Bom desempenho do Samurai Blue, na Copa do Catar, poderá gerar bilhões de ienes na economia do Japão.
Tóquio - De acordo com uma estimativa recente de um instituto de pesquisa, o bom desempenho do Japão na Copa do Mundo no Catar poderá movimentar até 16,3 bilhões de ienes na economia japonesa (cerca de US$ 120 milhões).
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Com a vitória do país contra a Alemanha (quatro vezes campeã da Copa) e da Espanha (uma vez campeã da Copa) no Grupo E, houve um interesse renovado da sociedade japonesa em relação ao futebol.
Entretanto, a estimativa da Dai-ichi Life Research Institute, levando em consideração aos impactos da pandemia da COVID-19 no Japão, fica aquém dos 21,5 bilhões de ienes previstos na economia japonesa em 2018, durante a Copa do Mundo na Rússia.
As esperanças da seleção japonesa de futebol, em chegar às quartas de final pela primeira vez, foram esmagadas depois que o time perdeu para a Croácia, na última segunda-feira. Se o Japão tivesse ganho as oitavas de final da Copa, a economia japonesa poderia ter muito mais dinheiro gerado com negócios relacionados ao futebol.
"A popularidade do futebol estava diminuindo no Japão, antes da Copa 2022 começar. No entanto, com o avanço surpreendente do Samurai Blue nas primeiras partidas da Copa, o interesse das pessoas por esse esporte está, provavelmente, sendo renovado", disse Toshihiro Nagahama, economista-chefe do instituto Think Tank.
Nagahama prevê que as vendas relacionadas ao futebol, como o comércio de roupas esportivas de grandes times e as assinaturas de canais esportivos com transmissões de jogos, poderão gerar até 11,1 bilhões de ienes na economia japonesa. Em relação à Copa do Mundo de 2018, foi estimado, naquela época, até 14,3 bilhões de ienes girando na economia do Japão.
No caso de vendas de alimentos e bebidas relacionados com o futebol, incluindo bares esportivos e serviços de entrega de comida, há uma estimativa de até 5,2 bilhões de ienes gerados na economia japonesa. Em 2018, foi estimado a geração de até 7,2 bilhões de ienes na economia.
"Embora se espere que a pandemia do coronavírus continue atrapalhando o cotidiano das pessoas (por exemplo: menos gente viajando para assistir às partidas de futebol nos estádios por causa da COVID-19), ainda assim é esperado que mais torcedores utilizem mídias pagas para ver os jogos de futebol em casa. E, com isso, os serviços de entrega de comida ao domicílio também irão aumentar, mantendo a economia japonesa aquecida", afirmou Nagahama.
Fonte: Kyodo News.
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