domingo, 25 de dezembro de 2022

A tradição japonesa de Natal.

Pesquisa mostra que o frango frito continua sendo a principal refeição de Natal no Japão.


Tóquio - Em uma recente pesquisa online, mais de 80% dos entrevistados disseram que planejam comemorar o Natal comendo frango. O resultado mostrou também que a maioria das pessoas preferem comprar "o frango para viagem", invés de passar horas cozinhando pratos natalinos em casa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa mostra que o frango frito continua sendo a principal refeição de Natal no Japão.
Pesquisa japonesa mostra que a maioria dos japoneses planejam comemorar o Natal comendo frango frito. Esse hábito tornou-se uma tradição natalina no Japão. Foto: Getty Images.

A pesquisa realizada pela Locoguide Inc., uma operadora japonesa de site de informações de compras, coletou respostas de 2.628 usuários em seu site Tokubai, entre so dias 25 e 30 de novembro. 

Através dos dados coletados, descobriu-se que comer frango frito crocante é a forma mais popular de celebrar o Natal no Japão (com 33,3% das respostas). Em seguida, aparece o frango assado, com 32% das respostas. E em terceiro, aparece o frango frito estilo japonês (o karaage), com 22,8% das respostas. Mas por que o frango tornou-se o prato típico de Natal para os japoneses?

A história começa nos anos 70. Desde o lançamento de sua primeira campanha de Natal no Japão, em 1974, a empresa americana Kentucky Fried Chicken (ou mundialmente conhecida como KFC) conseguiu transformar o frango frito de Natal em uma tradição nacional do Japão. O costume de comer frango frito na ceia de Natal (e no dia de Natal) perdura até hoje no país.

Para a KFC Japan Ltd., a véspera de Natal, 24 de dezembro, costuma ser o dia mais movimentado do ano, em todas suas filiais espalhadas pelo território japonês. Esse dia é 10 vezes mais movimentado que a média anual da Kentucky Japan. A rede de fast food começa a anunciar, e a receber os pedidos, dois meses antes do dia de Natal, de acordo com a empresa operadora no Japão.

Ao longo dos anos após o sucesso do KFC, várias outras empresas (no ramo de frango frito) surgiram no país, lucrando com a tradição japonesa de Natal. Um exemplo: a rede de lojas de conveniência Family Mart transformou seu "Famichiki" (filé de frango frito crocante) em uma sensação entre os japoneses.

No verdadeiro espírito natalino da empresa, o Family Mart aguardará até um dia, após o Natal, para aumentar os preços de alguns de seus produtos "fast food". Isso permitirá que os amantes do "Famichiki" desfrutem o frango frito "em promoção por tempo limitado", pelo preço de 198 ienes (US$ 1,50), pela última vez no dia de Natal deste ano.

Até as redes coreanas de frango frito estão em alta no Japão. A rede "bb.q Olive Chicken Cafe", marca que ganhou fama no mercado japonês depois de aparecer em várias K-dramas (novelas sul-coreanas), também oferecem pacotes especiais de frangos fritos de Natal no Japão. 

Entretanto, apesar dos japoneses comerem em abundância frango em pedaços, os pontos de venda de frango assado, por inteiro, são muito escassos no Japão. Talvez essa seja a razão de que os japoneses, apenas 7,5% dos entrevistados, planejam comer frango assado (inteiro) de Natal, da forma tradicional do Ocidente. 

A pesquisa também descobriu que 86,2% das pessoas planejam passar o Natal em suas residências. Dessa porcentagem de quem pretende ficar em casa, quase 60% das pessoas querem comprar "frango frito para viagem". Entre comidas de fast food para o Natal, o frango frito dominou a pesquisa de itens preferidos para viagem, escolhido por 81,4% dos entrevistados. Em segundo veio a pizza, com 33% dos entrevistados. Em terceiro ficou o sushi, com 31,7% dos entrevistados.

Entre os 37,9% das pessoas que disseram que preparam sua própria refeição de Natal, o frango frito ficou em terceiro lugar no cardápio dos entrevistados, com 29,4% das respostas. Em primeiro lugar ficou a salada verde, com 41,2% das respostas. Em segundo lugar ficou a salada de batata (salada com legumes e maionese no caso), com 35,2% das respostas.

Quanto à sobremesa natalina, 72,4% dos entrevistados disseram que comeriam o "bolo de Natal" do Japão. Esse bolo não é um bolo com frutas cristalizadas e passas, mas geralmente um bolo coberto de chantilly e recheado com pedaços de morango. Alguns dos entrevistados, 11,3%, pretende fazer seu próprio bolo de morango para ceia de Natal.

Finalizando a matéria, o blog Nikkey ON! deseja a todos um Feliz Natal. Que todos tenham um dia natalino muito especial! Abraços.


Fonte: Kyodo News.


Feliz Natal 2022. Blog Nikkey ON!



Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário