Governo do Japão quer aliviar a superpopulação da área de Tóquio até 2027.
Tóquio - Até o final do ano fiscal de 2027, o Japão pretende aliviar a população de Tóquio, tentando impedir que mais pessoas venham a morar na área metropolitana da capital. O plano de revitalização regional de cinco anos foi divulgado na sexta-feira, 16 de dezembro, pelo governo.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Governo japonês traça um plano para aliviar a superpopulação da área de Tóquio até o ano fiscal de 2027. Foto: Shutterstock. |
O rascunho da estratégia, a ser finalizado em uma reunião de gabinete no próximo dia 23, especifica medidas e metas numéricas a serem implementadas a partir do ano fiscal de 2023. O governo quer eliminar a alta concentração de pessoas vivendo em Tóquio, e também nas províncias vizinhas de Saitama, Chiba e Kanagawa.
No ano fiscal de 2021, entre abril do ano passado e março deste ano, o número de indivíduos que se mudaram para as quatro províncias, citadas no parágrafo anterior, excedeu as que saíram em cerca de 84.000 pessoas.
O plano de 5 anos inclui o uso de incentivos fiscais para que empresas se mudem para áreas regionais. Com isso, as empresas estabeleceriam escritórios satélites no interior do Japão, aumentando a oportunidade da população urbana contribuir com as comunidades locais. Isso também contribuiria para o melhor fluxo populacional no país.
Muitas dessas medidas já existem e, provavelmente, precisarão ser reforçadas nos próximos cinco anos. Para isso, o governo precisaria de mais força para atingir sua meta.
Uma estratégia de revitalização de dezembro de 2014, definida pela administração do falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, visava eliminar o influxo líquido da população em Tóquio até o final de 2020.
Com as dificuldades em atingir a meta até 2020, houve o adiantamento da data-alvo para o ano fiscal de 2024. Mas, faltando apenas dois anos para que algum resultado apareça, um outro adiantamento foi definido, prorrogando a meta para o ano fiscal de 2027.
O projeto do primeiro-ministro, Fumio Kishida, descreve medidas e metas por setores, incluindo formas de atrair gerações mais jovens para o interior. Isso melhoraria o ambiente para casamentos e nascimentos de novas gerações em áreas regionais.
Para criar mais oportunidades de emprego fora das áreas urbanas, o governo trabalhará para revitalizar a indústria do turismo, agricultura e pesca em territórios pouco povoados. O governo quer também apoiar o empreendedorismo nas regiões interioranas do Japão.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário