quarta-feira, 23 de março de 2022

Arquitetura da solidariedade.

Arquiteto japonês cria espaços privados, em abrigos, para os refugiados ucranianos.


Varsóvia - Shigeru Ban, um renomado arquiteto japonês de nível internacional, está usando a sua genialidade para ajudar os ucranianos que estão refugiados na Polônia. Ele é o criador de uma divisória, feita de papelão e tecido, que cria ambientes privativos em abrigos improvisados.

www.nikkeyon.blogspot.com
Arquiteto japonês cria espaços privados, em abrigos, para os refugiados ucranianos.
Refugiada ucraniana, junto com o seu bebê, são vistos em frente da divisória "Paper Partition System", no centro de evacuação da cidade de Chelm, Polônia. Foto: Rede de Arquiteturas Voluntárias.

"Quero criar espaços onde os refugiados possam ter uma melhor privacidade em ambientes coletivos", afirmou Ban.

Esta não é a primeira vez que o arquiteto ajuda refugiados de guerra. Em 1994, Ban usou tubos de papelão reforçados para criar abrigos para os refugiados do conflito étnico em Ruanda. Mais tarde, ele desenvolveu um novo sistema de divisória de papelão (Paper Partition System) e forneceu a ideia para as áreas afetadas por desastres naturais. O novo sistema foi muito utilizado pelos desabrigados de Tohoku, vítimas do Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011.

O sistema usado na Polônia consiste em longos canos de papelão reforçado (usados como pilares e vigas) e cortinas de pano, criando um espaço privativo em locais públicos para uma pessoa ou família descansar. 

Em 2019, Shigeru Ban recebeu o Prêmio Yomiuri de Cooperação Internacional, por suas realizações em causas sociais.

No início deste mês (março de 2022), Ban entrou em contato com um colega arquiteto na Polônia e viajou para o país no dia 11 de março. Chegando lá, ele visitou a cidade de Chelm (25 km de distância da fronteira com a Ucrânia) e instalou dentro de um antigo supermercado, 319 unidades do Paper Partition System. No novo abrigo, as divisórias de Ban ajudaram a acomodar melhor alguns dos refugiados vindos da Ucrânia.

O arquiteto também forneceu 60 unidades das divisórias para um centro de evacuação, na estação ferroviária de Wroclaw (cidade de mesmo nome), no leste da Polônia. Nesse local, um fato que chamou a atenção de Ban: uma mulher refugiada começou a chorar sozinha dentro de uma divisória privativa. Pelo visto, ela esteve segurando as suas emoções o tempo todo em que esteve com outras pessoas por perto.

"Aparentemente, a mulher conseguiu liberar um pouco da tensão enquanto estava sozinha na divisória", disse Ban.

Cerca de 900 unidades do Paper Partition System foram enviados para abrigos na Ucrânia. A partir desta quinta-feira, 24 de março, outras unidades serão instaladas em um centro de evacuação em Paris (França), destinados aos refugiados de guerra.

Varsóvia, outras quatro cidades e mais a Eslovênia também solicitaram ao arquiteto Ban o fornecimento das unidades do Paper Partition System, para ajudar na organização de abrigos. 

Nikkey ON!: Parabéns Ban! As divisórias têm ajudado muitas pessoas que perderam tudo nessa guerra. Um pouco de privacidade acaba sendo um bem precioso, neste momento difícil na vida de um refugiado.


Fonte: The Japan News.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário