sábado, 9 de julho de 2022

Morre Shinzo Abe.

Ex-primeiro-ministro do Japão é assassinado a tiros em Nara.


Tóquio - O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe (67 anos) morreu na tarde desta sexta-feira, 8 de julho. O político foi baleado a tiros na cidade de Nara, província de mesmo nome, durante um comício de campanha eleitoral.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ex-primeiro-ministro do Japão é assassinado a tiros em Nara.
Shinzo Abe fazendo campanha pelo Partido Liberal Democrata do Japão. Foto: Getty Images.

O ex-líder, que governou o Japão por mais tempo que qualquer outro político japonês, foi ferido pelas costas por um homem armado. O crime ocorreu às 11h30 da manhã de sexta-feira (horário do Japão), em frente da estação de trem Yamato-Saidaiji (linha Kintetsu Railway). Abe foi levado às pressas para um hospital da cidade, estando inconsciente e ensaguentado.

Um médico do Hospital Universitário de Medicina de Nara informou, em uma coletiva de imprensa, que Abe veio a falecer às 17h03. O político sofreu uma parada cardíaca e tinha dois ferimentos profundos perto do pescoço. Ele perdeu muito sangue e sofreu uma hemorragia interna, do lado esquerdo do peito. Em todo o período que Abe foi ajudado pelos médicos, ele não conseguiu recuperar a consciência.

Durante o comício, testemunhas disseram que viram um homem se aproximando de Shinzo Abe por trás, e de repente, ouviram dois estrondos vindos de uma arma de fogo.  Depois disso, o político caiu no chão e uma confusão se formou no local.

Ex-primeiro-ministro do Japão é assassinado a tiros em Nara.
Pessoas tentando desesperadamente reanimar o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, baleado pelas costas durante um comício na cidade de Nara, 8 de julho. Foto: Kyodo News.

Algumas pessoas que presenciaram o crime conseguiram deter o assassino no local dos disparos. Logo em seguida, a polícia apareceu e prendeu Tetsuya Yamagami (41 anos), morador da cidade de Nara. A arma do criminoso foi apreendida pelas autoridades e tudo leva a crer que ela é de fabricação caseira.

Segundo a polícia, Yamagami cometeu o crime porque ele estava insatisfeito com o ex-primeiro-ministro e planejou matá-lo. Ele guardava muito rancor contra o político. Mais tarde, os policiais foram até a residência do assassino e revistaram o local em busca de provas do crime.

De acordo com fontes do Ministério de Defesa do Japão, Yamagami foi membro das Forças de Autodefesa Marítima do país por três anos, até se desligar das funções em 2005.

O atual primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, retornou ao seu escritório em Tóquio nesta sexta-feira, depois de uma campanha política na província de Yamagata. Kishida condenou o assassinato de Abe. "Um ato tão bárbaro que não deve ser tolerado", disse o primeiro-ministro.

Shinzo Abe estava na cidade de Nara para apoiar um candidato nas eleições parlamentares, marcadas para este domingo, 10 de julho. Muitas pessoas se aglomeraram em volta de Abe para ouvir o seu discurso de campanha quando o crime ocorreu.

Nascido em uma família de políticos, Shinzo Abe começou a carreira política como secretário de seu próprio pai, o ex-ministro das Relações Exteriores Shintaro Abe. Em 1993, Shinzo Abe foi eleito para a Câmara dos Deputados do Japão.

Entre 2006 e 2007, Shinzo Abe teve uma curta passagem como primeiro-ministro do Japão. Ele deixou o cargo por motivos de saúde. Em 2012, ele assumiu o seu segundo mandato como premiê do país, seguindo um conjunto de políticas econômicas apelidado de "Abenomics". Durante esse período, o seu governo foi marcado por uma flexibilização monetária maciça, estímulos fiscais e reformas estruturais destinadas a vencer a deflação e reverter a estagnação econômica do Japão. 

Em 28 de agosto de 2020, Shinzo Abe renunciou ao cargo de primeiro-ministro, depois de quase 8 anos de governo. A sua renúncia foi motivada novamente por questões de saúde: um problema de colite ulcerosa.

A morte de Shinzo Abe deixou toda a sociedade japonesa chocada. É muito raro casos de tiroteio no Japão, onde o uso de armas de fogo por civis é totalmente proibido no país. O Japão tem regulamentações muito rígidas sobre o uso de armas. 


Fontes: NHK News / Japan Today / The Asahi Shimbun.


** Logo abaixo , vídeo da BBC News mostrando o momento do crime e a captura do assassino de Shinzo Abe: 


            
*** Se o vídeo não abrir na página do blog, o link é este:


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário