Mais reatores nucleares poderão entrar em operação no Japão.
Tóquio - O atual ministro da Economia, Comércio e Indústria afirmou nesta sexta-feira, 15 de julho, que mais reatores nucleares poderão ser reativados a qualquer momento no Japão. A explicação, para o uso de mais energia nuclear, é devido a uma possível escassez de eletricidade no país durante o próximo inverno.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Governo do Japão quer reativar outros reatores nucleares para garantir mais energia elétrica no país. Foto: NHK News. |
O ministro da Economia, Koichi Hagiuda, disse que o governo está se preparando para colocar os reatores nucleares de volta em operação. Segundo ele, o governo está fazendo todo o possível para garantir a capacidade máxima de energia elétrica durante o início do inverno japonês (que começa em dezembro). Para garantir de não haverá blackouts no país, os reatores nucleares em off-line serão religados.
Atualmente, apenas 5 reatores nucleares estão em operação no Japão. Em breve, quatro outros reatores nucleares poderão passar por inspeções regulares de segurança.
Hagiuda também afirmou que o Japão terá uma capacidade adicional de eletricidade vinda de usinas termelétricas. O governo prevê que cerca de 10 reatores termelétricos serão novamente ativados no Japão.
Nikkey ON!: O reinício da produção de energia nuclear no Japão vai na contramão do sonho de 100% de eletricidade vindas de fontes limpas. Desde o o acidente nuclear de Fukushima em 2011, havia a promessa de que o Japão não voltaria a utilizar suas fontes nucleares para a produção de energia elétrica. Mas, devido à guerra na Ucrânia e o encarecimento dos recursos energéticos no mercado internacional (como carvão, gás natural e petróleo), o governo japonês não está vendo outra solução rápida para evitar um possível blackout durante os períodos de maior consumo de eletricidade no país: o verão e o inverno japonês.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário