terça-feira, 19 de julho de 2022

Relações complicadas.

Japão e Coréia do Sul realizam reuniões ministeriais, em busca de uma resolução de assuntos do passado.


Tóquio - Os ministros das Relações Exteriores do Japão e da Coréia do Sul se reuniram em Tóquio para uma conversa, com portas fechadas, nesta segunda-feira. Acredita-se que os dois ministros tenham discutido questões bilaterais perdentes entre os dois países.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão e Coréia do Sul realizam reuniões ministeriais, em busca de uma resolução de assuntos do passado.
Park Jin (esquerda) e Yoshimasa Yoshida (direita), ambos ministros das Relações Exteriores da Coréia do Sul e do Japão, respectivamente. Eles se reuniram em Tóquio nesta segunda-feira, para uma conversa sobre questões pendentes entre os dois países. Foto: NHK News.

Yoshimasa Yoshida e Park Jin se encontraram pela primeira vez para uma reunião diplomática, desde que o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol assumiu o cargo em maio deste ano.

A nova administração presidencial sul-coreana expressou seu compromisso de melhorar as relações políticas com o Japão. Analistas em política afirmam que os laços diplomáticos, entre os dois países, estão em seu ponto mais baixo desde o período do pós-guerra.

Park Jin é o primeiro ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul a visitar o Japão. O último encontro entre os dois países foi numa reunião ministerial dos países do G20, realizado em Nagoya há 3 anos atrás. 

A reunião entre os dois ministros nesta segunda-feira, seguida de um jantar de trabalho, durou mais de duas horas e meia.

Os detalhes da conversa ainda não foram divulgados. É bem provável que os dois ministros tenham trocado opiniões sobre os problemas persistentes da guerra passada, como a polêmica questão das chamadas "mulheres de conforto", e sobre outros assuntos bilaterais pendentes.

O ministro sul-coreano permanecerá no Japão até quarta-feira, 20 de julho. Autoridades dos dois países estão atualmente organizando uma reunião entre Park Jin e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário