O patinador artístico Yuzuru Hanyu anuncia sua aposentadoria como atleta de competições.
Tóquio - Nesta terça-feira, 19 de julho, o famoso patinador artístico do Japão, Yuzuru Hanyu (27 anos), anunciou o fim de sua jornada nas competições da patinação artística. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa em Tóquio.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Yuzuru Hanyu se despede das competições da patinação artística nesta terça-feira, durante uma coletiva de imprensa em Tóquio. Foto: AP/Shuji Kajiyama. |
"Eu não gosto de usar a palavra "aposentadoria". O espetáculo no rinque de patinação tende a ser considerado como algo elegante e divertido. Por mim, eu quero continuar seguindo a minha vida como um atleta. Eu quero que as pessoas ainda me vejam patinando, enquanto continuo com o meu trabalho", disse Yuzuru.
Com o seu estilo gracioso de patinar e uma aparência delicada e infantil, Hanyu se tornou um ícone da patinação para seus fãs (conhecidos como"Fanyu"). Seus admiradores gastavam fortunas para vê-lo nas competições, tudo para acompanhar de perto a atuação do "Príncipe do Gelo".
"O que eu quero, agora em diante, é ser alguém que continua trabalhando duro para alcançar novos sonhos e objetivos", afirmou o patinador.
Embora Yuzuru seja mundialmente famoso, o atleta é um verdadeiro enigma em sua vida pessoal. Ele raramente concede entrevistas e não tem presença nas redes sociais.
Yuzuru Hanyu começou a patinar no gelo ainda criança, em sua cidade natal Sendai, província de Miyagi. Ele ganhou seu primeiro ouro olímpico (individual) em 2014, nas Olimpíadas de Inverno de Sochi (Rússia). Sua segunda medalha de ouro olímpica veio em 2018, também no individual, durante as Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang (Coréia do Sul). Em sua carreira, o atleta coleciona diversos títulos mundiais na patinação artística.
Neste ano, durante as Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022, Yuzuru não teve a mesma sorte de outros jogos. Com um sério problema no ligamento do tornozelo, que foi se agravando com sua rotina profissional, o patinador acabou terminando sua última olimpíada em quarto lugar. Ele até se esforçou para deixar sua marca na história do esporte em Pequim, ao tentar um salto quádruplo de Axel, mas não conseguiu.
Até hoje, nenhum profissional masculino da patinação conseguiu um quádruplo Axel (salto de frente com quatro rotações e meia no ar). O Axel é considerado o salto com maior dificuldade técnica, entre os seis tipos de saltos da patinação artística no gelo.
"Não serei mais comparado com os outros competidores da patinação artística. Não tenho tristeza dentro de mim. Quero continuar fazendo o meu melhor", afirmou Yuzuru, se despedindo de sua belíssima trajetória nas competições internacionais.
Fontes: NHK News / Japan Today / Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário