terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Fim da Copa do Mundo no Catar.

Argentina leva a melhor e vence a França nos pênaltis.


Doha - Neste domingo, 18 de dezembro, a Argentina tornou-se a grande campeã da Copa do Mundo 2022 no Catar, ao derrotar a França na disputa dos pênaltis. Os argentinos não erguiam a taça desde a Copa do México em 1986 (36 anos atrás), quando eles foram bicampeões.

www.nikkeyon.blogspot.com
Argentina leva a melhor e vence a França nos pênaltis.
Jogadores da Argentina comemoram a conquista do tricampeonato, ao vence a França na final da Copa do Mundo 2022, no Catar. Foto: CNN Brasil.

As duas equipes se enfrentaram no estádio Lusail. De acordo com o ranking da FIFA (outubro de 2022), Argentina está em terceira posição, com 1.773,9 pontos, e a França está em quarta posição, com 1.759,8 pontos. Em primeiro da lista da FIFA está o Brasil, com 1.841,3 pontos.

No primeiro tempo da partida de domingo, Lionel Messi abriu o placar aos 23 minutos, convertendo um pênalti. Aos 36 minutos, Angel Di Maria marcou o segundo gol para a Argentina, após um cruzamento do seu compatriota Alexis Mac Allister.

No segundo tempo, Kylian Mbappé tirou o atraso e marcou o primeiro gol da França, numa cobrança de pênalti. Um minuto depois, novamente Mbappé empatou o jogo, quando ele recebeu um passe na área e chutou de primeira, no canto esquerdo do goleiro argentino Martínez.

Na prorrogação, Messi marcou um gol de perna direita, após o chute do argentino Lautaro Martinez ser desviado pelo goleiro francês.

Mas a França empatou novamente o jogo, após mais um pênalti marcado por Mbappé. Foi o oitavo gol do atacante francês no Catar, levando-o ao topo do ranking dos artilheiros da Copa do Mundo 2022.

Com o fim da prorrogação, as duas equipes terminaram empatadas em 3 a 3. O destino da final foi disputada nos pênaltis.

Mbappé e Messi foram os primeiros a chutar e a marcar gol para suas respectivas equipes. No entanto, dois jogadores franceses (Coman e Tchouaméni) não conseguiram marcar pontos, sendo um chute defendido pelo goleiro argentino e outro chute para fora do gol.

Todos os jogadores argentinos conseguiram marcar gols nas cobranças, levando a Argentina vencer a França por 4 a 2 nos pênaltis.

Este foi o terceiro título mundial da Argentina. Messi participou de sua quinta Copa do Mundo consecutiva, e talvez o Mundial do Catar será a última de sua carreira. O jogo dessa final fez de Messi o jogador com mais partidas na história da Copa, com 26 jogos. O recorde anterior, de 25 jogos, foi estabelecido pelo alemão Lothar Matthaus, em 1990.

Parabéns Argentina, pela conquista do tricampeonato! E parabéns Lionel Messi!


Fontes: NHK News / oGol / CNN Brasil / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário