sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Deu a largada para o feriado prolongado.

Sem restrições ao coronavírus, muita gente decide viajar durante o "oshogatsu" no Japão.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, muitas pessoas lotaram estações ferroviárias, aeroportos e estradas para as viagens do feriado prolongado de ano novo no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Sem restrições ao coronavírus, muita gente decide viajar durante o "oshogatsu" no Japão.
Nesta quinta-feira, muitas pessoas lotaram estações ferroviárias, aeroportos e estradas para as viagens de fim de ano no Japão. Sem as restrições de controle do coronavírus este ano, os japoneses estão aproveitando para sair de casa e viajar pelo país. Foto: NHK News.

Com o fim dos trabalhos em grande parte das empresas japonesas, encerrado entre quarta e quinta-feira, muitas pessoas prepararam suas malas e seguiram viagem, antes da chegada do último dia do ano. Este ano, não há restrições do governo japonês para o combate da COVID-19,  após três anos de pandemia e muitas limitações de locomoção pelo país.

As empresas ferroviárias do Japão informaram que os trens-balas (shinkansen), com saída da estação de Tóquio, estavam com todos assentos (ou quase todos) lotados.

Assentos não reservados de alguns trens-balas super expressos (o Nozomi da linha Tokaido Shinkansen) receberam até 50% de passageiros a mais do que a capacidade limite. O excesso de pessoas sem reservas de assentos provocou espera, para que todos passageiros pudessem ter passagens e seguir viagem no mesmo dia.

Na linha Tohoku e Hokuriku Shinkansen, os assentos não reservados de alguns trens-balas estavam quase totalmente ocupados.

Já os assentos reservados de alguns trens-balas da linha Tokaido Shinkansen, com destino ao oeste do país, foram todos ocupados na manhã desta quinta-feira. Alguns assentos livres poderiam ter surgidos no período da tarde desta quinta, em caso de cancelamentos.

A All Nippon Airways (ANA) e a Japan Airlines (JAL), duas das principais empresas aéreas do Japão, informaram que os voos domésticos saindo de Osaka, e de Haneda (em Tóquio), estavam lotados, ou quase lotados, a partir dos respectivos aeroportos nesta quinta-feira.

As principais companhias aéreas disseram, na semana passada, que mais de 2,7 milhões de pessoas reservaram passagens aéreas (tanto nacionais como internacionais) nos nove dias de feriado prolongado no Japão, que vai até o dia 5 de janeiro de 2023.

Em relação aos viajantes com seus automóveis, muitas autoestradas japonesas começaram a ter problemas com engarramentos. O Centro de Informações de Tráfego Rodoviário do Japão informou, na manhã de quinta-feira, que algumas partes da expresso Tomei, e de outras estradas expressas, tinham congestionamentos de veículos por mais de 10 quilômetros de extensão.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário