sábado, 31 de dezembro de 2022

Fim do pregão na Bolsa de Tóquio.

Com um ano ruim para negociações, Bolsa de Valores de Tóquio realiza sua cerimônia de fim de ano.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 30 de dezembro, a Bolsa de Valores de Tóquio marcou seu último dia de negociações de 2022 com uma cerimônia. No entanto, as comemorações foram moderadas, já que o índice Nikkei (ou Nikkei Stock Average) registrou sua primeira queda anual em quatro anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com um ano ruim para negociações, Bolsa de Valores de Tóquio realiza sua cerimônia de fim de ano.
A Bolsa de Valores de Tóquio encerrou as negociações de 2022 com a presença do primeiro-ministro Fumio Kishida, onde todos presentes desejaram um ano novo melhor para os investidores. Foto: NHK News.

Quem marcou presença na cerimônia da Bolsa de Tóquio foi o primeiro-ministro Fumio Kishida. Em seu discurso, Kishida prometeu continuar os esforços para encorajar as pessoas a investir em ações de Bolsa de Valores, invés de manter o dinheiro guardado na caderneta de poupança. Ele anunciou um plano para dobrar a renda das pessoas com ativos no próximo ano. Segundo suas palavras, há uma necessidade de promover investimentos em valores imobiliários para pessoa física.

Além de Kishida, o popular dramaturgo Koki Mitani também participou da cerimônia. Mitani escreveu uma série histórica dramática para o canal NHK, chamada "Os 13 Lordes do Shogun". Atualmente, a série está sendo transmitida na televisão e sua história é ambientada no período Kamakura do Japão, entre os séculos XII e XIV. 

Durante sua entrevista, Mitani disse que o período Kamakura foi uma época onde ninguém sabia o que aconteceria a seguir, devido às grandes batalhas militares. A situação mundial atual pode se assemelhar em alguns pontos com o passado militar do Japão: como guerras e lutas pelo poder. O dramaturgo citou um ditado durante suas falas: "A escuridão está um passo à frente". Entretanto, ele também expressou esperanças de que as pessoas continuem seguindo suas vidas, passo a passo, para um futuro próspero.

No final, Kishida e Mitani tocaram o sino da Bolsa de Tóquio, encerrando as negociações de 2022 e rezando para que 2023 seja um ano melhor. O público presente encerrou o evento com uma salva de palmas.

Em 2022, os valores das ações flutuaram drasticamente nas negociações da Bolsa de Tóquio, e do mundo também. Fatores internacionais, como a invasão russa na Ucrânia e a política monetária de controle da inflação nos Estados Unidos, provocaram fortes volatilidades nos pregões, deixando vários investidores receosos com a situação mundial.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Deu a largada para o feriado prolongado.

Sem restrições ao coronavírus, muita gente decide viajar durante o "oshogatsu" no Japão.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, muitas pessoas lotaram estações ferroviárias, aeroportos e estradas para as viagens do feriado prolongado de ano novo no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sem restrições ao coronavírus, muita gente decide viajar durante o "oshogatsu" no Japão.
Nesta quinta-feira, muitas pessoas lotaram estações ferroviárias, aeroportos e estradas para as viagens de fim de ano no Japão. Sem as restrições de controle do coronavírus este ano, os japoneses estão aproveitando para sair de casa e viajar pelo país. Foto: NHK News.

Com o fim dos trabalhos em grande parte das empresas japonesas, encerrado entre quarta e quinta-feira, muitas pessoas prepararam suas malas e seguiram viagem, antes da chegada do último dia do ano. Este ano, não há restrições do governo japonês para o combate da COVID-19,  após três anos de pandemia e muitas limitações de locomoção pelo país.

As empresas ferroviárias do Japão informaram que os trens-balas (shinkansen), com saída da estação de Tóquio, estavam com todos assentos (ou quase todos) lotados.

Assentos não reservados de alguns trens-balas super expressos (o Nozomi da linha Tokaido Shinkansen) receberam até 50% de passageiros a mais do que a capacidade limite. O excesso de pessoas sem reservas de assentos provocou espera, para que todos passageiros pudessem ter passagens e seguir viagem no mesmo dia.

Na linha Tohoku e Hokuriku Shinkansen, os assentos não reservados de alguns trens-balas estavam quase totalmente ocupados.

Já os assentos reservados de alguns trens-balas da linha Tokaido Shinkansen, com destino ao oeste do país, foram todos ocupados na manhã desta quinta-feira. Alguns assentos livres poderiam ter surgidos no período da tarde desta quinta, em caso de cancelamentos.

A All Nippon Airways (ANA) e a Japan Airlines (JAL), duas das principais empresas aéreas do Japão, informaram que os voos domésticos saindo de Osaka, e de Haneda (em Tóquio), estavam lotados, ou quase lotados, a partir dos respectivos aeroportos nesta quinta-feira.

As principais companhias aéreas disseram, na semana passada, que mais de 2,7 milhões de pessoas reservaram passagens aéreas (tanto nacionais como internacionais) nos nove dias de feriado prolongado no Japão, que vai até o dia 5 de janeiro de 2023.

Em relação aos viajantes com seus automóveis, muitas autoestradas japonesas começaram a ter problemas com engarramentos. O Centro de Informações de Tráfego Rodoviário do Japão informou, na manhã de quinta-feira, que algumas partes da expresso Tomei, e de outras estradas expressas, tinham congestionamentos de veículos por mais de 10 quilômetros de extensão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Ano Novo em outro país.

Com a aproximação do "oshogatsu", o aeroporto de Narita fica lotado de viajantes.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 28 de dezembro, o aeroporto internacional de Narita amanheceu lotado, com pessoas ansiosas querendo passar o ano novo fora do Japão. Famílias, com várias bagagens, formaram longas filas nos balcões de embarque para o check-in.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com a aproximação do "oshogatsu", o aeroporto de Narita fica lotado de viajantes.
Com o afrouxamento dos controles de fronteiras contra o coronavírus, muitos viajantes estão aproveitando para ir ao exterior, durante as festas de final de ano. Foto: NHK News.

Muitas pessoas do Japão estão aproveitando suas férias de final de ano pós-COVID-19, desde que o país facilitou, significativamente, os controles de fronteiras contra a pandemia.

Segundo a Narita International Airport Corporation, mais de 618.000 pessoas devem entrar e sair do país pelo aeroporto, entre so dias 23 de dezembro e 5 de janeiro. Neste período (2022/2023), o número de viajantes é 12 vezes maior que o total de passageiros do mesmo período de 2021/2022.

De acordo com os funcionários do aeroporto de Narita, mais de 25.000 pessoas deixaram o Japão nesta quarta-feira. Este é o dia com o maior de pico de viajantes no aeroporto, durante a última semana do ano.

Mesmo com o grande número de pessoas indo ao exterior este ano, os voos internacionais ainda não recuperaram nem a metade do número de viagens do mesmo período de 2019, ocorrido antes da pandemia começar.

Em relação ao destino dos viajantes, muitos turistas estão indo passar as festas de final de ano em países asiáticos, locais relativamente próximos do Japão. Os altos preços do petróleo (que afetam o valor das passagens aéreas) parecem ter influenciado as pessoas na escolha de países próximos.

Um homem, que iria embarcar para a Tailândia, disse o seguinte: "Esta é a primeira vez que estou indo ao exterior, após o relaxamento dos controles da COVID-19. Antes da pandemia começar, eu viajava para fora do Japão todos os anos. Estou louco para jogar golfe na Tailândia".

As autoridades de fronteira esperam que o retorno dos viajantes ao Japão atinja o pico de lotação, no aeroporto de Narita, em 4 de janeiro de 2023.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Os chineses querem viajar.

Governo japonês irá exigir teste, negativo de COVID-19, para viajantes chineses que chegarem ao Japão.


Tóquio - O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, informou nesta terça-feira, 27 de dezembro, que todos os viajantes da China continental deverão passar por testes de COVID-19, assim que chegarem aos aeroportos (ou até mesmos em portos marítimos) do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo japonês irá exigir teste, negativo de COVID-19, para viajantes chineses que chegarem ao Japão.
Quadro de informações de voos do aeroporto internacional de Haneda, Tóquio. A partir de 30 de dezembro, o Japão irá exigir aos viajantes, vindos da China, teste negativo de COVID-19. Foto: Reuters. 

Se o viajante, proveniente da China, testar positivo na fronteira, ele será obrigado a ficar em quarentena por sete dias no Japão. Kishida acrescentou que as novas medidas de fronteira do Japão, para a China, entrarão em vigor no dia 30 de dezembro de 2022 (a partir da meia-noite).

O governo japonês também limitará os pedidos das companhias aéreas, pois elas querem aumentar o número de voos para a China, segundo informações de Kishida.

Após mais de dois anos de restrições rígidas para o controle da COVID-19, o Japão finalmente reabriu suas fronteiras para os turistas estrangeiros em outubro. Desde então, todo viajante do exterior deve apresentar comprovantes de vacinação ou testes negativos de coronavírus, feitos antes da viagem de partida. 

O anúncio do governo japonês ocorre depois da China informar, na segunda-feira, que deixará de exigir aos viajantes internacionais a quarentena obrigatória no território chinês. A medida chinesa passa a valer a partir de 8 de janeiro de 2023.

Nesta terça-feira, os chineses começaram a procurar por pacotes de viagens, mesmo com o aumento das infecções e do sobrecarregamento do sistema de saúde da China. Dados da plataforma de viagem Ctrip (Agência de viagens online da China) mostraram que as buscas, na internet por destinos populares, aumentaram 10 vezes mais que o normal. Segundo a Ctrip, os destinos mais procurados pelos chineses foram: Macau, Hong Kong, Japão, Tailândia e Coréia do Sul.

Dados de outra plataforma de viagens da China, a Qunar, mostraram que 15 minutos após a notícia do governo chinês, as buscas por voos internacionais aumentaram 7 vezes mais. Os destinos mais procurados pelos chineses, na plataforma Qunar, foram Tailândia, Japão e Coréia do Sul.

Embora a China deva ter uma forte recuperação econômica para o final de 2023, o país poderá passar por um período difícil por causa do coronavírus. Se os chineses não conseguirem reduzir, ao mínimo, o número de infecções por COVID-19 em seu território (que está sendo difícil de controlar), uma parte da população chinesa poderá adoecer cada vez mais nas próximas semanas, ou ficar meses com alto índice de contágios.


Fonte: Reuters.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Acusado por divulgar informações secretas.

Capitão da Força de Autodefesa Marítima do Japão é demitido por vazamento de segredos de estado.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 26 de dezembro, o Ministério de Defesa do Japão demitiu um capitão da Força de Autodefesa Marítima (MSDF), por vazar informações confidenciais designadas pela lei de sigilo do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Capitão da Força de Autodefesa Marítima do Japão é demitido por vazamento de segredos de estado.
O ex-almirante aposentado Ryo Sakai pede desculpas durante uma coletiva de imprensa no Ministério de Defesa do Japão, em 26 de dezembro de 2022. O capitão Takashi Inoue acabou sendo demitido de seu cargo, por passar informações ultrassecretas ao ex-almirante. Foto: Kyodo News.

Em março de 2020, o então capitão Takashi Inoue (54 anos) divulgou informações secretas sobre "situações em torno do Japão", bem como as operações e treinamento de tropas do MSDF, ao ex-almirante aposentado Ryo Sakai.  A investigação foi divulgada ao público pelo Ministério de Defesa.

Inoue admitiu que a alegação é verdadeira. Entretanto, não há evidências de que a informação secreta tenha sido repassada a terceiros por meio do ex-almirante Sakai, informaram as fontes do governo do Japão. Esta é a primeira vez que alguém é repreendido por vazar informações designadas como ultrassecretos.

O ex-almirante Sakai, que foi chefe de gabinete do MSDF, pediu desculpas pelo incidente em uma coletiva de imprensa. Ele se desculpou dizendo: "meu ato poderia ter gerado a desconfiança do público e de outras nações no MSDF".

Para discutir formas de prevenir recorrências semelhantes ao caso Inoue/Sakai, o Ministério de Defesa também criou um conselho presidido pelo Ministro de Defesa do Estado. 

Os chefes de órgãos governamentais têm autoridade para definir como segredos de estado, tais informações como: defesa, diplomacia, contra-espionagem e contra-terrorismo. Todas essas informações secretas são relacionadas para a segurança do estado e do povo japonês.

A Secretaria do Gabinete do Japão informou que até o final de junho deste ano, havia um total de 693 casos secretos de estado. Desse total, 392 casos foram selecionados como segredo de estado pelo Ministério da Defesa. 

Quando a lei de sigilo de estado entrou em vigor em 2014, um grupo de representantes da mídia japonesa apresentou uma declaração de protesto ao governo japonês. O grupo afirmou que isso poderia restringir a liberdade de imprensa e o direito do público em saber o que o governo tem feito no país.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Ajuda natalina de uma misteriosa pessoa.

Em Aichi, crianças recebem presentes de Natal de um anônimo "Papai Noel".


Nagoya - Uma semana atrás, duas prefeituras, de duas cidades da província de Aichi, receberam encomendas de um misterioso Papai Noel. A pessoa não identificada (simplesmente chamada de "Nagaya no Hoshi Hyuma") deixou, nas respectivas prefeituras, algumas caixas contendo presentes de Natal para crianças de orfanato.

www.nikkeyon.blogspot.com
Em Aichi, crianças recebem presentes de Natal de um anônimo "Papai Noel".
Doações de Natal para as crianças órfãs da cidade de Toyota, província de Aichi. Um misterioso "Papai Noel" tem dado presentes de Natal para crianças desde 2016. Foto: Prefeitura Municipal de Toyota.

"Hyuma Hoshi" é o nome do personagem de um mangá japonês sobre beisebol, obra chamada "Star of the Giants". Por mais de uma década, o filantrópico anônimo tem usado esse nome para fazer suas doações na região de Aichi.

No dia 18 de dezembro, por volta das 17h, quatro misteriosas caixas foram deixadas próximas de uma porta da prefeitura da cidade de Okazaki. Dentro das caixas, havia duas bolas de futebol e 80 pacotes de guloseimas natalinas. Além disso, a misteriosa pessoa deixou uma carta, com instruções para presentear as crianças das seguintes entidades de Okazaki: Okazaki Heiwa Gakuen e Yoneyama Ryo. Desde 2011 que o "Hyuma Hoshi" tem presenteado as crianças dos orfanatos, sendo que essa é a 18ª vez que o anônimo faz esse tipo de caridade.

No entanto, não foi só a cidade de Okazaki que o misterioso "Papai Noel" visitou. Na prefeitura da cidade de Toyota, duas caixas foram deixadas perto da entrada do prédio sul da repartição pública, no mesmo dia 18 de dezembro, mas por volta das 18h. As caixas também continham itens semelhantes das doações de Okazaki. Uma carta, deixada dentro de uma caixa, dizia que os presentes deveriam ser entregues para a instituição Umegaoka Gakuen, de Toyota.

Referindo-se à recente Copa do Mundo, uma outra carta da misteriosa pessoa de Toyota dizia o seguinte: "Vamos agradecer aos jogadores do futebol japonês, por nos motivar com esperança e coragem. Seria ótimo que as crianças desfrutassem algumas partidas de futebol, dentro das instalações de onde vivem". 

A cidade de Toyota entregou os presentes para a instituição no dia 19 de dezembro. Esse mesmo lugar tem recebido presentes do "Papai Noel" em todos os invernos, desde 2016.

E viva o espírito de Natal! Parabéns pela sua generosidade, misterioso "Papai Noel ou "Papais Noéis".


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 25 de dezembro de 2022

A tradição japonesa de Natal.

Pesquisa mostra que o frango frito continua sendo a principal refeição de Natal no Japão.


Tóquio - Em uma recente pesquisa online, mais de 80% dos entrevistados disseram que planejam comemorar o Natal comendo frango. O resultado mostrou também que a maioria das pessoas preferem comprar "o frango para viagem", invés de passar horas cozinhando pratos natalinos em casa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa mostra que o frango frito continua sendo a principal refeição de Natal no Japão.
Pesquisa japonesa mostra que a maioria dos japoneses planejam comemorar o Natal comendo frango frito. Esse hábito tornou-se uma tradição natalina no Japão. Foto: Getty Images.

A pesquisa realizada pela Locoguide Inc., uma operadora japonesa de site de informações de compras, coletou respostas de 2.628 usuários em seu site Tokubai, entre so dias 25 e 30 de novembro. 

Através dos dados coletados, descobriu-se que comer frango frito crocante é a forma mais popular de celebrar o Natal no Japão (com 33,3% das respostas). Em seguida, aparece o frango assado, com 32% das respostas. E em terceiro, aparece o frango frito estilo japonês (o karaage), com 22,8% das respostas. Mas por que o frango tornou-se o prato típico de Natal para os japoneses?

A história começa nos anos 70. Desde o lançamento de sua primeira campanha de Natal no Japão, em 1974, a empresa americana Kentucky Fried Chicken (ou mundialmente conhecida como KFC) conseguiu transformar o frango frito de Natal em uma tradição nacional do Japão. O costume de comer frango frito na ceia de Natal (e no dia de Natal) perdura até hoje no país.

Para a KFC Japan Ltd., a véspera de Natal, 24 de dezembro, costuma ser o dia mais movimentado do ano, em todas suas filiais espalhadas pelo território japonês. Esse dia é 10 vezes mais movimentado que a média anual da Kentucky Japan. A rede de fast food começa a anunciar, e a receber os pedidos, dois meses antes do dia de Natal, de acordo com a empresa operadora no Japão.

Ao longo dos anos após o sucesso do KFC, várias outras empresas (no ramo de frango frito) surgiram no país, lucrando com a tradição japonesa de Natal. Um exemplo: a rede de lojas de conveniência Family Mart transformou seu "Famichiki" (filé de frango frito crocante) em uma sensação entre os japoneses.

No verdadeiro espírito natalino da empresa, o Family Mart aguardará até um dia, após o Natal, para aumentar os preços de alguns de seus produtos "fast food". Isso permitirá que os amantes do "Famichiki" desfrutem o frango frito "em promoção por tempo limitado", pelo preço de 198 ienes (US$ 1,50), pela última vez no dia de Natal deste ano.

Até as redes coreanas de frango frito estão em alta no Japão. A rede "bb.q Olive Chicken Cafe", marca que ganhou fama no mercado japonês depois de aparecer em várias K-dramas (novelas sul-coreanas), também oferecem pacotes especiais de frangos fritos de Natal no Japão. 

Entretanto, apesar dos japoneses comerem em abundância frango em pedaços, os pontos de venda de frango assado, por inteiro, são muito escassos no Japão. Talvez essa seja a razão de que os japoneses, apenas 7,5% dos entrevistados, planejam comer frango assado (inteiro) de Natal, da forma tradicional do Ocidente. 

A pesquisa também descobriu que 86,2% das pessoas planejam passar o Natal em suas residências. Dessa porcentagem de quem pretende ficar em casa, quase 60% das pessoas querem comprar "frango frito para viagem". Entre comidas de fast food para o Natal, o frango frito dominou a pesquisa de itens preferidos para viagem, escolhido por 81,4% dos entrevistados. Em segundo veio a pizza, com 33% dos entrevistados. Em terceiro ficou o sushi, com 31,7% dos entrevistados.

Entre os 37,9% das pessoas que disseram que preparam sua própria refeição de Natal, o frango frito ficou em terceiro lugar no cardápio dos entrevistados, com 29,4% das respostas. Em primeiro lugar ficou a salada verde, com 41,2% das respostas. Em segundo lugar ficou a salada de batata (salada com legumes e maionese no caso), com 35,2% das respostas.

Quanto à sobremesa natalina, 72,4% dos entrevistados disseram que comeriam o "bolo de Natal" do Japão. Esse bolo não é um bolo com frutas cristalizadas e passas, mas geralmente um bolo coberto de chantilly e recheado com pedaços de morango. Alguns dos entrevistados, 11,3%, pretende fazer seu próprio bolo de morango para ceia de Natal.

Finalizando a matéria, o blog Nikkey ON! deseja a todos um Feliz Natal. Que todos tenham um dia natalino muito especial! Abraços.


Fonte: Kyodo News.


Feliz Natal 2022. Blog Nikkey ON!



Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 24 de dezembro de 2022

Volte para seu próprio país.

Brasileira recorre à justiça, após a prefeitura do Japão recusar seu pedido do auxílio assistencial.


Nagoya - No dia 22 de dezembro, o jornal Mainichi entrevistou uma brasileira de 41 anos (sua identidade não foi revelada), após seu drama familiar no Japão vir à tona pela imprensa japonesa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Brasileira recorre à justiça, após a prefeitura do Japão recusar seu pedido do auxílio assistencial.
Uma nipo-brasileira sofreu muito para conseguir o auxílio assistencial da prefeitura de Anjo, província de Aichi. Durante o processo, ela obteve informações falsas e abusivas de um funcionário da repartição, tudo para que ela não pudesse ter o direito de receber o benefício. Foto: The Mainichi.

A mulher, uma brasileira descendente de japoneses, recebeu comentários abusivos e informações falsas na prefeitura da cidade de Anjo, província de Aichi, após ter seu pedido de auxílio assistencial negado por um funcionário da repartição pública.

Segundo os relatos da brasileira, ela chegou ao Japão há cerca de 10 anos atrás. Seu marido, de 42 anos, trabalhava em uma fábrica de autopeças na província de Aichi, mas ele acabou sendo demitido durante o período mais grave da pandemia da COVID-19 no Japão. 

Depois disso, o marido da brasileira arranjou um emprego de meio período para poder sobreviver. Mas, num certo dia, o homem acabou sendo preso pela polícia japonesa, por estar dirigindo um veículo sem habilitação válida no Japão e por outras acusações. Conclusão: a família da brasileira ficou sem dinheiro.

Com problemas financeiros para sustenta seus dois filhos (um menino do ensino primário e um bebê de 1 ano de idade), a brasileira visitou a prefeitura de Anjo com um colega. Ela foi ao local para solicitar a  ajuda da assistência social do município, em 1ª de novembro. 

No entanto, um funcionário do balcão de informações da prefeitura indeferiu o pedido da brasileira, dizendo falsamente: "A assistência pública não é oferecida para estrangeiros. Seu visto de entrada no país será revogado se seu marido estiver preso. Não podemos ajudá-la com nada. Você deveria voltar para seu próprio país". Aparentemente, o funcionário pediu à brasileira que ela consultasse a Agência de Serviços de Imigração do Japão e/ou um consulado brasileiro.

Só no final de novembro que a brasileira conseguiu se candidatar ao auxílio assistencial da cidade, com a ajuda de um advogado e de outro apoiadores. Entretanto, tentando complicar a situação, o funcionário da prefeitura exigiu que a mulher usasse o benefício do bem-estar social para cobrir o aluguel não pago da residência onde vive (que é uma moradia pública administrada pela prefeitura). 

Além disso, o mesmo funcionário também exigiu que a brasileira usasse parte do benefício para pagar os empréstimos especiais do governo, dados para famílias com problemas financeiros durante a pandemia da COVID-19. Ela tinha feito os empréstimos, mas ainda não tinha pago nada. Enfim, o funcionário quis colocar terror psicológico na brasileira.

De acordo com o governo do Japão, a Lei de Assistência Pública especifica que "cidadãos que vivem na pobreza no país" são elegíveis para a assistência social, também aplicando aos estrangeiros que são residentes permanentes, ou com visto de longa duração. No caso da brasileira, ela se encaixa perfeitamente nas condições do auxílio assistencial, possuindo visto e cartão de residência obrigatório para viver no Japão.

Durante todo o tempo de espera para receber o benefício da prefeitura, a brasileira criou seus dois filhos com comida e leite que ganhava através de ajudas, como doações de uma conhecida e de outras pessoas sensibilizadas com seu drama. Em lágrimas para a reportagem, ela disse: "Para alimentar meus filhos, precisei fazê-los beber leite diluído com água, sendo duas vezes mais água do que o normal. No final, a mistura era pura água. Não tive escolha. Foi a coisa mais dolorosa que eu fiz para minhas crianças".

Finalmente, no dia 22 de dezembro, a brasileira recebeu seu benefício assistencial. No mesmo dia, o supervisor responsável pelo setor da prefeitura apresentou um pedido formal de desculpas para a mulher.

Depois de todo esse inferno, ela comentou para o repórter do jornal: "Fui encurralada emocionalmente e fiquei com medo de voltar à prefeitura. Quero que os estrangeiros no Japão sejam visto como seres humanos também. Estou preocupada com outros estrangeiros que estejam enfrentando o mesmo problema. Agora, mesmo com o benefício em mãos, eu não consigo nem entrar no clima de Natal com tantos dramas que sofri".

Quando questionado sobre o assunto, o governo municipal de Anjo disse ao repórter do jornal Mainichi o seguinte: "Trata-se de informações pessoais e não podemos fornecer nenhuma resposta sobre isso".


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Otimismo na economia japonesa.

Nova perspectiva de crescimento no PIB do Japão para 2023.


Tóquio - Durante esta semana, o governo japonês revisou para cima suas perspectivas econômicas no ano fiscal de 2023. Há uma expectativa de que o novo pacote de estímulos do Japão faça a demanda doméstica consumir mais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nova perspectiva de crescimento no PIB do Japão para 2023.
Governo do Japão revisa o PIB do país para cerca de 1,5% em 2023, aumentando 0,4 ponto em relação à previsão anterior. Foto: NHK News.

Agora, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão está projetado para crescer cerca de 1,5% (em termos reais), a partir de abril de 2023. Isso representa um aumento de 0,4 ponto em relação à previsão anterior, divulgada em julho deste ano.

Há esperanças de que o consumo privado cresça 2,2% em 2023, à medida que mais empresas procurem aumentar os salários de seus empregados.

As autoridades japonesas projetam um aumento de 5% nos gastos de capital. Recentemente, o governo aprovou um pacote de estímulos de 270 bilhões de dólares, para lidar com o aumento de preços no Japão. Espera-se que o estímulo na economia incentive o investimento privado.

Para o atual ano fiscal de 2022, o governo japonês rebaixou sua previsão do PIB, prevendo um crescimento de aproximadamente 1,7% (0,3 ponto abaixo da projeção anterior). O rebaixamento da previsão é devido ao impacto do aumento de preços de energias (como combustíveis fósseis e eletricidade) e alimentos durante este ano.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Renascimento do turismo.

Número de turistas estrangeiros no Japão quase dobra em novembro, comparando com os dados do mês anterior.


Tóquio - Segundo a Organização Nacional de Turismo no Japão, o número de visitantes estrangeiros no território japonês quase dobrou em novembro, comparado com os números do mês de outubro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de turistas estrangeiros no Japão quase dobra em novembro, comparando com os dados do mês anterior.
Cerca de 934.500 turistas estrangeiros visitaram o Japão no mês de novembro, o dobro se comparado com os números do mês passado. Foto: NHK News.

Devido a uma maior flexibilização nos controles anti-coronavírus das fronteiras japonesas, o aumento de turistas foi estimado em cerca de 934.500 pessoas, só no mês passado.

De acordo com as informações, o número de turistas vindos da Coréia do Sul correspondeu a 315.400 pessoas. Os sul-coreanos ficaram em primeiro lugar na lista de estrangeiros que visitaram o Japão. Em segundo lugar ficou Taiwan, com 99.500 taiwaneses fazendo turismo no país. E em terceiro lugar ficou os Estados Unidos, com 84.300 norte-americanos visitando o território japonês.

Comparando com dados anteriores, correspondentes ao período mais grave da pandemia da COVID-19, o Japão ainda não está nem perto dos bons momentos do turismo no país. O declínio de turistas foi mais de 60%, confrontando os dados de novembro de 2022, com os dados de novembro de 2019.

Em uma reportagem da NHK no final de novembro, as pernoites de turistas estrangeiros em hotéis japoneses aumentou 7 vezes mais no mês de outubro, isso comparando com os dados de outubro de 2021. A Agência de Turismo do Japão estima que um total de 2,16 milhões pernoites foram realizados por estrangeiros em hotéis de todo país, durante o mês de outubro de 2022.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Previsão de muita neve.

Nevasca recorde atinge áreas ao longo do Mar do Japão.


Niigata - Entre domingo e segunda-feira, partes da província de Niigata, e a região sul de Tohoku, tiveram nevascas três vezes maiores que a média sazonal de dezembro. As autoridades meteorológicas preveem tempo mais instável no Japão, com neve pesada, entre quinta-feira e domingo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Nevasca recorde atinge áreas ao longo do Mar do Japão.
Forte nevasca atinge a província de Niigata, entre 18 e 19 de dezembro, provocando acumulo de neve e problemas no trânsito de algumas regiões. Autoridades alertam para mais neve na região, na próxima sexta-feira. Foto: NHK News.

A Agência Meteorológica do Japão informou que um forte padrão de pressão atmosférica, do tipo inverno, trouxe neve pesada para as regiões de Hokuriku e Tohoku, incluindo a província de Niigata também, entre os dias 18 e 19 de dezembro.

Por volta das 17 horas de terça-feira, a neve tinha atingido uma altura de 2,16 metros no vilarejo de Onkura (província de Yamagata), 1,83 metros na cidade de Uonuma (província de Niigata) e 1,79 metros em Sukayu (província de Aomori).

Os meteorologistas estão alertando os moradores, das regiões afetadas pela neve, para ficarem em alerta. Pode haver interrupções no trânsito de veículos, devido à neve e ao gelo, mesmo que o tempo ruim tenha passado. 

As pessoas também devem ficar em alerta até quarta-feira para o caso de avalanches de neve. É esperado condições mais quentes e chuvas no Japão, entre os dias 21 e 22 de dezembro. A temperatura máxima durante o dia, nas regiões de Tohoku e Hokuriku, deve atingir entre 6 e 8 graus Celsius, um clima "um pouco mais quente" do que na terça-feira.

As autoridades meteorológicas estão avisando para que as pessoas não se aproximem de locais onde avalanches de neve são prováveis. Evite montanhas com fortes nevascas, encostas íngremes com poucas árvores e lugares com rachaduras na neve acumulada.

Entre 22 e 25 de dezembro, o padrão de pressão atmosférica do tipo inverno voltará a ficar forte, provocando uma poderosa massa de ar frio sobre o país. É provável que o tempo ruim traga mais neve pesada para as regiões do Mar do Japão, atingindo do norte ao oeste do território japonês.

Para aqueles que vivem nas áreas afetadas pela neve, as autoridades do Japão estão aconselhando que a população se mantenha atualizada, com as informações meteorológicas mais recentes do dia.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Fim da Copa do Mundo no Catar.

Argentina leva a melhor e vence a França nos pênaltis.


Doha - Neste domingo, 18 de dezembro, a Argentina tornou-se a grande campeã da Copa do Mundo 2022 no Catar, ao derrotar a França na disputa dos pênaltis. Os argentinos não erguiam a taça desde a Copa do México em 1986 (36 anos atrás), quando eles foram bicampeões.

www.nikkeyon.blogspot.com
Argentina leva a melhor e vence a França nos pênaltis.
Jogadores da Argentina comemoram a conquista do tricampeonato, ao vence a França na final da Copa do Mundo 2022, no Catar. Foto: CNN Brasil.

As duas equipes se enfrentaram no estádio Lusail. De acordo com o ranking da FIFA (outubro de 2022), Argentina está em terceira posição, com 1.773,9 pontos, e a França está em quarta posição, com 1.759,8 pontos. Em primeiro da lista da FIFA está o Brasil, com 1.841,3 pontos.

No primeiro tempo da partida de domingo, Lionel Messi abriu o placar aos 23 minutos, convertendo um pênalti. Aos 36 minutos, Angel Di Maria marcou o segundo gol para a Argentina, após um cruzamento do seu compatriota Alexis Mac Allister.

No segundo tempo, Kylian Mbappé tirou o atraso e marcou o primeiro gol da França, numa cobrança de pênalti. Um minuto depois, novamente Mbappé empatou o jogo, quando ele recebeu um passe na área e chutou de primeira, no canto esquerdo do goleiro argentino Martínez.

Na prorrogação, Messi marcou um gol de perna direita, após o chute do argentino Lautaro Martinez ser desviado pelo goleiro francês.

Mas a França empatou novamente o jogo, após mais um pênalti marcado por Mbappé. Foi o oitavo gol do atacante francês no Catar, levando-o ao topo do ranking dos artilheiros da Copa do Mundo 2022.

Com o fim da prorrogação, as duas equipes terminaram empatadas em 3 a 3. O destino da final foi disputada nos pênaltis.

Mbappé e Messi foram os primeiros a chutar e a marcar gol para suas respectivas equipes. No entanto, dois jogadores franceses (Coman e Tchouaméni) não conseguiram marcar pontos, sendo um chute defendido pelo goleiro argentino e outro chute para fora do gol.

Todos os jogadores argentinos conseguiram marcar gols nas cobranças, levando a Argentina vencer a França por 4 a 2 nos pênaltis.

Este foi o terceiro título mundial da Argentina. Messi participou de sua quinta Copa do Mundo consecutiva, e talvez o Mundial do Catar será a última de sua carreira. O jogo dessa final fez de Messi o jogador com mais partidas na história da Copa, com 26 jogos. O recorde anterior, de 25 jogos, foi estabelecido pelo alemão Lothar Matthaus, em 1990.

Parabéns Argentina, pela conquista do tricampeonato! E parabéns Lionel Messi!


Fontes: NHK News / oGol / CNN Brasil / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Lutando por seus direitos.

Trabalhadores estrangeiros formam um sindicato trabalhista no Japão.


Tóquio - Estagiários técnicos e outros trabalhadores estrangeiros de meio período fundaram um sindicato trabalhista no Japão. A cerimônia de inauguração do escritório foi realizada em Tóquio neste domingo, 18 de dezembro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Trabalhadores estrangeiros formam um sindicato trabalhista no Japão.
Neste domingo, 18 de dezembro, foi inaugurado o primeiro sindicato de trabalhadores estrangeiros no Japão. Agora, espera-se que muitos problemas trabalhistas sejam resolvidos com mais agilidade para os estrangeiros. Foto: NHK News.

O sindicato, que é exclusivo para trabalhadores estrangeiros, tem cerca de 20 filiados. Muitos deles são estagiários técnicos do Vietnã e estudantes estrangeiros de meio período.

Com a formação de uma associação, espera-se que os estrangeiros consigam obter um maior poder de negociação com seus empregadores. Vários problemas (como falta de pagamento e demissões sem justa causa) estão sendo relatados, à medida que o número de trabalhadores estrangeiros aumenta no Japão.

Os estrangeiros sindicalizados estão se juntando com a Rengo Tokyo (Japanese Trade Union Confederation), que faz parte da maior organização trabalhista do Japão: a Confederação Sindical Japonesa. Com a união, pretende-se utilizar a rede e o know-how da Rengo para resolver os problemas dos estrangeiros com mais agilidade.

Por outro lado, a Rengo pretende aprofundar questões envolvendo trabalhadores estrangeiros. Segundo ela, um sindicato exclusivamente para trabalhadores estrangeiros é raro. Este é, provavelmente, o primeiro sindicato no Japão cujo os membros são predominantemente vietnamitas.

Um dos membros, um estudante vietnamita que trabalha meio período, diz que há muitos vietnamitas no Japão. Muitos compatriotas não falam japonês ou não conhecem ninguém para se informar de seus direitos. Ele quer ajudar, os que estão aqui, e informar as pessoas do Vietnã sobre a real situação do Japão.

Chiaki Saito, que conduz a Rengo Tokyo, diz que a rede de sua organização pode ajudar trabalhadores estrangeiros, resolvendo seus problemas trabalhistas.

"É importante proteger os estrangeiros que desejam trabalhar ou estudar no Japão, enquanto a população do país continua decrescendo", disse Saito.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 18 de dezembro de 2022

Incentivar a vida no interior.

Governo do Japão quer aliviar a superpopulação da área de Tóquio até 2027.


Tóquio - Até o final do ano fiscal de 2027, o Japão pretende aliviar a população de Tóquio, tentando impedir que mais pessoas venham a morar na área metropolitana da capital. O plano de revitalização regional de cinco anos foi divulgado na sexta-feira, 16 de dezembro, pelo governo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo do Japão quer aliviar a superpopulação da área de Tóquio até 2027.
Governo japonês traça um plano para aliviar a superpopulação da área de Tóquio até o ano fiscal de 2027. Foto: Shutterstock.

O rascunho da estratégia, a ser finalizado em uma reunião de gabinete no próximo dia 23, especifica medidas e metas numéricas a serem implementadas a partir do ano fiscal de 2023. O governo quer eliminar a alta concentração de pessoas vivendo em Tóquio, e também nas províncias vizinhas de Saitama, Chiba e Kanagawa.

No ano fiscal de 2021, entre abril do ano passado e março deste ano, o número de indivíduos que se mudaram para as quatro províncias, citadas no parágrafo anterior, excedeu as que saíram em cerca de 84.000 pessoas.

O plano de 5 anos inclui o uso de incentivos fiscais para que empresas se mudem para áreas regionais. Com isso, as empresas estabeleceriam escritórios satélites no interior do Japão, aumentando a oportunidade da população urbana contribuir com as comunidades locais. Isso também contribuiria para o melhor fluxo populacional no país.

Muitas dessas medidas já existem e, provavelmente, precisarão ser reforçadas nos próximos cinco anos. Para isso, o governo precisaria de mais força para atingir sua meta.

Uma estratégia de revitalização de dezembro de 2014, definida pela administração do falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, visava eliminar o influxo líquido da população em Tóquio até o final de 2020.

Com as dificuldades em atingir a meta até 2020, houve o adiantamento da data-alvo para o ano fiscal de 2024. Mas, faltando apenas dois anos para que algum resultado apareça, um outro adiantamento foi definido, prorrogando a meta para o ano fiscal de 2027.

O projeto do primeiro-ministro, Fumio Kishida, descreve medidas e metas por setores, incluindo formas de atrair gerações mais jovens para o interior. Isso melhoraria o ambiente para casamentos e nascimentos de novas gerações em áreas regionais.

Para criar mais oportunidades de emprego fora das áreas urbanas, o governo trabalhará para revitalizar a indústria do turismo, agricultura e pesca em territórios pouco povoados. O governo quer também apoiar o empreendedorismo nas regiões interioranas do Japão.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 17 de dezembro de 2022

Mudanças para fortalecer a defesa do país.

Gabinete do Japão aprova documentos importantes para a defesa nacional.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 16 de dezembro, o Gabinete do Japão alcançou um marco importante para a renovação de sua estratégia de defesa nacional. Três documentos-chaves foram aprovados, com a intenção de fazer a nação japonesa ser capaz de se defender em caso de ataque ou guerra.

www.nikkeyon.blogspot.com
Gabinete do Japão aprova documentos importantes para a defesa nacional.
Nesta sexta-feira, 16 de dezembro, o primeiro-ministro Fumio Kishida anunciou mudanças nas estratégias de defesa do Japão, aumentando a capacidade do país em defender seu território de um ataque inimigo. Foto: NHK News.

Os documentos aprovados abrangem medidas defensivas e estratégias de segurança mais amplas para o país.

Os dois primeiros documentos, da Estratégia de Segurança Nacional e da Estratégia de Defesa Nacional, delineiam uma nova política, dando ao Japão a capacidade de contra-ataque (em caso de um outro país atacar militarmente o território japonês). Entretanto, esse contra-ataque é apenas em circunstâncias específicas.

Os contra-ataques seriam limitados à autodefesa, nunca sendo apenas de caráter preventivo. A defesa militar japonesa direcionaria só contra os alvos militares do inimigo, usando a força necessária, ao mínimo, para neutralizar a ameaça.

Com a revisão, a Estratégia de Segurança Nacional adicionou a Rússia, como ameaça potencial, mais a Coréia do Norte e a China. Segundo os legisladores que fizeram a alteração, eles disseram que "Pequim é o maior desafio estratégico", ecoando a mesma frase dos Estados Unidos.

O terceiro documento substitui o atual programa de fortalecimento da defesa em médio prazo. O novo documento especifica um plano de 10 anos para o Japão atingir seus objetivos de defesa. 

Segundo o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, o governo planeja gastar cerca de 315 bilhões de dólares em defesa do Japão, nos próximos cinco anos.

O plano é aumentar os gastos com defesa nacional para 2% do PIB do Japão, até o ano fiscal de 2027.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Balança comercial deficitária.

Japão registra déficit comercial pelo 16ª mês consecutivo.


Tóquio - O Ministério das Finanças do Japão informou, esta semana, que o déficit comercial do país elevou-se vertiginosamente, registrando o valor negativo de 2 trilhões de ienes (cerca de US$ 15 bilhões) em novembro. Esse é o maior déficit da balança comercial, em termos de ienes, já registrado em um mês.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão registra déficit comercial pelo 16ª mês consecutivo.
O Japão registra déficit em sua balança comercial pelo 16ª mês consecutivo. No total parcial do ano, o valor gasto nas importações atingiu a marca de 10,9 trilhões de ienes. Os maiores responsáveis pelo resultado negativo são a importação de combustíveis e o enfraquecimento do iene, frente ao dólar americano. Foto: NHK News.

O país está registrando déficit comercial por 16 meses seguidos. Comparando com o mês de novembro de 2021, o atual valor do déficit do Japão mais que dobrou. No total parcial deste ano, as importações subiram mais de 30% em relação ao ano anterior, chegando ao montante de 10,9 trilhões de ienes (cerca de US$ 80 bilhões).

No caso das exportações, o Japão registrou um aumento de 20% em relação ao ano anterior, alcançando a marca de 8,8 trilhões de ienes (cerca de US$ 65 bilhões). 

Os principais culpados, pela balança comercial negativa, foram a alta dos preços de energias (como combustíveis, gás, carvão, ...) e o enfraquecimento da moeda japonesa (o iene), em relação ao dólar americano.

Desde o ano passado que os custos do carvão mais que dobraram de valor. O preço do petróleo bruto aumentou 70%. No caso do gás natural liquefeito, seu valor de compra subiu quase 52%.

As exportações do Japão para os Estados Unidos aumentaram quase 33%. Os principais responsáveis pelo aumento, do superávit, foram as exportações de veículos e de máquinas pesadas (como construção e mineração) para o mercado americano. Também contribuiu para o superávit, as exportações de semicondutores, e de outros componentes eletrônicos para os países da Ásia.

Além disso, muitos outros fatos internacionais contribuem para que o Japão não consiga exportar mais: guerra na Ucrânia, sanções econômicas contra a Rússia, restrições da política "zero-COVID" na China, bancos centrais dos Estados Unidos e Europa tentando controlar a inflação com o aumento de suas taxas de juros. 

Internamente, na segunda metade deste ano, o Japão voltou a reabrir suas fronteiras para a entrada de turistas estrangeiros, estes com sede de consumo por serviços e produtos japoneses. Gradualmente, o turismo está começando a reaquecer a economia do país, que ficou seriamente prejudicada com as restrições do governo para o controle da COVID-19.

O déficit comercial total do Japão, entre os meses de janeiro e novembro deste ano, já supera o déficit recorde estabelecido em 2014.


Fontes: NHK News / The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Tem que refletir sobre suas ações.

Homem é condenado pela justiça japonesa, por não usar máscara facial em um voo.


Osaka - Nesta quarta-feira, 14 de dezembro, um tribunal de justiça condenou um japonês que se recusou a usar uma máscara facial a bordo de um voo comercial no Japão, incidente ocorrido há dois anos atrás. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Homem é condenado pela justiça japonesa, por não usar máscara facial em um voo.
Junya Okuno, condenado à pena suspensa por não usar máscara facial e armar uma confusão em um voo comercial da Peach Aviation, fala com os repórteres, após sair do Tribunal Distrital de Osaka. Foto: Kyodo News.

O culpado recebeu uma pena de dois anos de prisão, mas suspensa por 4 anos (ele não vai ser realmente preso, mas precisará ter bom comportamento durante o período da pena suspensa).

O Tribunal Distrital de Osaka considerou Junya Okuno, 36 anos, culpado por obstruir as operações de um avião da Peach Aviation. O incidente ocorreu em setembro de 2020, em um voo entre Hokkaido e Osaka. Durante a viagem, o homem teria gritado com os comissários de bordo e torcido o braço de um deles.

Okuno, um ex-funcionário da Meiji Gakuin University, ficou furioso dentro do avião, após a comissária de bordo tentar convencê-lo a usar a máscara facial durante a viagem. Com a recusa e o descontrole emocional do passageiro, o avião precisou ser desviado da rota normal e pousou em um outro aeroporto, para que o homem fosse retirado do voo.

O avião da Peach chegou ao destino final, no aeroporto internacional de Kansai, com duas horas e quinze minutos de atraso.

No Japão, as companhias aéreas têm pedido aos passageiros que continuem usando as máscaras faciais a bordo dos aviões, como medida preventiva contra a COVID-19. 

Os promotores de justiça exigiram quatro anos de prisão para Okuno, por obstrução de negócios, infligir danos corporais e outras acusações.

Durante o julgamento, o réu se declarou inocente o tempo todo. Ele alegou que era difícil usar máscara facial no voo porque sofre de asma. Ele também observou que cada indivíduo tem o direito de decidir se deve, ou não, usar a máscara.

"É um crime causado por suas crenças adeptas. As atitudes de Okuno mostram que ele refletiu pouco por suas ações", disse o juiz do caso, Jun Oyori.

O advogado de defesa argumentou com o júri que Okuno era inocente, dizendo que sua ação não obstruía a segurança do voo.

Após o julgamento, Okuno, que estava no tribunal sem a máscara facial, aproximou-se do juiz e gritou com a autoridade: "Isso é como uma caça às bruxas na Idade Média. Sou inocente e esta é uma acusação falsa".

Essa não é a primeira vez que Okuno se mete em encrencas. Em abril de 2021, ele armou uma confusão por não usar a máscara facial (não aprende!) em um restaurante buffet na cidade de Tateyama, província de Chiba. Okuno acabou sendo preso nessa ocasião, por ter dado um tapa na cara do policial que atendia o caso.


Fontes: Kyodo News / NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.