Pesquisa mostra que metade dos estagiários técnicos já chegam ao Japão endividados.
Tóquio - Com o declínio da taxa de natalidade e o envelhecimento da população, a escassez de mão-de-obra no Japão tornou-se um problema para o mercado de trabalho do país.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Cerca de 83% dos estagiários estrangeiros pagaram uma média de 4.000 dólares para as agências de contratação e corretores. Foto: YouTube. |
Para sobreviver e continuar competitivas, muitas empresas japonesas começaram a contratar estagiários técnicos estrangeiros. Muitos desses estagiários são provenientes de países da Ásia, como China, Vietnã e Camboja.
O Sistema de Treinamento de Estagiários Técnicos Estrangeiros foi criado em 1993, em um acordo entre o Japão e os países asiáticos que participam do programa. Até o final de 2019, o número de estagiários técnicos que estudavam e trabalhavam no Japão era de 410.972 estrangeiros.
Entretanto, nem tudo é perfeito nesse sistema de contratação de estagiários. Autoridades de imigração japonesa informaram que mais da metade dos estrangeiros contraem dívidas, financiando suas viagens antes de sua chegada ao Japão.
Funcionários da Agência de Serviços de Imigração (ISA) estimam que entre 5.000 e 9.000 estagiários técnicos estrangeiros desaparecem no Japão todos os anos.
O motivo do desaparecimento dos estagiários é desencadeado por problemas financeiros no Japão, como a falta de pagamento de salários no trabalho ou dívidas contraídas no país de origem.
A ISA realizou uma pesquisa com cerca de 2.200 estagiários de seis países asiáticos, durante um período de cinco meses. A pesquisa, sobre a extensão do problema, foi finalizada em abril deste ano e muitos dos estagiários responderam as questões.
Cerca de 83% dos entrevistados disseram que pagaram uma média de 4.000 dólares para as agências de contratação e corretores, isso antes de viajar para o Japão. Os estagiários vietnamitas desembolsaram cerca de 5.000 dólares. Já os estagiários chineses pagaram cerca de 4.300 dólares, e os cambojanos saldaram cerca de 4.200 dólares de suas dívidas.
A pesquisa também descobriu que cerca de 55% dos entrevistados haviam tomado empréstimos em dinheiro, antes de sua chegada ao Japão.
No caso desses estagiários ainda devedores, a dívida média deles era cerca de 4.000 dólares (a mesma média dos que já pagaram). Os vietnamitas tinham, aproximadamente, uma dívida de 4.900 dólares. Os cambojanos deviam cerca de 4.100 dólares e os chineses precisavam pagar cerca de 3.900 dólares.
Os resultados da pesquisa da ISA será levada em consideração quando o Sistema de Treinamento de Estagiários Técnicos Estrangeiros for revisado no Japão.
Fontes: NHK News / Goandup Picks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário