Rede de lojas de conveniência passará a dar descontos em alimentos que irão expirar a data de validade.
Tóquio - Nesta semana, uma das maiores lojas de conveniência do Japão, a Lawson Inc., decidiu criar um programa experimental para reduzir o desperdício de alimentos em suas filiais.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A rede Lawson iniciou um novo programa de venda de produtos perecíveis que estão prestes a expirar a data de validade. O programa visa reduzir o desperdício de alimentos no Japão. Foto: NHK News. |
Primeiramente, a empresa Lawson está criando o programa em uma única loja do Japão, localizada em Minato Ward, Tóquio. O trabalho é feito em cooperação com uma outra loja que vende produtos frescos (não foi mencionado o nome dessa empresa na reportagem da NHK), por meio de um aplicativo para smartphones. No aplicativo, é possível encontrar até 10 itens de sobremesas da Lawson, que estão prestes a expirar o prazo de consumo.
No atual sistema da Lawson, os alimentos perecíveis são descartados após a meia-noite, quando a data de validade do produto expira nas primeiras horas do dia seguinte. No novo programa da empresa, todos os produtos perecíveis, que serão descartados depois da meia-noite, terão que ser cadastrados antecipadamente por um funcionário da Lawson, dentro do aplicativo para smartphones.
O cliente que acessar o aplicativo e se interessar por qualquer produto cadastrado, terá que encomendá-lo pelo smartphone até as 23h00. Depois disso, o cliente vai pessoalmente até a determinada filial da Lawson para retirar sua encomenda.
Os alimentos a serem descartados podem ter mais de 40% de desconto pelo aplicativo. Os prazos de validade de cada produto são estabelecidos de acordo com os padrões da Lawson Inc.
É a primeira vez que uma empresa do Japão tenta vender produtos que estão passando do prazo de validade. A empresa Lawson planeja continuar o teste do programa até o final de janeiro de 2023.
Segundo um funcionário da Lawson, a empresa espera melhorar cada vez mais o trabalho com seus clientes, criando formas para reduzir o desperdício de alimentos.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário