para uma conversa sobre questões pendentes entre os dois países. Foto: NHK News.

Yoshimasa Yoshida e Park Jin se encontraram pela primeira vez para uma reunião diplomática, desde que o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol assumiu o cargo em maio deste ano.

A nova administração presidencial sul-coreana expressou seu compromisso de melhorar as relações políticas com o Japão. Analistas em política afirmam que os laços diplomáticos, entre os dois países, estão em seu ponto mais baixo desde o período do pós-guerra.

Park Jin é o primeiro ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul a visitar o Japão. O último encontro entre os dois países foi numa reunião ministerial dos países do G20, realizado em Nagoya há 3 anos atrás. 

A reunião entre os dois ministros nesta segunda-feira, seguida de um jantar de trabalho, durou mais de duas horas e meia.

Os detalhes da conversa ainda não foram divulgados. É bem provável que os dois ministros tenham trocado opiniões sobre os problemas persistentes da guerra passada, como a polêmica questão das chamadas "mulheres de conforto", e sobre outros assuntos bilaterais pendentes.

O ministro sul-coreano permanecerá no Japão até quarta-feira, 20 de julho. Autoridades dos dois países estão atualmente organizando uma reunião entre Park Jin e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Tóquio ficou em nono lugar.

As cidades mais caras do mundo para expatriados viverem.


Tóquio - Este mês saiu a pesquisa anual do custo de vida das cidades mais caras do mundo, direcionada para pessoas que trabalham no exterior. A cidade de Tóquio aparece em nono lugar este ano, caindo seis posições em relação à pesquisa do ano passado.

www.nikkeyon.blogspot.com
As cidades mais caras do mundo para expatriados viverem.
A cidade de Tóquio está em nona posição entre as cidades mais caras do mundo para um estrangeiro viver, segundo a pesquisa da Mercer de 2022. Na foto, a região de Shibuya, Tóquio. Foto: Wikimedia Commons.

De acordo com a pesquisa da empresa de consultoria americana Mercer, Tóquio ficou "mais barata para um estrangeiro viver" devido (em parte) ao enfraquecimento do iene em relação ao dólar americano, e também pela sua desvalorização em relação às outras importantes moedas mundiais.

O resultado da pesquisa da Mercer deste ano foi impactado com os efeitos da pandemia do coronavírus (terceiro ano consecutivo que o mundo ainda convive com o vírus), as consequências da invasão russa na Ucrânia, as variações das taxas de câmbio no mundo e a inflação mundial que pressiona os salários e as economias de vários países.

A cidade mais cara de se viver em 2022 é Hong Kong (China), retornando a liderança depois de ceder a liderança de 2021 para a cidade de Ashgabat, em Turcomenistão. Entre 2018 e 2020, Hong Kong liderou a lista por 3 anos consecutivos, como a cidade mais cara do mundo para estrangeiros.

Além de Hong Kong (em primeiro lugar) e Tóquio (em nono lugar), mais duas cidades asiáticas ocupam a lista das 10 mais caras do mundo: Cingapura (em oitavo lugar) e Pequim (em décimo lugar).

Tracey Ma, líder de mobilidade regional da Mercer para a Ásia-Pacífico, disse o seguinte sobre a presença das quatro cidades asiáticas na lista deste ano: "Devido aos preços altos e às moedas fortes em alguns países asiáticos, a região da Ásia continua a figurar como um dos lugares mais caros do mundo para funcionários internacionais".

Entre a segunda e a quinta posição da lista 2022 da Mercer, quatro cidades da Suíça se destacam (e são as únicas da Europa entre as 10 primeiras posições): Zurique (segundo lugar), Genebra (terceiro lugar), Basileia (quarto lugar) e Berna (quinto lugar).

Fechando a lista das 10 primeiras, Tel Aviv (Israel) aparece em sexto lugar e Nova York (Estados Unidos) ficou em sétimo lugar este ano.

A cidade de Nova York voltou a lista das 10 mais caras do mundo este ano, depois aparecer na 14ª posição na pesquisa de 2021. A cidade chinesa de Xangai, que apareceu em sexto lugar no ano passado, ficou em 12ª lugar este ano, saindo das dez primeiras posições da pesquisa da Mercer.


Fonte: The Mainichi.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 17 de julho de 2022

Caso de animais abandonados.

Sob suspeita de abandono, vários cachorros, todos da mesma raça, são resgatados na região de Kyushu.


Fukuoka - O governo de Fukuoka anunciou na sexta-feira que 34 cachorros, da raça Dachshunds (popularmente conhecidos como cães-salsicha), foram resgatados na região norte da província de mesmo nome, entre os meses de maio e julho deste ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sob suspeita de abandono, vários cachorros, todos da mesma raça, são resgatados na região de Kyushu.
Alguns dos Dachshunds resgatados na cidade de Kitakyushu, na província de Fukuoka. Os casos de abandono de animais surpreenderam as autoridades. Foto: Gov. Municipal de Kitakyushu.

Os cachorros foram encontrados nas cidades de Kitakyushu, Munakata e Okagaki. Os casos surpreenderam as autoridades de Fukuoka. É muito raro ver tantos cachorros, todos da mesma raça, serem resgatados em um período de tempo tão curto, e sendo todos numa mesma região do Japão.

O governo está investigando os casos, compartilhando informações com a polícia da província de Fukuoka. Existe uma alta probabilidade de que todos os cachorros tenham sido abandonados, por uma mesma pessoa ou grupo de pessoas.

Um representante do centro do bem-estar de animais de Kitakyushu disse o seguinte sobre o caso: "Como muito dos cães aparentam ter entre 5 e 10 anos de vida, é possível que tenham sido abandonados após eles serem usados para reprodução. O abandono irresponsável de animais é absolutamente imperdoável".

Os Dachshunds foram resgatados em um período de tempo entre 23 e 26 de maio, e entre 7 e 15 de julho. Os cachorros foram encontrados por pessoas em estradas, sob viadutos ferroviários, em pastagens e em outras áreas das três cidades citadas na reportagem. Todos eles são cães adultos, não apresentam lesões externas perceptíveis e estão acostumados com a presença de humanos. Nenhum deles estão microchipados, o que dificulta a investigação sobre a origem e o dono (ou donos) dos animais.

As autoridades da província de Fukuoka pretendem fazer inspeções nos locais, de criadores de cães, de sua jurisdição para solucionar os casos de abandono. O governo e outros órgãos de Fukuoka estão pedindo aos moradores, e afiliados de empresas de animais de estimação, que forneçam pistas sobre o caso. Denuncie os casos de abandono dos Dachshunds, nos centros de saúde pública e na delegacia de polícia mais próxima da região de Fukuoka.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 16 de julho de 2022

Produção de mais eletricidade.

Mais reatores nucleares poderão entrar em operação no Japão.


Tóquio - O atual ministro da Economia, Comércio e Indústria afirmou nesta sexta-feira, 15 de julho, que mais reatores nucleares poderão ser reativados a qualquer momento no Japão. A explicação, para o uso de mais energia nuclear, é devido a uma possível escassez de eletricidade no país durante o próximo inverno.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mais reatores nucleares poderão entrar em operação no Japão.
Governo do Japão quer reativar outros reatores nucleares para garantir mais energia elétrica no país. Foto: NHK News.

O ministro da Economia, Koichi Hagiuda, disse que o governo está se preparando para colocar os reatores nucleares de volta em operação. Segundo ele, o governo está fazendo todo o possível para garantir a capacidade máxima de energia elétrica durante o início do inverno japonês (que começa em dezembro). Para garantir de não haverá blackouts no país, os reatores nucleares em off-line serão religados.

Atualmente, apenas 5 reatores nucleares estão em operação no Japão. Em breve, quatro outros reatores nucleares poderão passar por inspeções regulares de segurança.

Hagiuda também afirmou que o Japão terá uma capacidade adicional de eletricidade vinda de usinas termelétricas. O governo prevê que cerca de 10 reatores termelétricos serão novamente ativados no Japão.

Nikkey ON!: O reinício da produção de energia nuclear no Japão vai na contramão do sonho de 100% de eletricidade vindas de fontes limpas. Desde o o acidente nuclear de Fukushima em 2011, havia a promessa de que o Japão não voltaria a utilizar suas fontes nucleares para a produção de energia elétrica. Mas, devido à guerra na Ucrânia e o encarecimento dos recursos energéticos no mercado internacional (como carvão, gás natural e petróleo), o governo japonês não está vendo outra solução rápida para evitar um possível blackout durante os períodos de maior consumo de eletricidade no país: o verão e o inverno japonês.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Meios para amenizar o aumento de preços.

Kishida quer implementar novas medidas para aliviar os impactos da inflação.


Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, informou, nesta quinta-feira, que irá tomar medidas para combater os impactos do aumento de preços na economia japonesa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Kishida quer implementar novas medidas para aliviar os impactos da inflação.
O primeiro-ministro Fumio Kishida informou, nesta quinta-feira, que irá tomar medidas para combater a inflação no Japão. Foto: NHK News.

Em uma coletiva de imprensa, Kishida disse que continuará a implementar medidas firmes e contínuas para proteger os meios de subsistência das pessoas, com uma perspectiva global e regional.

Através de um programa de financiamento já existente no Japão, o primeiro-ministro prometeu que seu governo fornecerá um trilhão de ienes para famílias com dificuldades financeiras.

Diante dos repórteres, Kishida também anunciou um novo mecanismo para ajudar a indústria agrícola a lidar com o aumento dos preços de fertilizantes. O método permitirá que os agricultores sejam compensados por até 70% do aumento dos custos de fertilizantes. Os recursos para essa ajuda estarão disponíveis a partir deste mês (julho).

Devido à preocupação com a falta de eletricidade para o próximo inverno do Japão, Kishida abordou a necessidade de garantir meios para um fornecimento de energia elétrica estável em todo o país. O primeiro-ministro instruiu o ministro da economia do país para planejar a operação de nove usinas nucleares e dez usinas termelétricas neste ano. Neste verão, a população vem sendo alertada pelo governo, várias vezes, sobre o risco de blackout no Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Indenização para os acionistas.

Quatro ex-membros da diretoria da TEPCO são condenados a pagar US$ 97 bilhões em danos à concessionária.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 13 de julho, o Tribunal Distrital de Tóquio ordenou que quatro ex-executivos da Tokyo Electric Power Company (TEPCO) pagassem cerca de 97 bilhões de dólares em danos à concessionária.

www.nikkeyon.blogspot.com
Quatro ex-membros da diretoria da TEPCO são condenados a pagar US$ 97 bilhões em danos à concessionária.
Quatro ex-executivos da TEPCO são condenados a pagar cerca de 97 bilhões de dólares em danos à concessionária. Foto: NHK News.

Os acionistas alegaram que a TEPCO sofreu grandes perdas com o acidente nuclear da usina Fukushima Daiichi, ocorrido em 2011. Eles exigiram 22 trilhões de ienes (cerca de US$ 160 bilhões) de cinco pessoas que ocupavam altos cargos gerenciais da empresa. Esse valor está incluso os custos de desativação dos reatores da usina e compensação para os moradores locais, evacuados da região por causa da radiação.

No entanto, o juiz do tribunal, Yoshihide Asakura, ordenou que quatro ex-executivos, dos cinco membros da diretoria, compensassem a concessionária com um valor total de 13,3 trilhões de ienes (cerca de US$ 97 bilhões).

Os quatro ex-membros da diretoria condenados são: dois ex-presidentes (Tsunehisa Katsumata e Masataka Shimizu) e dois vice-presidentes (Ichiro Takekuro e Sakae Muto).

A decisão do juiz foi de acordo com a avaliação de longo prazo de possíveis atividades sísmicas, emitida por um painel de governo em 2002. A avaliação é cientificamente confiável e torna obrigatório que os os gerentes da TEPCO tomem medidas de proteção contra tsunami na usina.

O juiz disse que os ex-membros da diretoria estavam cientes dos riscos de um acidente grave, mas eles não implementaram nenhuma medida de segurança básica no local. O acidente nuclear poderia ter sido evitado, se a diretoria tivesse tomado medidas para evitar inundações dentro da usina.

O ex-diretor administrativo da TEPCO, Akio Komori, foi absolvido, pelo juiz, da responsabilidade por danos. Foi observado que Komori assumiu o cargo antes de completar um ano, quando o acidente nuclear aconteceu. Devido ao curto tempo no cargo, ele não teria como cumprir qualquer instrução tomada naquela época.

O resultado dessa condenação é a primeira decisão do tribunal civil do país sobre a responsabilidade de ex-membros da diretoria da TEPCO, pelo desastre nuclear de 2011.

Acredita-se que o valor da indenização é o mais alto já ordenado por um tribunal de justiça do Japão.

O advogado que representa dois réus, Katsumata e Shimizu, se absteve de comentar a decisão do juiz. Ele afirmou que o conteúdo da decisão não foi totalmente examinado.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

O último adeus.

Pessoas vão ao funeral de Shinzo Abe para as últimas homenagens.


Tóquio - Autoridades do Partido Liberal Democrata do Japão (LDP) informaram que cerca de 1.000 pessoas compareceram ao funeral de Shinzo Abe nesta terça-feira, 12 de julho.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pessoas vão ao funeral de Shinzo Abe para as últimas homenagens.
Japoneses se despedem do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, durante o seu funeral em Tóquio. Foto: NHK News.

Aproximadamente 200 pessoas estiveram dentro do templo budista em Tóquio, participando do culto religioso de despedida.

Entre os políticos participantes do culto, estavam o atual primeiro-ministro japonês (Fumio Kishida), o ex-primeiro-ministro Yoshiro Mori, o presidente da Federação de Negócios do Japão (Masakazu Tokura), o vice-presidente de Taiwan (Lai Ching-te) e outros.

O atual vice-presidente do LDP, Taro Aso, foi vice-primeiro-ministro do governo Shinzo Abe por um longo tempo. Aso afirmou, em seu discurso, que Abe e ele profundamente pensavam da mesma forma  sobre as coisas boas para o futuro do Japão.

Aso também disse que Abe ajudou o país a se destacar no mundo e o descreveu como o maior político do Japão pós-guerra. 

"Abe foi para o céu e agora pode conversar orgulhosamente, sobre as suas conquistas políticas, com o seu pai Shintaro (falecido ex-ministro das Relações Exteriores do Japão) e com seu avô Nobusuke Kishi (falecido ex-primeiro ministro do Japão)", discursou Aso.

"Eu estarei lá, junto com você Abe, mais cedo ou mais tarde. Então até lá", acrescentou Aso.

A viúva de Shinzo Abe, Akie Abe, disse que ainda não está acreditando no que aconteceu. Ela afirmou que passou por muitas coisas boas junto com seu marido. "Ele ainda tinha alguns negócios inacabados em sua vida, mas provavelmente as sementes que ele plantou, irão brotar um dia", acrescentou Akie.

Durante o discurso de Akie, vídeos do casal foram mostrados ao público, como Abe tocando piano e sua esposa cantando, e os dois jogando tênis de mesa. Muitas fotos do casal, durante a juventude, foram exibidas na despedida do ex-premiê do Japão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.